terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Cromossomas Y dos chimpanzés e dos humanos são muito divergentes na estrutura e no conteúdo genético

10 NAT Chimpanzee and Human Y Chromosomes.. Divergent.

O cromossoma Y humano começou a evoluir de um autossoma há centenas de milhões de anos atrás, adquirindo a função de determinação sexual e submetido a uma série de inversões que suprimiu o crossing-over com o cromossoma X.

Pouco se sabe sobre a evolução recente do cromossoma Y, porque só o cromossoma Y humano foi completamente sequenciado. As teorias mais prevalecentes sustentam que os cromossomas Y evoluiram pela perda do gene, a um ritmo muito rápido, acabou levando a uma escassez de genes, e à estase.

Estas teorias têm sido reforçadas por dados da sequência parcial de cromossomas Y mais recentes, mas eles não foram testados em cromossomas mais antigos , altamente evoluídos como o dos seres humanos.

Aqui nós terminamos a sequenciação da região específica do cromossoma Y (MSY) no nosso parente vivo mais próximo, o chimpanzé, alcançando níveis de precisão e conclusão semelhantes ao MSY humano. Ao comparar os MSY das duas espécies mostram que eles diferem radicalmente na estrutura e conteúdo de sequência de genes, indicando rápida evolução durante os últimos 6 milhões de anos.
O MSY chimpanzé contém o dobro de palíndromas que o MSY humano, ainda que tenha perdido grandes fracções de genes codificantes de proteína e famílias de genes presentes no último ancestral comum.






Sem comentários: