domingo, 17 de setembro de 2023

Elon Musk- o Imperador do séc. XXI


Musk é um perigo para o mundo… Vale a pena ler.
A questão foi colocada por Elon Musk a Walter Isaacson, cuja biografia de Musk deverá ser publicada na próxima semana. Refere-se à Ucrânia e às questões sobre se Musk ordenou o encerramento do seu sistema de Internet Starlink para evitar que fosse usado num ataque potencialmente humilhante à frota russa do Mar Negro pelas forças ucranianas. Musk nega ter feito isso.
É Musk quem possui o Twitter/X, e em breve será, sem dúvida, uma força na IA, e quem usará todo o seu poder para garantir que a estrutura ética que as mídias sociais e a IA habitam não será “wake” – ou seja, desperta para justiça racial e social, e ficará bem, algo bem menos humano, agradável e seguro. 
 Artigo [Independent]
Outras corporações: Boring Company e Neuralink

Elon Musk - o eugénico sucessor de Hitler

A Eugenia foi uma corrente científico-filosófica inventada por Francis Galton em 1883, inspirada na Teoria da Evolução de Charles Darwin. Basicamente, admitia que havia raças superiores e que era possível fazer o melhoramento genético humano de forma artificial tal como se faz com os cães. Hitler levou esse pensamento à arte pérfida do extermínio humano de judeus, ciganos e outros grupos étnicos que não encaixassem na sua ideia da raça superior ariana, à qual ele próprio dificilmente pertenceria segundo os seus padrões de selecção. Mas a eugenia não foi inventada por Galton, na verdade é praticada desde tempos imemoriais mas teve o seu apogeu com a expansão marítima europeia, Portugal incluído, em que as "raças inferiores" que os europeus iam encontrando pelo mundo eram escravizadas ou chacinadas como simples animais inumanos. Claro que Darwin não advogava essa atitude e tratou-se de um aproveitamento do seu pensamento sobre a evolução das espécies.
Passado todo este tempo, eis que o homem mais rico do mundo, reconhecido misógino e pessoa sem escrúpulos, vem agora advogar que os mais inteligentes tenham mais filhos como ele, que já tem 11 mas que para ele são só números e alguns até o rejeitam como pai. Se houvesse eugenia para os pais, era capá-lo e coser-lhe a boca!
Artigo [Público]

Sem comentários: