sábado, 30 de setembro de 2023

Música do BioTerra: Joy Wellboy - Lay Down Your Blade

Baixar as espadas. Abolir e denunciar o discurso de ódio. A vida é urgente, bela e vai num ápice. Paz entre todos os seres vivos.
Um tema sublime.


Believe me when I pray
To keep us far away from harm’s way
You know my devil is afraid
I know your devil is afraid

You say you don’t need to be
A gentleman to me
First you’re sick and then you fade
First you’re sick and then you fade

Lay down your blade
I will lay down my blade
Lay down your blade
I will lay down my blade

Believe me when I say
We shouldn’t go back to the same place
Kids are blue and sky is grey
Kids are blue and sky is grey

Forever and a day
There’s not a place on earth I would stay
And that’s the reason why I stray
That is the reason why I stray

Quem beneficia com o crescimento económico?

Minha arte digital

A preocupação com o crescimento económico é o argumento clássico dos governos para sustentar o sucesso da sua prestação política. Não é por acaso que a Europa deprime quando a Alemanha antecipa a estagnação da sua economia e o governo alemão elege o crescimento como prioridade, que a Índia reclama ser o país cuja economia está em maior crescimento, ou que a China manifesta preocupação com o cumprimento dos objetivos de crescimento que anunciou para este ano. 
O crescimento económico apresenta-se como a agenda fundamental para o desenvolvimento de um país. Desde logo, porque gera emprego, aumenta o rendimento disponível das pessoas e, portanto, melhora o padrão de vida da população, permitindo um melhor acesso a bens e serviços. Quando a economia cresce, há mais oportunidades de emprego, o que contribui para a redução da pobreza e da desigualdade, e há Investimento em infraestruturas e serviços públicos (saúde, educação e outros serviços públicos essenciais). Por outro lado, as economias em crescimento tendem a incentivar a inovação e a investigação e desenvolvimento, o que impulsiona o progresso tecnológico e a competitividade global. O crescimento económico pode ainda financiar programas sociais, melhorando o bem-estar da população.
Não sendo economista, a tendência natural é para alinhar numa leitura acrítica dos números e confiar na narrativa de crescimento, mas é absurdo este desígnio de um crescimento inesgotável, sem respeito pelas fronteiras planetárias e sem um propósito vertido em agendas políticas concretas: Quem beneficia deste crescimento económico? O crescimento deve ser acompanhado por políticas que garantam a sua sustentabilidade a longo prazo e, por si só, não garante a igualdade social; são necessárias políticas públicas adequadas para distribuir os benefícios do crescimento de maneira justa e equitativa. Para alcançar um desenvolvimento inclusivo, importa reconhecer que os trabalhadores criam o valor e os seus interesses devem ter um papel mais importante no debate sobre a distribuição do rendimento e da riqueza.
A economia não crescerá autonomamente numa direção socialmente desejável. Temos de desenhar novos caminhos para alcançar um crescimento que seja não só inteligente, mas também ecológico e inclusivo. Os governos precisam de vias de política económica com objetivos claros, baseadas no que é mais importante para os seus cidadãos e para a missão, e o apoio público às empresas deve ser condicionado à realização de investimentos que promovam o caminho para uma economia real mais verde e inclusiva.
Como afirma a economista Mariana Mazzucato, a questão que se deve colocar não é quanto crescimento podemos alcançar, mas de que tipo. Para alcançar uma maior produção económica simultaneamente inclusiva e sustentável, os governos terão de reorientar as organizações públicas em torno de missões ambiciosas. “Em vez de ficarmos obcecados com metas de crescimento estreitas, podemos estar à altura dos grandes desafios do século XXI e confiar que a economia cresce na direção certa”.
Cada vez mais pessoas questionam o atual modelo de sociedade, as relações interpessoais, as condições de trabalho, a relação com o planeta, o compromisso ambiental, e exigem novas abordagens à governação. Naturalmente, todos desejamos uma vida confortável, e o dinheiro pode certamente facilitar. No entanto, uma vez satisfeitas as nossas necessidades fundamentais, que razão existe para a busca incessante de lucros cada vez maiores ou de crescimento económico, mesmo que isso se faça à custa do bem-estar humano e comprometendo o próprio futuro?
Em tempos de crise climática e ambiental, torna-se imperativo que uma economia impulsionada pelo consumo excessivo diminua para que a humanidade possa não só suportar, mas também florescer.
Helena Freitas, Diário de Coimbra 26.09.2023

sexta-feira, 29 de setembro de 2023

Da sensibilidade

Minha arte digital

"O essencial é sentir directa e simplesmente. Eu sinto directa e simplesmente. Sinto o complexo, o anormal e o artificial? É o meu modo de sentir. Logo que eu os sinta espontaneamente, estou no meu lugar, no lugar que a Natureza, criando-me assim, me impôs. Cumpro o meu dever." ~ Álvaro de Campos

Remédios, a bela


Remédios, a bela
Remédios, a bela, ficou vagando no deserto da solidão, sem cruzes de costas, amadurecendo nos seus sonhos sem pesadelos, em seus intermináveis ​​banhos, nas suas refeições sem horários, nos seus silêncios profundos e prolongados sem memórias, até uma tarde de Março, quando Fernanda quis dobrar os seus lençóis de barbante no jardim e pediu às mulheres da casa. Mal haviam começado quando Amaranta notou que Remédios a bela, era transparente com uma palidez intensa.
-Você se sente mal? - perguntou.
Remédios, a bela, que segurava a outra ponta do lençol, deu um sorriso suave.
-Pelo contrário, disse ela, nunca me senti melhor.
Terminou de dizer isso, quando Fernanda sentiu  um delicado vento de luz lhe arrancava os lençóis das suas mãos e espalhava-os em toda a sua extensão. Amaranta sentiu um tremor misterioso renda das saias e tentou segurar o lençol para não cair. No momento em que Remédios, a bela, estava começando a surgir, Úrsula, agora quase cega, foi a única que teve serenidade de identificar a natureza daquele vento irreparável, e deixou os lençóis à mercê da luz, vendo Remédios, a bela, que lhe acenou adeus, entre a vibração deslumbrante das folhas que subiam com ela, que deixavam consigo o ar dos besouros e das dálias, e passaram com ela pelo ar onde terminavam as quatro da tarde, e se perderam com ela para sempre nos altos ares onde nem mesmo os mais altos pássaros da memória poderiam alcançá-la.

"Cem Anos de Solidão", Gabriel García Márquez

quinta-feira, 28 de setembro de 2023

Finalmente Portugal abandona o Tratado da Carta da Energia (TCE)



No dia 28 de Setembro, o Jornal Público publicou na sua secção Azul uma notícia intitulada: “Portugal já rompeu com o Tratado da Carta da Energia”.

A TROCA tem-se batido ao longo dos últimos anos para que este acontecimento se tornasse realidade, e é com incontida alegria que partilha algumas citações desta notícia:

«Ambientalistas saúdam abandono de “um acordo danoso” para o clima, que “protege” empresas de combustíveis fósseis. É oficial: em linha com Bruxelas, Portugal rompeu com o Tratado da Carta da Energia.

Portugal já abandonou o Tratado da Carta da Energia, alinhando-se assim com a posição da Comissão Europeia sobre esta convenção multilateral. A conclusão do processo de denúncia foi anunciada quarta-feira na página da Assembleia da República.

O acordo internacional permite que companhias que operam na área da energia – incluindo aquelas ligadas aos combustíveis fósseis – processem países cuja moldura legal interfere com os seus interesses.

Juntamente com a Troca (a Plataforma por um Comércio Internacional Justo), há muito que a Zero exigia que Portugal rompesse com convenção, a exemplo do que a pioneira Itália fez em 2016.

Uma investigação realizada pela Investigate Europe em 2021 revelou vários aspectos problemáticos da convenção então subscrita por 55 países. Entre as fragilidades do acordo está o facto de ser unilateral e estar redigido de forma pouco clara. Um exemplo: segundo o documento, as empresas podem processar os Estados sempre que estas sentirem que estão a ser tratadas “injustamente”.

[O trabalho jornalístico] “O tratado, assinado em Lisboa, que incentiva o aquecimento global” mostra como investidores usaram o acordo para intimidar Estados-membros da União Europeia, exigindo indemnizações da ordem dos milhares de milhões. E revela ainda como a convenção multilateral protege, só na Europa, infra-estruturas energéticas no valor de 344,6 mil milhões de euros.»

Colapso climático - Em busca de uma saída


Luís Ribeiro, jornalista da Visão escreveu o seguinte: "Este grupo (?) exige 100% de eletricidade de fonte renovável em 2 anos e o fim absoluto da gasolina e do gasóleo nos próximos 7.São exigências absurdas, inapelavelmente impossíveis de cumprir. Quem anda a manipular estes miúdos? Qual é a fonte da ignorância?"
Ora acontece que mais 10 anos a emitir praticamente ao ritmo atual e mesmo depois 20 anos de descida exponencial ainda assim iria fazer com que a atmosfera chegasse aos 450-500 ppm. Acima dos *400* o clima transita para um estado fundamentalmente diferente. Já se iniciaram processos irreversíveis.
Arte digital minha: "Em busca de uma saída"

quarta-feira, 27 de setembro de 2023

Capitalismo ou Humanidade



Por Jorge Bateira, 15 de Março de 2021
Durante milénios, as sociedades humanas mantiveram sistemas produtivos cujo impacto na biosfera tinha uma escala compatível com os seus mecanismos regeneradores. Porém, com o advento e a expansão do capitalismo, ocorreu uma ruptura Histórica em diferentes domínios. Karl Polanyi, um nome incontornável da Economia Política do século XX, explicou-nos o essencial: ao transformar (em larga medida) o trabalho, a moeda e a natureza em mercadorias, o capitalismo criou um enorme potencial de crescimento económico. A riqueza produzida cresceu exponencialmente, o que permitiu a alguns países alcançar, em poucas décadas, um nível de bem-estar inédito na História. Porém, tal sucesso teve custos que não podem ser ignorados. A exploração dos seres humanos destruiu milhões de vidas, da escravatura às guerras, criou pobreza em larga escala e de ordem estrutural, gerou desigualdades chocantes e lutas de classes que dilaceram sociedades, promoveu guerras locais e empurrou milhões de pessoas para a emigração intercontinental. A criação de moeda pelos bancos, e a sua aplicação em activos para uso especulativo, produziu sucessivas crises financeiras de consequências devastadoras para as sociedades. O crescimento industrial, alimentado pelo consumo de massa – ele mesmo objecto da manipulação pelo marketing –, foi sustentado pela extracção desenfreada de combustíveis fósseis, pela transformação do solo agrícola e da floresta em agro-negócio global, e pela degradação dos solos e da água com a utilização de produtos químicos, para além da acumulação de gases, resíduos tóxicos e produtos não recicláveis.

A lógica do lucro comanda o capitalismo e o motor da sua expansão é o continuado crescimento do consumo. Porém, este permanente crescimento económico colide com a finitude dos recursos naturais que até agora o sustentou e, ao mesmo tempo, colide com a capacidade do planeta para absorver os desequilíbrios que lhe são infligidos. Há quem defenda que o capitalismo pode adaptar-se e continuar a crescer, sobretudo através dos serviços, utilizando proporcionalmente menos recursos materiais. Contudo, a investigação mais recente não sustenta esta tese e conclui que o “crescimento verde” é uma ilusão.[1]

Na realidade, o que temos pela frente é uma trajectória que, se nada de radical for feito, conduzirá ao colapso das condições de vida na Terra. A comunidade científica tem vindo a produzir documentos de alerta sobre a gravidade da situação em que nos encontramos, com destaque para as consequências calamitosas de um aumento da temperatura média global do planeta que ultrapasse os 2 ºC por comparação com a do início da Revolução Industrial. Isto implica uma travagem drástica das emissões de gases com efeito de estufa, ou seja, emissões nulas ou mesmo negativas (por recurso a diversas formas de captura do carbono) até ao final do século XXI. Em 2017, mais de 15 000 cientistas de 184 países produziram um sério aviso à Humanidade. Face à predação dos recursos do planeta, a comunidade científica afirmou que estamos a caminho de “miséria em larga escala e de uma catastrófica perda de biodiversidade.” Um aspecto poucas vezes mencionado é a natureza cumulativa das emissões de carbono. O que determinará a futura temperatura global, e as decorrentes alterações climáticas do planeta, é a acumulação das emissões passadas, das presentes, e as dos próximos anos. Portanto, não basta neutralizar as emissões de carbono dos países ditos desenvolvidos, é preciso travá-las à escala global, o que coloca o gravíssimo problema da reconversão dos modelos de desenvolvimento industrial nos países ‘emergentes’, e noutros que legitimamente pretendem alcançar melhores condições de vida.

Apesar da gravidade do que está em causa, os avisos dos cientistas ainda são formulados numa retórica de grande contenção para evitar questionar os fundamentos do sistema económico que, sendo a causa dos males do planeta, também lhes financia a investigação e o emprego. Nos documentos oficiais, as análises são quase sempre sujeitas a uma ‘edição’ que suaviza os termos mais fortes e procura preservar a teoria económica dominante que fundamenta as políticas económicas do capitalismo.[2]

Contudo, a devastação produzida pelo ciclone Idai em África (Moçambique, Zimbabwe e Malawi), as inundações com perdas da produção agrícola na Guatemala, Honduras e El Salvador, assim como a recente onda de calor na Europa, seguida do degelo na Gronelândia, os fogos na Rússia e no Ártico, e os furacões devastadores nos EUA – apenas alguns episódios de uma lista que poderia ser muito longa –, constituem fenómenos com impacto relevante para questionar políticas ambientais que não incomodam o sistema económico-financeiro predador do planeta.

Face à gravidade da situação, seria de esperar que os media ocupassem uma parte significativa do seu tempo a discutir as causas das alterações climáticas, a eficácia e o grau de cumprimento dos acordos internacionais, e a escala das mudanças a realizar na produção e na logística das actividades económicas, assim como o nível e a estrutura do consumo actual, incluindo o turismo por via aérea. Porém, a comunicação social de grande alcance, a dos canais de televisão, apenas responde ao que dá rendimento publicitário. O tema das alterações climáticas não é comercialmente interessante, e até pode ser incómodo para alguns anunciantes que contribuem significativamente para o problema que enfrentamos. Exibe-se a tragédia humanitária mas silencia-se a discussão séria das causas estruturais dos desastres ambientais.

Se pensarmos bem, não é difícil perceber o interesse das grandes empresas na manutenção do caminho para o abismo que estamos a percorrer. A cotação das suas acções na bolsa depende em boa parte das expectativas de crescimento da economia, sendo este em larga medida sustentado pelo crescimento do consumo, o que exige a exploração dos recursos finitos e a degradação do planeta. Há aqui um conflito de interesses e uma real ameaça à democracia. Os decisores políticos estão sujeitos a uma enorme pressão das empresas no sentido de manterem uma política de mudanças leves que não ponham em causa o status quo. Como alguns cidadãos já perceberam, este crescimento económico e financeiro só pode ser mantido através de uma poderosa rede comunicacional que seja eficaz na alienação das populações através do entretenimento vazio, e alimente a ilusão de que, através de alguns investimentos em energias renováveis, temos boas perspectivas para uma trajectória sustentável. Difundem um cenário de resolução do problema pela via do mercado das emissões e pela inovação tecnológica que está em curso. Através de um ‘crescimento verde’, o capitalismo reinventar-se-ia e a crise ambiental desapareceria.

Na verdade, apenas uma transformação profunda deste sistema económico pode evitar o colapso da Humanidade. Isso implica grandes mudanças nos padrões de consumo, grandes mudanças nos sistemas agrícolas, grandes mudanças no sentido da desglobalização comercial (os transportes aéreo e marítimo são uma grande fonte de emissões) e, ainda mais importante, uma mudança no que entendemos por desenvolvimento. Para além de um dado limiar de consumo frugal, as políticas públicas deverão promover a busca do sentido da vida através da criação de tempo/espaço favorável a relacionamentos humanos de qualidade, uso de serviços e equipamentos públicos, fruição da natureza, investimento pessoal na organização e nas actividades da comunidade a que pertencemos, intervenção em diferentes níveis de debate e decisão no quadro de uma democracia participativa, em complemento de uma renovada democracia representativa, etc. Uma nova macroeconomia focada no pleno emprego, no desenvolvimento regional e local, na justiça social, e no respeito pelos limites e equilíbrios do planeta terá de informar as políticas económicas.

De facto, confrontados com um enorme risco de sobrevivência da Humanidade, bloqueados pelos interesses instalados que insistem no caminho para o desastre, enfrentando o silêncio cúmplice dos media que anestesiam os cidadãos, só nos restam a mobilização através dos media alternativos, e a realização no espaço público de acções mediáticas que abram caminho a novas iniciativas políticas. Por imperativo moral, o silêncio não é uma opção. A ideologia e o sistema de interesses que comandam as nossas vidas obrigam-nos a escolher: ou o Capitalismo, ou a Humanidade.
 
[1]Schroder, E. e Storm, S. (2018), Why “Green Growth” Is an Illusion

[2]Anderson, K. (2015), On the duality of climate scientists. Disponível em: 

Emissões geradas por transporte rodoviário em Portugal aumentaram 6,2%


As emissões de gases geradas pelo transporte rodoviário em Portugal aumentaram 6,2% em relação ao período pré-pandemia, estima a associação ambientalista Zero, alertando para a ameaça às metas climáticas e exigindo um “sinal vermelho”.

Em comunicado, a Zero — Associação Sistema Terrestre Sustentável destaca que “as emissões associadas ao consumo de gasóleo e gasolina no transporte rodoviário não param de aumentar”, de acordo com cálculos feitos a partir das Estatísticas Rápidas dos Combustíveis Fósseis, publicadas pela Direção-Geral de Energia e Geologia.

Considerando o período entre julho de 2022 e julho de 2023 (inclusive), as emissões totalizaram 18,2 milhões de toneladas de dióxido de carbono, mais 6,2% do que em relação ao período entre julho de 2018 e julho de 2019, antes da pandemia de Covid-19.

Entre julho de 2022 e julho de 2023, o aumento foi de 5,4%, estima a associação, recordando que tal acontece “apesar de os preços dos combustíveis rodoviários se encontrarem a níveis historicamente elevados, de quase um milhão de pessoas ter adotado o regime de trabalho híbrido e da perda acentuada de poder de compra”.

Segundo as contas da Zero, o maior crescimento registou-se no consumo de gasolina 95 (12,9%), enquanto o gasóleo subiu 4,9%, o que permite aferir que a origem do aumento das emissões decorre mais de uma maior utilização de veículos ligeiros do que dos pesados de passageiros e mercadorias. A Zero atribui este aumento a “vários fenómenos”, nomeadamente ao recurso de antigos utilizadores de transportes públicos a automóveis particulares, “como forma de reduzir o risco de contágio” de Covid-19.

Simultaneamente, “a grande expansão dos regimes de trabalho parcial ou totalmente remotos pode ter reduzido o custo relativo do uso do transporte individual em relação aos passes sociais, aumentando a atratividade do automóvel”, aponta.

Além disso, “a saída de muitas dezenas de milhares de residentes dos municípios do Porto e Lisboa (cerca de 70 mil entre 2019 e 2022) face à acentuada subida dos preços da habitação” pode ter feito aumentar os movimentos pendulares com recurso ao automóvel.

Acresce ainda o aumento de turistas “que visitaram regiões mais afastadas dos aeroportos de Lisboa, Porto e Faro”, recorrendo ao automóvel.

A Zero analisou também as emissões da aviação, estimando que cresceram 4,7% entre os mesmos dois períodos de referência (2018-2019 e 2022-2023), valor que continua “a preocupar”.

A associação realça que é “absolutamente crítico” adequar as políticas públicas a este cenário e, para combater a “desoladora situação“, propõe melhores passes, mais apoios públicos a veículos elétricos e o “reforço substancial” da ferrovia. “É preciso rever fortemente os incentivos que as empresas ainda têm à aquisição de combustíveis e de veículos movidos a combustíveis fósseis”, bem como ao pagamento de portagens e estacionamento, defende ainda.

“É também urgente não só estancar a saída, como começar a fazer regressar residentes ao centro das maiores cidades portuguesas”, com melhores redes de transporte público e “em que mais facilmente se pode dispensar o uso de automóvel individual”, assinala.

Para a associação, 2024 tem que ser um ano “de viragem”, já que, para alcançar as metas climáticas para 2030, “as emissões do setor dos transportes têm que ser reduzidas 2% todos os anos, a partir do próximo ano”.

Ler mais:

terça-feira, 26 de setembro de 2023

Para onde vais, Portugal?


Arrancou mais um ano político e, como tem sido apanágio dos últimos anos, a agenda política apresenta uma série de objetivos e desafios ambientais complexos, que urge alcançar, e que exigem um esforço concertado de todas as forças vivas do País, incluindo governo, empresas e cidadãos.

Se levarmos em linha de conta o passado recente, em termos de política ambiental, não se auguram bons ventos para a concretização de uma efetiva agenda ambiental para o país. O que dizer do incumprimento, ano após ano, das metas de reciclagem de resíduos; da lei dos solos que não vê a luz do dia; da lei de bases do clima que nunca mais é regulamentada, documento fundamental de toda a estratégia ambiental do país; da aprovação do Simplex Ambiental, que apresenta a regulamentação ambiental como um empecilho ao desenvolvimento, ou mesmo do licenciamento, pouco claro, da exploração de lítio no país, entre muitos outros exemplos.

Há que reconhecer que o país já tem muito trabalho desenvolvido em termos de legislação ambiental, no entanto, e de uma forma geral, falta um maior compromisso na sua implementação e fiscalização. O Governo português tem implementado um conjunto de medidas para promover a preservação e proteção do ambiente, como o Plano Nacional de Adaptação às Alterações Climáticas (PNAAC), o Roteiro para a Neutralidade Carbónica (RNC2050), o Plano Nacional de Energia e Clima (PNEC), o Roteiro Nacional para a Adaptação 2100, o Plano de Ação para a Economia Circular (PAEC) só para mencionar alguns. No entanto, fica sempre no ar um sentimento de resultados medíocres, pouco conseguidos, face aos objetivos traçados.

O facto é que o País enfrenta uma série de desafios ambientais incontornáveis, onde se destaca, a adaptação às alterações climáticas, a neutralidade carbónica, a diminuição da poluição nas suas diversas formas e o uso insustentável dos recursos naturais.

As alterações climáticas já estão a ter um impacto significativo em Portugal, nomeadamente no aumento da frequência e intensidade de eventos meteorológicos extremos (seca prolongada, cheias e ondas de calor). É necessário adaptar-se aos impactos das alterações climáticas, investindo em infraestruturas resilientes e desenvolvendo planos de adaptação. Portugal comprometeu-se em atingir a neutralidade carbónica até 2045, antecipando-o em 5 anos, mas a verdade é que existe um longo caminho a percorrer. É necessário acelerar a transição energética, para uma economia neutra em carbono, investindo em energias renováveis, eficiência energética e mobilidade sustentável. A poluição é um problema ambiental que afeta todos os ecossistemas em Portugal, sendo necessário desenvolver estratégias que permitam reduzir a poluição atmosférica, a poluição da água e a poluição do solo, investindo em inovação e tecnologia, infraestruturas de tratamento e promovendo a educação e sensibilização ambiental. Por fim, o uso insustentável dos recursos naturais que, sendo uma das principais causas da degradação ambiental coloca em causa a nossa sobrevivência como espécie.

O desafio que Portugal tem pela frente exigirá de todos nós um esforço sério, comprometido e concertado de todos os agentes da sociedade. É necessário um novo modelo de economia que permita o equilíbrio entre aquilo que são as necessidades da sociedade e os limites do planeta, permitindo que este continue a fornecer o necessário suporte à nossa existência.

O Governo tem aqui um papel fundamental na definição do caminho, devendo assumir um papel de liderança, criando as condições para a definição de políticas ambientais ambiciosas e promoção da participação pública na definição dessas políticas. As empresas, por sua vez, têm a responsabilidade social de adotar práticas sustentáveis e em investir em tecnologia que permita diminuir os danos no ambiente, mas também, ajudar à sua preservação. Os cidadãos, por sua vez, precisam de estar conscientes do seu papel e decidir de forma a diminuir o impacto das suas ações no ambiente, mas também, atuar como agentes da mudança pressionando governos e empresas a atuar. O sucesso deste novo modelo é essencial para o futuro de Portugal.

segunda-feira, 25 de setembro de 2023

Ações humanas estão a eliminar “ramos inteiros da árvore da vida”

Um par de lobos-da-tasmânia no Zoológico de Hobart antes de 1921

A extinção em massa provocada pelo ser humano está a eliminar espécies, mas também “ramos inteiros da árvore da vida”, alertam os autores de um estudo da Universidade norte-americana de Stanford.

Uma análise feita em conjunto com a Universidade Nacional Autónoma do México, publicada na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences, mostra que os humanos estão a fazer desaparecer espécies, mas também géneros, a categoria superior em que os taxonomistas classificam os seres vivos.

Os cientistas dão como exemplo três vítimas recentes do que muitos consideram ser a sexta extinção, uma vez que as ações humanas estão a eliminar espécies de animais vertebrados centenas de vezes mais depressa do que se não existissem essas ações.

Falam do pombo-passageiro, uma espécie extinta no início do século passado e que era endémica da América do Norte, falam do lobo da Tasmânia, um marsupial da Austrália também extinto no século passado, e falam do Baiji, o golfinho do rio Yang-tze, na China, uma das espécies de golfinho de água doce e também extinto. Cada uma destas espécies foi também o último membro do seu género.

Até agora, o interesse público e científico tem incidido na extinção das espécies. Mas no estudo agora divulgado, Gerardo Ceballos, da universidade mexicana, e Paul Ehrlich, de Stanford, descobriram que géneros inteiros também estão a desaparecer, naquilo a que chamam uma “mutilação da árvore da vida”.

“A longo prazo, estamos a fazer uma grande mossa na evolução da vida no planeta”, diz Gerardo Ceballos, alertando que por isso, neste século, se vai causar “muito sofrimento à humanidade”.

Paul Ehrlich, noutra abordagem, salienta que as ações do Homem estão a fazer com que este perca os únicos companheiros vivos conhecidos em todo o universo.

Os dois investigadores usaram bases de dados de entidades como a União Internacional para a Conservação da Natureza ou a “Birdlife International” e examinaram 5.400 géneros de animais vertebrados terrestres, abrangendo 34.600 espécies.

E concluíram que desde o século XV foram extintos 73 géneros de vertebrados terrestres, com as aves a sofrerem as maiores perdas, com 44 géneros extintos, seguindo-se os mamíferos e depois os anfíbios e depois os répteis.

Com base na taxa histórica de extinção de géneros entre os mamíferos, estimam os responsáveis que a atual taxa de extinção de géneros de vertebrados exceda em 35 vezes a do último milhão de anos.

Ou seja, sem a influência humana, a Terra teria perdido apenas dois géneros nesse período. Em cinco séculos as ações humanas extinguiram géneros que sem elas levariam 18.000 anos a desaparecer.

“Como cientistas, temos de ter cuidado para não sermos alarmistas”, afirma Gerardo Ceballos, acrescentando que a gravidade das descobertas exige “uma linguagem mais forte do que o habitual”.

“Não seria ético não explicar a magnitude do problema, uma vez que nós e outros cientistas estamos alarmados”.

O responsável explica que a muitos níveis as extinções de géneros são mais graves do que as extinções de espécies, porque quando uma espécie se extingue outra do mesmo género pode preencher esse papel no ecossistema. Em termos de árvore da vida é como se um único galho caísse e à sua volta outros se ramificassem.

O pior, acrescenta, é quando ramos inteiros (géneros) caem, o que “deixa um enorme buraco na copa das árvores” que pode demorar milhões de anos a ser tapado.

“A humanidade não pode esperar tanto tempo pela recuperação dos seus sistemas de suporte de vida”, já que “a estabilidade da nossa civilização depende dos serviços prestados pela biodiversidade da Terra”, frisa.

Gerardo Ceballos dá o exemplo da doença de Lime (transmitida por carrapatos), que está a aumentar: os ratos de patas brancas, principais portadores da doença, costumavam competir com os pombos-passageiros por alimentos e com o desaparecimento destes as populações de ratos aumentaram e com eles os casos da doença.

Neste caso, está envolvido o desaparecimento de um único género, mas uma extinção em massa de géneros pode significar uma explosão proporcional de desastres para a humanidade, avisa o responsável.

Para se evitarem novas extinções e consequentes crises sociais, os dois investigadores apelam a uma ação política, económica e social imediata e a uma escala sem precedentes.

Os esforços de conservação, dizem, devem ser prioritários nas regiões tropicais, uma vez que estas apresentam a maior concentração de extinções de géneros e de géneros com apenas uma espécie remanescente.

De acordo com o sistema que organiza os seres vivos, a espécie é definida como um grupo de organismos que se podem reproduzir e originar novos seres e o género é um conjunto de espécies.

domingo, 24 de setembro de 2023

Glifosato - relembrando o episódio do lobista Patrick Moore


Será que Manuel Chaveiro Soares, Engenheiro Agrónomo, Ph. D., também recusa beber um copo de glifosato? Recordemos Patrick Moore. Perito em ecologia, entrevistado pelo Canal+, disse que o Roundup, um herbicida na altura produzido pela Monsanto, era tão seguro que se podia beber, mas negou-se a fazê-lo em direto, acabando intempestivamente com a entrevista e chamando parvo ao entrevistador.

sábado, 23 de setembro de 2023

Documentário - Écovillages : Ils ont choisi de vivre autrement


Que vida estamos sendo forçados a fazer hoje? Se continuarmos assim, que futuro reservamos para o planeta?

Existem alternativas e alguns optaram por viver de forma diferente para serem menos dependentes de um sistema que consideram destrutivo. Nem ativistas marginais nem tacanhos, desejam desenvolver um vínculo com a sociedade para ajudá-la a evoluir e nos conscientizar de que é possível viver de forma diferente.

Matawan, Julia, Achim e Michel vivem por toda a Europa. Cada um deles decidiu, num momento chave das suas vidas, criar ou estabelecer-se numa ecoaldeia ou eco-sítio. Todos caminham para uma mesma filosofia de vida, mais próxima e mais respeitadora da natureza, dos outros e de si mesmos.

Documentário: Ecoaldeias, uma revolução diária (2014)
Diretor: Corrine Falhun
Produção: Produção Mona Lisa

Pequenos parques urbanos podem ter um grande impacto na biodiversidade


Tradicionalmente, os especialistas pensavam que um grande parque sustentaria mais biodiversidade do que vários parques mais pequenos com a mesma dimensão. No entanto, uma nova investigação nos EUA põe em causa essa ideia no que respeita aos parques urbanos e às aves.

Os investigadores analisaram a diversidade sazonal das aves em 475 parques de 21 cidades dos EUA, tendo concluído que os grupos de pequenos parques apresentavam sistematicamente uma maior riqueza de espécies e eram habitados por aves mais raras do que os grandes parques de área equivalente.

“Os planeadores urbanos baseiam-se frequentemente no princípio de que um único grande parque deve conter mais espécies do que vários pequenos parques com a mesma área total. Testámos a qualidade deste princípio para as aves em 475 parques de 21 cidades americanas”, explicam os investigadores.

Segundo a mesma fonte, as coleções de pequenos parques “constituíram uma fonte fiável de riqueza de espécies, devido a uma maior rotação de espécies e a uma maior prevalência de espécies raras”. As coleções de parques pequenos e grandes apresentam uma “maior diversidade filogenética e funcional”. “Os nossos resultados sublinham a necessidade de estratégias de definição de prioridades específicas para cada cidade, em que múltiplas medidas de diversidade de aves sejam examinadas em todos os parques e estações do ano”.

Os autores afirmam que ambas as dimensões desempenham um papel importante e sugerem que os responsáveis pelo planeamento urbano considerem as implicações da dimensão dos parques nos objetivos regionais de conservação.

Bem vindo, Outono. Welcome Autumn.

David Fonteyne

"Vento que passas, leva-me contigo.
Sou poeira também, folha de outono.
Rês tresmalhada que não quer abrigo
No calor do redil de nenhum dono.
Leva-me, e livre deixa-me cair
No deserto de todas as lembranças,
Onde eu possa dormir
Como no limbo dormem as crianças." 

Miguel Torga in "Diário, vol. V", 1951

sexta-feira, 22 de setembro de 2023

A arquitetura paisagista está há 80 anos a pensar o futuro, mas ninguém a ouve

Francisco Caldeira Cabral foi o propulsor da arquitetura paisagista em Portugal

E se as cheias ou os incêndios não fossem uma tragédia anual? O cenário parece de sonho, mas é uma realidade possível aos olhos dos arquitetos paisagistas. Têm na sua génese muito mais do que a estética. Aprendem sobre anatomia, plantas, sociedade, cultura e tanto mais. A disciplina tem cerca de 80 anos de história e 50 de reconhecimento, apresentando soluções para a gestão equilibrada entre o ser humano e a natureza. O que falta para ser escutada?

Não fosse estar em causa o bem-estar (e até a vida) do ser humano e poderíamos considerar a história da arquitetura paisagista um autêntico filme. Um daqueles em que o “bom da fita” nunca é ouvido. Até ser tarde de mais. E, à imagem de muitos filmes, não falta neste um cliché: o do “eu avisei”. A expressão parece ser utilizada pelos arquitetos paisagistas para demonstrar que há algo com que todos se preocupam agora que, para estes profissionais, já é uma “cantiga antiga”. Mas do que se trata? Das alterações climáticas. Ou melhor, de como a atividade do ser humano exacerbou e acelerou alterações climáticas ao ponto de sofrermos atualmente com fenómenos climáticos extremos, diários, em torno de todo o Globo. Mas tudo poderia ser diferente. Como? Já lá vamos.

Primeiro, reforcemos o “eu avisei”. “O fenómeno parece novo. Fala-se em todo o lado. Faz capas de jornais quase todos os dias. Mas, para nós, arquitetos paisagistas, não é novidade nenhuma. Estavam à espera que acontecesse o quê?” Quem o questiona é Aurora Carapinha, arquiteta paisagista, investigadora, docente e apaixonada por jardins, que realça que não foi apenas um alerta que a profissão deixou à sociedade, tendo também apontado soluções. “Todos os nossos projetos da altura, por volta dos anos 1980, procuravam dar respostas para que situações extremas com que nos deparamos anualmente hoje não ocorressem.”

Fala-se de cheias, incêndios, perda de biodiversidade, recuo da linha de costa, entre tantos outros assuntos que, hoje, são tema recorrente e catalogados como “nova crise”. Aurora Carapinha lamenta que muitos desses projetos inovadores e solucionadores “tenham sido metidos na gaveta”. Problemas que todos os anos são recorrentes poderiam ser mitigados se tivesse havido um trabalho real com a arquitetura paisagista nos últimos anos? “Sem dúvida alguma. E não o digo por arrogância”, remata.

Arquitetura sem teto
E como é que a arquitetura paisagista tem um poder tão grande perante as alterações climáticas e os fenómenos extremos? Porque tem capacidade de prever e gerir mudanças a longo prazo, indica Carapinha. “O Professor Nuno Portas chamava-nos, com muita graça, os arquitetos sem teto. E trabalhar sem teto é o maior desafio que existe, porque é uma arquitetura que está exposta à intempérie, à mudança das estações, à mudança da luminosidade, às diferentes temperaturas. Enquanto na ‘arquitetura com teto’ posso controlar essas variáveis, aqui não.”

E, por isso, o arquiteto paisagista tem de aprender, por exemplo, onde chove, quanto chove, de que forma se comporta e acumula a chuva. Entre outros dados. E, acima de tudo, completa a docente da Universidade de Évora, “o arquiteto paisagista tem de saber como aproveitar essa chuva”. Em suma, além de prever acontecimentos, a disciplina trabalha para que esses acontecimentos sejam aproveitados em benefício do bem-estar humano e do “bem-estar” da natureza. “Eu não trabalho contra a natureza. Trabalho com as dinâmicas dos sistemas naturais. E tenho de ter duas coisas: a ciência para os saber e a arte para os reinventar, criando novos lugares e oportunidades de vida.”

É no balanço entre ciência e arte que se baseia a definição da arquitetura paisagista, que, nas palavras de Caldeira Cabral, figura histórica da profissão, “é a ciência e a arte de ordenar o espaço exterior em relação ao homem”. E os equilíbrios parecem ser o ex-líbris. “Equilíbrios que vão além do estético, mas que alcançam dimensões como o equilíbrio económico, ecológico ou social”, afirma Carapinha.

A primazia do económico
Nestes vários equilíbrios, João Ceregeiro, arquiteto paisagista e presidente da Associação Portuguesa dos Arquitetos Paisagistas (APAP), acredita que se encontra a fórmula (ou fórmulas) que poderia solucionar diversos problemas da sociedade. Fórmulas essas que, tal como já frisado por Aurora Carapinha, não são novas para a profissão. “O que hoje se fala de conforto climático, de sequestro de carbono, da economia circular, da economia verde… tudo isso são temas que para os arquitetos paisagistas não são novos, porque estão implícitos na sua própria prática há muitas décadas”, esclarece o dirigente. E, agora, a pergunta de “milhões”.

Porque é que essas tais soluções não foram aplicadas e esses tais alertas escutados? “Porque a prática da arquitetura paisagista não se compagina com aquilo que é a agenda dos decisores políticos e económicos, ela está sistematicamente a ser protelada em função de outras prioridades”, em especial, prioridades economicistas, que não têm uma visão complexa e de longo prazo como a profissão assim exige, denuncia Ceregeiro. Porque construir uma praça viável ou ordenar uma mata ou uma floresta poderá ter um custo no momento presente que só será “devolvido” dali a décadas, e nem sempre se trata de um retorno financeiro – o que parece ser difícil de aceitar para uma sociedade que vive em torno do lucro.

A visão exclusivamente economicista e de prazo limitado é também criticada por Aurora Carapinha. Passemos a um exemplo. E logo dos mais complexos. “O problema dos incêndios é muito mais do que dizermos que há árvores demasiado perto das casas. É uma consequência de anos de desertificação do interior. E se quem vive lá é constantemente colocado à margem da sociedade e vive na pobreza, tem de procurar forma de subsistência, para a qual a solução foi, muitas vezes, a exploração do pinhal. É um rendimento fixo e a curto prazo que, de três em três anos, serve para subsistir a família e para pagar as contas extra. Não podemos simplesmente chegar a um local e arrancar de lá as pessoas ou tirar-lhes a forma de sobrevivência.” Por muito prejudicial que essa forma seja para o ambiente.
Aurora Carapinha considera que o arquiteto paisagista pensa “na complexidade social, económica, cultural, simbólica e ecológica da paisagem”, sendo muito mais do que plantar “a árvore certa”.

quinta-feira, 21 de setembro de 2023

Palombar defende inflexibilidade na salvaguarda do lobo


A presidente da Comissão Europeia (CE), Ursula von der Leyen, defendeu, numa declaração recente, a possibilidade de haver uma flexibilização na proteção do lobo a nível europeu, tendo mesmo sugerido uma reavaliação da situação da espécie por parte dos Estados-membros e uma revisão do estado de conservação do lobo na Europa.

As declarações da responsável “levantam preocupações justificadas sobre as motivações e propósitos de tais medidas relativas a uma espécie atualmente em risco de extinção no território nacional, pelo que a organização não governamental de ambiente Palombar – Conservação da Natureza e do Património Rural defende total inflexibilidade na defesa e proteção do lobo e condena a mensagem transmitida pela responsável, a qual contribui para gerar alarme social infundado sobre esta espécie icónica e pode colocar em causa a sua conservação”, afirma a organização em comunicado.

Segundo a mesma fonte, a informação veiculada pela responsável máxima da CE, sugerindo que o lobo representa um perigo para o gado e também, potencialmente, para os seres humanos “não encontra suporte científico e gera desinformação desnecessária, numa tentativa clara de aligeirar as medidas atuais de proteção da espécie”.

Numa carta aberta enviada a von der Leyen por várias organizações não governamentais de ambiente (ONGA) a nível europeu, sublinha-se que as provas científicas “demonstram que os lobos não tratam os seres humanos como presas e que os encontros fatais são uma exceção”. E, relativamente ao gado, os danos causados “estão frequentemente relacionados com a falta de supervisão adequada e/ou medidas de proteção eficazes”. O apelo lançado pela presidente da CE para uma eventual necessidade de rever a proteção do lobo “não tem, por isso, suporte científico, nem é baseada em dados robustos sobre a situação atual da espécie na Europa”.

O Artigo 16 da Diretiva Habitats” é crítico no contexto da proteção do lobo, pois abre portas às aclamadas derrogações à proteção rigorosa de espécies ameaçadas”. As condições necessárias a uma derrogação incluem a sua justificação fundamentada por um dos três pontos: proteção da fauna e flora selvagens; prevenção de danos graves à saúde e segurança pública; ou outros interesses públicos. A falta de dados atualizados e precisos sobre as populações de lobo a nível europeu impossibilita a concessão de derrogações robustas e fundamentadas, um problema ao qual se junta a falta de financiamento para a investigação e monitorização continuada da espécie. Além disso, uma derrogação “só pode ser concedida se não houver uma “alternativa satisfatória” e se “não prejudicar a manutenção das populações da espécie”.

O comunicado acrescenta que, nas últimas décadas, medidas que asseguram a coexistência entre o Homem e o lobo “têm revelado resultados muito positivos e, neste contexto, urge relembrar a sua necessidade e importância, evitando negligenciar os esforços a nível europeu para garantir a proteção dos grandes carnívoros, como é o caso do lobo”. Sistemas de compensação monetária, uso de cães de gado tradicionais e a instalação de vedações “são exemplos de boas práticas de minimização do conflito Homem-lobo que têm demonstrado grande êxito no terreno”.

Redução da proteção pode ameaçar sobrevivência da espécie
Adicionalmente, a CEO da Eurogroup for Animals, Reineke Hameleers, destaca que muitas populações transfronteiriças de lobos ainda não atingiram um estado de conservação favorável, e a redução da sua proteção pode ameaçar a sua sobrevivência. Em países como Portugal, onde a espécie mantém o estatuto de ameaça “Em Perigo” e a população de lobos é relativamente pequena, vulnerável e constituída pela subespécie endémica à Península Ibérica, Canis lupus signatus, com apenas cerca de 250 indivíduos maturos em todo o território nacional (Livro Vermelho dos Mamíferos de Portugal Continental – 2023), dificilmente uma derrogação terá resultados positivos.

A conservação do lobo “é uma questão altamente polarizada: se, por um lado, os ambientalistas lutam pela proteção da espécie, por outro, os criadores de gado preocupam-se com a segurança dos rebanhos. Mas estes dois lados da mesma moeda podem e devem coexistir, se forem implementadas as medidas certas. As insinuações da líder europeia e a consequente exacerbação do antagonismo existente é inquietante”.

A Palombar “tem trabalhado para promover uma mudança de paradigma em relação ao lobo e para desmistificar ideias erradas e consolidadas sobre a espécie na sociedade e teme que as declarações de Ursula von der Leyen comprometam o trabalho que tem sido realizado com este propósito, não só por organizações não governamentais, como por projetos financiados por fundos europeus durante as últimas décadas em prol da conservação do lobo”.

“Portugal é um exemplo em matéria de legislação para a proteção da natureza e, em particular, do lobo-ibérico, o que tem permitido manter a população desta espécie estável, apesar do seu estado de conservação desfavorável. Esta é a única espécie da fauna nacional que tem uma legislação específica, a Lei de Proteção do Lobo-Ibérico, pela qual está estritamente protegida há mais de três décadas”, destaca José Pereira, biólogo e presidente da Palombar.

O biólogo acrescenta que, nas últimas décadas, “foram desenvolvidas várias ferramentas e tem sido investida muita verba na conservação e proteção do lobo: compensação por prejuízos atribuídos ao lobo, promoção de uma maior proteção dos animais domésticos através da distribuição de cães de gado e apoio à instalação de vedações, implementação do Sistema de Monitorização de Lobos Mortos, ações de fomento de presas selvagens e de melhoria do habitat, compatibilização de atividades económicas e monitorização da população”.

“Em paralelo, temos (ONG, academia, Estado e sociedade civil) feito um esforço humano e financeiro significativos para reverter a tendência, estabilizar e consolidar as populações de lobo e expandir a sua área de distribuição que, apesar de todo o trabalho feito até à data, tem vindo a contrair progressivamente, ocupando, atualmente e de forma regular, apenas cerca de 16 000 km2, em detrimento dos 19 400 km2 que ocupava em 1996 ou dos 44 100 km2 ocupados em 1930. Estes dados provam que não é, de todo, o momento para aligeirar o nível de proteção do lobo nem em Portugal, nem no território europeu”, remata.

Sensibilização e educação ambiental é essencial para desmistificar o regresso do lobo
A sensibilização e a educação ambiental “são essenciais para desmistificar o regresso do lobo, diminuindo o medo infundado e a aversão à espécie. Atualmente, muitas instituições políticas e económicas olham para o lobo com novos horizontes: o turismo ambiental inclusivo e responsável. O turismo centrado na herança cultural e edificada associada ao lobo oferece uma oportunidade para o desenvolvimento das comunidades rurais em áreas economicamente desfavorecidas e é crucial para envolver as comunidades locais e garantir uma coexistência sustentável entre humanos e lobos. Esta é uma área na qual a Palombar também tem apostado”, lê-se ainda na nota.

Implementar medidas do PACLobo é fundamental
As ONGA de Portugal consideram que é fundamental que as instituições europeias e os governos nacionais contrariem informações enganosas que possam colocar em causa todo o trabalho que tem sido desenvolvido nas últimas décadas para proteger e recuperar a espécie e destacam a importância de implementar as medidas previstas no “Plano de Ação para a Conservação do Lobo-Ibérico em Portugal” (PACLobo), publicado em Diário da República6 em 2017, para promover o aumento das populações de lobo em contexto nacional.

Atualmente, o lobo detém proteção legal na União Europeia, graças à Diretiva Habitats (Diretiva 92/43/CEE do Conselho) e à Convenção de Berna. Desde a década de 1990, muitos foram os projetos co-financiados pela União Europeia dedicados à conservação do lobo e à revitalização dos seus habitats. O retorno da espécie às paisagens europeias “é um marco importante na conservação de espécies com elevado grau de conflito com o Homem, algo só suportado pelo diálogo intenso entre conservacionistas e a população rural”, conclui.

Música do BioTerra: Siouxsie & The Banshees - Shadowtime (Eclipse Mix)


The voice asleep, the voice has vanished
From the top of the sky to the place below
Touch the surface and the mirror bends
Your words resound, out of control
Freeze into time now

Still inside, yet doubt survives
It all begins, beneath the skin
No-one is near, no-one will hear
Your changeling song take shape
In Shadowtime

Turn your wish to a vapor, the silhouette fades
Eclipse your blue eyes, and the outline remains
From the house of the moon to the stars up above
Amidst the comets, first sight of love

So begins the countdown

Falling sky, a solar sigh
It all begins, beneath the skin
No-one is near, no-one will hear
Your changeling song takes shape
In Shadowtime

Shadowtime

Catching fire, taking hold
All that glisters leaves you cold
No-one is near, no-one will head
Your changeling song take shape
In Shadowtime

Shadowtime

quarta-feira, 20 de setembro de 2023

Organismos estão a ficar cada vez mais pequenos, especialmente peixes


Peixes grandes, como as raias espinhosas, estão a tornar-se mais pequenos e peixes mais pequenos, como a cavala, estão a tornar-se cada vez mais abundantes, revela um novo estudo científico.

Os peixes dos oceanos estão a mudar; nos mares de todo o mundo está a dar-se uma substituição de espécies e a ocorrer mudanças dentro das mesmas espécies, segundo um novo estudo publicado na revista Science, que analisou dados de todo o mundo dos últimos 60 anos (entre 1960 e 2020) e de diversas espécies de animais e plantas.

Estudos anteriores mostram que o tamanho dos peixes troféu, capturados nas competições de pesca tem vindo a diminuir e que muitas das espécies mais ameaçadas são grandes.

O estudo publicado a 7 de Setembro mostra que a mudança no tamanho do corpo advém do facto de indivíduos dentro das espécies se tornarem menores, mas também pelo facto de espécies maiores serem substituídas por outras menores.

“Em alguns locais, por exemplo, têm sido observados indivíduos cada vez menores de raias espinhosas, enquanto espécies com um corpo menor, como por exemplo a cavala, estão a aumentar em abundância”, explicou, em comunicado, Inês S. Martins, primeira autora deste estudo, investigadora na Universidade de York, no Reino Unido, antiga aluna da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Ciências ULisboa) e que fez o estudo enquanto investigadora da Universidade de St Andrews, na Escócia. “Seja pelas preferências alimentares dos seres humanos, ou por causa do aquecimento dos seus habitats, os peixes grandes simplesmente não conseguem descanso”, acrescentou.

A diminuição do tamanho do corpo foi mais comum entre os peixes, mas as alterações foram mais variadas entre outros grupos de organismos, como plantas e invertebrados. Ao analisar grupos de espécies, o estudo demonstrou que estão a ocorrer alterações complexas, com alguns organismos a tornar-se maiores enquanto outros diminuem.

“Estes resultados sugerem que quando os grandes organismos desaparecem outros tentam ocupar o seu lugar e utilizar os recursos que se tornam disponíveis”, explicou Maria Dornelas, coordenadora deste estudo, investigadora da Ciências ULisboa e da Universidade de St Andrews.

“Reconhecer e explorar esta complexidade é imperativo se quisermos compreender os mecanismos envolvidos na forma como o tamanho do corpo dos organismos está a mudar ao longo do tempo”, acrescentou Inês S. Martins.

O estudo também observou a substituição de alguns organismos grandes por muitos pequenos, mantendo constante a biomassa total. Este resultado surpreendente apoia a ideia de que os ecossistemas tendem a compensar as mudanças, mantendo a biomassa global das espécies estudadas num determinado habitat estável. Esta estabilidade é atribuída a um compromisso entre reduções no tamanho corporal e aumentos simultâneos na abundância entre os organismos.

Os investigadores acreditam que estes resultados têm implicações para a compreensão de como os organismos se estão a adaptar aos desafios da era do Antropoceno. “É claro que a substituição generalizada de espécies que vemos em todo o mundo está a ter consequências mensuráveis”, disse Maria Dornelas. “O facto de os organismos se tornarem mais pequenos tem efeitos importantes, uma vez que o tamanho dos animais tem influência no funcionamento dos ecossistemas e na forma como os seres humanos deles beneficiam. Peixes maiores geralmente podem alimentar mais pessoas do que peixes menores”.

“Este estudo destaca a importância de considerar as mudanças nas características das espécies se quisermos compreender os efeitos das alterações ambientais e da influência humana na biodiversidade a nível global”, salientou Franziska Schrodt, também coordenadora deste estudo, investigadora na Universidade de Nottingham, no Reino Unido.

Musica do BioTerra : Xmal Deutschland - Augenblick

Und ich weiß
Es ist nur ein Moment, Es ist nur ein Moment
Es ist nur ein Moment, Es ist nur ein Moment

Und ich warte
Zu lang in der Zelle
Es ist nur ein Moment
Ein kurzer Moment

Und ich weiß
Tausend Hände
Tausend Worte

Und ich weiß
Tausend Hände
Tausend Worte
Die nichts halten können
Die nichts halten wollen

Und ich weiß
Als ob er nicht weiß, Als ob er nicht weiß
Und ich warte
Als ob er nicht weiß

Johan Rockström interview - Planetary boundaries, 'negative emissions', mitigation models and fairness


Johan Rockström é mais conhecido por seu trabalho no Planetary Boundary Framework e como codiretor do Potsdam Institute for Climate Impact Research. Nesta ampla conversa com Kevin Anderson, gravada na Noruega em março de 2023, eles discutem as suas respetivas opiniões sobre os riscos e desafios que enfrentamos no cumprimento dos nossos compromissos climáticos de Paris.

Referências Bibliográficas:
  1. O artigo seminal de 2009 sobre fronteiras planetárias, do qual Johan foi coautor, 'Planetary Boundaries: Exploring the Safe Operating Space for Humanity'
  2. O artigo da Nature de Lucas Chancel que Kevin menciona é 'Desigualdade global de carbono ao longo de 1990-2019'
  3. O relatório da IEA que Kevin menciona é “O 1% dos maiores emissores do mundo produz mais de 1000 vezes mais CO2 do que o 1% da base”.

terça-feira, 19 de setembro de 2023

Ukraine War History - Why it was a Predictable Bloodbath with Jeffrey Sachs


Professor de economia de renome mundial, autor de best-sellers, educador inovador e líder global em desenvolvimento sustentável.

Sachs atua como Diretor do Centro para o Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Columbia, onde ocupa o posto de Professor Universitário, o posto académico mais alto da universidade. Sachs foi Diretor do Earth Institute da Universidade de Columbia de 2002 a 2016. Ele é Presidente da Rede de Soluções de Desenvolvimento Sustentável da ONU, Copresidente do Conselho de Engenheiros para a Transição Energética, académico da Pontifícia Academia de Ciências Sociais do Vaticano. , Comissário da Comissão de Banda Larga da ONU para o Desenvolvimento, Tan Sri Jeffrey Cheah, Professor Honorário Ilustre da Universidade Sunway, e Advogado dos ODS do Secretário-Geral da ONU, António Guterres. De 2001 a 2018, Sachs serviu como conselheiro especial dos secretários-gerais da ONU, Kofi Annan (2001-7), Ban Ki-moon (2008-16) e António Guterres (2017-18).

Sachs é autor e editou vários livros, incluindo três best-sellers do New York Times: The End of Poverty (2005), Common Wealth: Economics for a Crowded Planet (2008) e The Price of Civilization (2011). Outros livros incluem To Move the World: JFK's Quest for Peace (2013), The Age of Sustainable Development (2015), Building the New American Economy: Smart, Fair & Sustainable (2017), A New Foreign Policy: Beyond American Exceptionalism (2018). ), As Eras da Globalização: Geografia, Tecnologia e Instituições (2020) e, mais recentemente, Ética em Ação para o Desenvolvimento Sustentável (2022).

Sachs recebeu em 2022 o Prémio Tang de Desenvolvimento Sustentável e foi co-recebedor do Prémio Blue Planet 2015, o principal prémio global para liderança ambiental. Ele foi nomeado duas vezes entre os 100 líderes mundiais mais influentes da revista Time. Sachs recebeu 42 doutorados honorários e seus prémios recentes incluem o Prêmio Tang de Desenvolvimento Sustentável de 2022, a Legião de Honra por decreto do Presidente da República da França e a Ordem da Cruz do Presidente da Estónia.

Antes de ingressar na Columbia, Sachs passou mais de vinte anos como professor na Universidade de Harvard, mais recentemente como Professor Galen L. Stone de Comércio Internacional. Natural de Detroit, Michigan, Sachs recebeu seu bacharelado, mestrado e doutorado, diplomas em Harvard.

O discurso sobre o estado da União de Ursula von der Leyen esconde retrocessos, atrasos e promessas quebradas


Promessas não cumpridas
1. Futuro livre de tóxicos: Ao adiar a revisão do REACH, o regulamento da UE relativo aos produtos químicos, a Comissão está a apoiar o modelo de crescimento ultrapassado que deixa para trás os cidadãos e as gerações futuras. Tal como mostram os escândalos do PFAS, os atrasos na reforma da regulamentação dos produtos químicos causam sofrimento e doenças, e impedem a indústria da UE de se tornar líder mundial na produção limpa.

2. Alimentação Sustentável: A Estratégia do Prado ao Prato da UE comprometeu-se com uma Lei de Sistemas Alimentares Sustentáveis. O atual sistema alimentar causa poluição, dietas inadequadas e desigualdade. A promessa de consertar isso ainda não foi cumprida.

3. Transição energética: As concessões às indústrias do hidrogénio e nuclear nos regulamentos sobre energias renováveis ​​e nos atos delegados sobre o hidrogénio dão prioridade aos lucros das grandes empresas de energia em detrimento das energias renováveis ​​e da modernização da rede. Recursos valiosos são desviados, em vez de se concentrarem no combustível do futuro: a electricidade renovável.

4. Matérias-primas críticas: A UE prometeu reduzir a dependência de fornecedores estrangeiros de terras raras com padrões elevados. A ausência de compromissos vinculativos, como o Consentimento Livre, Prévio e Informado, levanta preocupações sobre o consentimento dos povos indígenas.

5. Restauração da Natureza: Enquanto o discurso de Ursula von der Leyen fala da importância da natureza e dos ecossistemas, o Parlamento Europeu eviscerou a sua legislação. Os trílogos devem restaurar a ambição da Lei de Restauração da Natureza.

6. Acesso à justiça: Apesar das promessas, a Comissão não introduziu uma diretiva prometida para garantir o acesso mínimo à justiça para questões ambientais nos Estados-Membros. Também não conseguiu garantir o acesso à justiça para as propostas Fit for 55, minando a política climática e favorecendo a indústria em detrimento da governação ambiental.

7. Bem-estar animal: Milhões de animais sofrem diariamente num sistema ultrapassado. A Comissão comprometeu-se a atualizar a legislação relativa ao bem-estar dos animais, mas parece estar a ignorar este compromisso, apesar de 1,4 milhões de cidadãos apoiarem a iniciativa “End the Cage Age”.

segunda-feira, 18 de setembro de 2023

Ondas de calor no mar têm maior impacto entre os 50 e os 250 metros


Os efeitos das ondas de calor marinhas são mais intensos entre os 50 e os 250 metros do que nas águas mais superficiais, concluíram investigadores da Universidade do Algarve, alertando que isso representa um maior risco para a biodiversidade.

Num estudo publicado na revista científica Nature Climate Change, a equipa de trabalho liderada por investigadores do Centro de Ciências do Mar (CCMAR) da Universidade do Algarve (UAlg) sustenta que a duração e intensidade das ondas de calor marinhas “podem persistir durante mais tempo em águas mais profundas” e que “a biodiversidade subsuperficial pode estar sujeita a um maior risco” devido à alteração da temperatura.

“Até agora, as previsões e os impactos destes eventos têm-se centrado na superfície do mar, no entanto, observações localizadas sugerem que as ondas de calor marinhas podem ocorrer abaixo da superfície e persistir durante anos”, alertaram os investigadores, num comunicado em que a UAlg dá conta da publicação do estudo.

A UAlg destaca que a investigadora do CCMAR Eliza Fragkopoulou e a restante equipa recorreram a “observações da temperatura do mar a nível global e dados de reanálise”, de “previsões meteorológicas passadas” com “modelos meteorológicos modernos”, para estimar a duração e a intensidade das ondas de calor marinhas.

A análise abrangeu o período entre 1993 e 2019 e profundidades até 2.000 metros, permitindo aos investigadores descobrir que “a maior intensidade das ondas de calor marinhas não se verifica à superfície, mas sim na subsuperfície, especificamente entre 50 e 250 metros de profundidade”.

“Contra as nossas expectativas iniciais, descobrimos que as ondas de calor marinhas são mais intensas abaixo da superfície e que a sua duração pode duplicar, quando comparadas com a superfície”, constatou Eliza Fragkopoulou.

Os autores do estudo cruzaram depois os dados da temperatura com a distribuição das espécies marinhas e concluíram que “a biodiversidade subsuperficial poderia estar em risco, devido a uma maior intensidade cumulativa (indicador de stresse térmico) das ondas de calor nos primeiros 250 metros” do mar.

“Em todo o mundo, identificámos regiões de maior risco para a biodiversidade marinha, incluindo partes significativas dos oceanos Índico e Atlântico Norte, onde a elevada intensidade cumulativa das ondas de calor coincide com áreas onde se prevê uma elevada sensibilidade das espécies ao stresse térmico”, explicou Jorge Assis, investigador do CCMAR que liderou a investigação.

Os investigadores alertaram para a necessidade de desenvolver mais investigação neste âmbito, devido ao aumento da intensidade e frequência das ondas de calor no mar, causadas pelas alterações climáticas e o aquecimento global.

“Espera-se que os eventos extremos de temperatura redistribuam as espécies marinhas, levando-as da superfície para o oceano profundo. No entanto, existem outros fatores que podem impedir essa redistribuição, com consequências imprevisíveis”, advertiu Miguel Bastos Araújo, do National Museum of Natural Sciences (MNCN-CSIC), que também integrou a equipa de investigadores.

domingo, 17 de setembro de 2023

Documentário: Requiem for the American Dream with Noam Chomsky


Requiem para o Sonho Americano é o discurso definitivo com Noam Chomsky, amplamente considerado como o mais importante intelectual vivo, sobre a característica definidora do nosso tempo – a concentração deliberada de riqueza e poder nas mãos de um grupo seleto. Através de entrevistas filmadas ao longo de quatro anos, Chomsky revela os princípios que nos levaram à encruzilhada de uma desigualdade historicamente sem precedentes - traçando meio século de políticas destinadas a favorecer os mais ricos em detrimento da maioria - ao mesmo tempo que olha para trás, para o seu próprio vida de ativismo e participação política. Profundamente pessoal e instigante, Chomsky fornece uma visão penetrante sobre o que pode muito bem ser o legado duradouro do nosso tempo: a morte da classe média e o canto do cisne da democracia em funcionamento. Um poderoso lembrete de que o poder, em última análise, está nas mãos dos governados, REQUIEM é obrigatório para todos os que mantêm a esperança numa participação partilhada no futuro.

Elon Musk- o Imperador do séc. XXI


Musk é um perigo para o mundo… Vale a pena ler.
A questão foi colocada por Elon Musk a Walter Isaacson, cuja biografia de Musk deverá ser publicada na próxima semana. Refere-se à Ucrânia e às questões sobre se Musk ordenou o encerramento do seu sistema de Internet Starlink para evitar que fosse usado num ataque potencialmente humilhante à frota russa do Mar Negro pelas forças ucranianas. Musk nega ter feito isso.
É Musk quem possui o Twitter/X, e em breve será, sem dúvida, uma força na IA, e quem usará todo o seu poder para garantir que a estrutura ética que as mídias sociais e a IA habitam não será “wake” – ou seja, desperta para justiça racial e social, e ficará bem, algo bem menos humano, agradável e seguro. 
 Artigo [Independent]
Outras corporações: Boring Company e Neuralink

Elon Musk - o eugénico sucessor de Hitler

A Eugenia foi uma corrente científico-filosófica inventada por Francis Galton em 1883, inspirada na Teoria da Evolução de Charles Darwin. Basicamente, admitia que havia raças superiores e que era possível fazer o melhoramento genético humano de forma artificial tal como se faz com os cães. Hitler levou esse pensamento à arte pérfida do extermínio humano de judeus, ciganos e outros grupos étnicos que não encaixassem na sua ideia da raça superior ariana, à qual ele próprio dificilmente pertenceria segundo os seus padrões de selecção. Mas a eugenia não foi inventada por Galton, na verdade é praticada desde tempos imemoriais mas teve o seu apogeu com a expansão marítima europeia, Portugal incluído, em que as "raças inferiores" que os europeus iam encontrando pelo mundo eram escravizadas ou chacinadas como simples animais inumanos. Claro que Darwin não advogava essa atitude e tratou-se de um aproveitamento do seu pensamento sobre a evolução das espécies.
Passado todo este tempo, eis que o homem mais rico do mundo, reconhecido misógino e pessoa sem escrúpulos, vem agora advogar que os mais inteligentes tenham mais filhos como ele, que já tem 11 mas que para ele são só números e alguns até o rejeitam como pai. Se houvesse eugenia para os pais, era capá-lo e coser-lhe a boca!
Artigo [Público]