segunda-feira, 30 de novembro de 2009
Uso de telemóveis, linhas de muito alta tensão e as antenas, o cancro e outros efeitos- o relatório Bioiniciative de 2007
Os investigadores apresentam informação detalhada sobre os efeitos nefastos na saúde quando as pessoas estão expostas a radiação electromagnética centenas ou mesmo milhares de vezes abaixo dos limites actualmente estabelecidos pela Comissão de Comunicações Federal (norte-americana) e pelo Comité Internacional Europeu para a Protecção de Radiações Não-Ionizantes (ICNIRP, na sigla inglesa).
Os autores analisaram mais 2.000 estudos científicos e concluíram que os limites de segurança existentes são desadequados.
O relatório documenta preocupações crescentes relacionadas com a leucemia em crianças (devido a linhas eléctricas), tumores cerebrais e neuromas acústicos (tumores do nervo auditivo), relacionados com telemóveis e telefones sem fios, e doença de Alzheimer.
Existem evidências de que os campos electromagnéticos (CEM) são um factor de risco para o desenvolvimento de cancro em crianças e adultos, salienta o documento.
O especialista em saúde pública e co-autor do relatório David Carpenter, director do Instituto de Saúde e Ambiente da Universidade de Albany, afirmou que o estudo é um alerta para os efeitos da exposição a longo prazo aos campos electromagnéticos. É necessário um bom plano de saúde pública para prevenir o cancro e as doenças neurológicas ligadas à exposição a linhas eléctricas e outras fontes de CEM.
As questões relacionadas com CEM e linhas eléctricas surgiram pela primeira vez em 1979, quando quando uma especialista em saúde pública e um engenheiro eléctrico constataram que as crianças que viviam em áreas próximas de linhas eléctricas e postos de transformação tinham duas a três vezes mais probabilidade de desenvolver leucemia .
Lennart Hardell, professor do hospital universitário de Orebro (Suécia) e especialista em tumores cerebrais afirmou que a evidência de riscos associadas ao uso prolongado de telemóveis ou telefones sem fios já é muito forte, quando se analisam as pessoas que usam estes aparelhos há dez ou mais anos e quando são usados, sobretudo, num só lado da cabeça.
Um resumo dos vários estudos sobre tumores cerebrais mostra um aumento de 20 por cento dos riscos relacionado com dez anos de utilização. Mas o risco aumenta para 200 por cento quando os aparelhos são essencialmente usados num só lado da cabeça
Outro alerta vai para as tecnologias sem fios que usam radiofrequência para enviar e-mails e comunicações de voz e que são milhares de vezes mais fortes do que os níveis identificados estando associados a sintomas físicos, incluindo dores de cabeça, fadiga, sonolência, tonturas, alterações da actividade cerebral e falta de memória e concentração.
Os cientistas revelam que estes efeitos podem ocorrer mesmo com pequenos níveis de exposição, se acontecer numa base diária, sendo as crianças mais vulneráveis.
O relatório conclui que os dados actuais, embora limitados, são suficientemente preocupantes para questionar a fundamentação científica dos limites de segurança em vigor.
A Agência Europeia do Ambiente (AEA), que foi parceira neste estudo, recomenda igualmente a adopção do princípio de precaução.
Existem muitos exemplos em que o princípio de precaução não foi assumido no passado e que resultaram em danos sérios e, muitas vezes, irreversíveis para a saúde e o ambiente, declarou Jacqueline McGalde, directora executiva da AEA, recomendando a adopção de acções para evitar ameaças sérias, potenciais e plausíveis, para a saúde devido a presença de campos electromagnéticos.
[Lusa, 4 de Outubro de 2007]
domingo, 29 de novembro de 2009
Denez Prigent and Lisa Gerrard - An Hini A Garan
An hini a garan, gwechall bihan er gêr
Pa oamp tostig an eil, an eil ouzh egile
Va c'halon ne gare, gare nemet unan
Pa oan bihan er gêr an hini a garan
An hini a garan, 'm eus kollet da viken
'Mañ degouezhet pell ha ne zistroio ken
Ha setu ma kanan, kanan keti ketañ
Ha setu ma kanan d'an hini a garan
An hini a garan, un deiz 'n eus va losket
Aet eo d'ar broioù pell, d'ur vro n'an'vezan ket
Aet eo d'ar broioù pell da c'hounit e vara
Kollet, kollet un deiz, an hini a garan
In English:
The one I love, before, when we were little at home
when we were so near to each other
My heart was loving ony one
When I was little at home, the one I love
The one I love, I lost forever
Gone far away and will never come back
And this is what I sing for the one I love
The one I love one day left me
For a far away land
A land that I don't know
Lost, lost one day, the one love
sexta-feira, 27 de novembro de 2009
quinta-feira, 26 de novembro de 2009
Bill Russell e os 3R para a redução de testes em animais
Ver a seguinte listagem de artigos científicos que confirmam a regra dos 3R
Eis 2 pdf de Michael Festing comprovando que é possível fazer estudos toxicológicos, farmacêuticos recorrendo a estatísticas e a uma maior eficácia factorial nos desenho experimentais, limitando o uso de animais.
Reducing the use of laboratory animals in biomedical research
Using of factorial designs to optimize animal experiments
quarta-feira, 25 de novembro de 2009
Nesta Semana Europeia da Prevenção da Produção de Resíduos: Capannori, pioneira no “lixo zero”
Capannori, na Toscânia, em Itália, é um lugar onde o lixo é um verdadeiro activo. Isto porque a vila adoptou a política lixo zero: graças à recolha a domicílio e às políticas de redução dos detritos, conseguiu-se chegar à impressionante taxa de reciclagem de 82%. O objectivo é chegar aos 100% em 2020. Neste esforço, participam quase todos os 46.000 habitantes da vila.
Todos os dias, 40 veículos a gás e electricidade percorrem os vários bairros da vila para recolher o lixo. Esta actividade emprega 40 pessoas. Os habitantes foram formados para utilizar as políticas do lixo zero e têm uma redução de 20%no imposto sobre os detritos. Todos os dias, recolhem um tipo de lixo diferente.
Graças à triagem, foram poupadas 100.000 árvores e a emissão de mais de 9000 toneladas de CO2, no ano passado. Capannori recebeu 340.000 euros da reciclagem de papel. A reciclagem de outros materiais é feita a custo zero e a de materiais orgânicos faz-se a 80 euros por tonelada.
De 2004 a 2007 foram recicladas 56.000 toneladas de lixo e, só em 2007, o número atingiu as 16.000 toneladas. Esta política é eficaz, em termos de custos, como explica um vereador de Capannori. O gasto com a incineração teria sido muito maior.
Com a redução do lixo foram criados, por exemplo, equipamentos que permitem às pessoas encher garrafas com detergente nas próprias lojas. O mesmo acontece com o leite. Um produtor local criou um ponto de distribuição, em que o leite se vende a um euro por litro. É mais barato para os consumidores, ajuda a economia local e reduz o número de garrafas.
A cadeia de reciclagem fica completa com uma rede de centros, onde as pessoas podem levar os objectos mais pesados ou volumosos e em troca recebem um cheque, cujo montante depende da quantidade de lixo que reciclam ao longo do ano. Aqui, cada um tem o seu papel.
O que é a Semana Europeia da Prevenção dos Resíduos (EWWR)?
A nível nacional a Semana Europeia da Prevenção da Produção de Resíduos EWWR é promovida pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e pelo Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto (LIPOR).
terça-feira, 24 de novembro de 2009
segunda-feira, 23 de novembro de 2009
Antes de destruírem a próxima teia de aranha vejam isto...
Com muita informação sobre a biologia das aranhas e contos. Em Francês. Um bom recurso educativo para os Professores de Francês e um contributo dos mesmos para a área de Ciências e Educação Ambiental.
domingo, 22 de novembro de 2009
Nomeações para os Prémios Angry Mermaid Award - fase de votações , até 13 de Dezembro
American Coalition for Clean Coal Electricity (ACCCE)
Nominated for being embroiled in a fake lobbying scandal against the US Climate Bill and for trying to hide the extent of its lobbying activities
Read more about this nominee | vote
American Petroleum Institute (API)
Nominated for organising an astroturf campaign against the US Climate Bills. In August 2009, a leaked memo from the API revealed it had invited its membership to attend a series of rallies in 20 key states, in order to give the impression of a groundswell of grassroots opposition to the climate legislation.
Read more about this nominee | vote
European Chemical Industry Council (CEFIC)
Nominated for successfully lobbying for free allowances under the EU Emissions Trading Scheme and for pushing to weaken EU and international climate policies.
Read more about this nominee | vote
International Air Transport Association (IATA)
Nominated for leading lobbying efforts by the major airlines against climate legislation and for issuing misleading and meaningless pledges on reducing emissions.
Read more about this nominee | vote
International Emissions Trading Association (IETA)
Nominated for promoting a global market for greenhouse gas emissions, including the use of offsetting through the Clean Development Mechanism (CDM), even though this currently cannot guarantee emission reductions.
Read more about this nominee | vote
Monsanto and the Round Table on Responsible Soy (RTRS)
Nominated for lobbying for RoundupReady (RR) soy to be considered a climate-friendly crop that is eligible for carbon credits and subsidies under the Clean Development Mechanism (CDM); and for pushing for meaningless responsible label for RoundupReady soy, which could be used to certify sustainable agrofuels.
Read more about this nominee | vote
Royal Dutch Shell
Nominated for actively investing in the energy-intensive tar sands, at the same time as pushing unproven Carbon, Capture and Storage (CCS) technology as a solution to climate change, whilst undermining initiatives to reduce CO2 emissions.
Read more about this nominee | vote
Sasol
Nominated for its national and international lobbying campaign to promote Carbon Capture and Storage (CCS) as a clean solution to the dirty business of producing liquid fuels from coal and gas.
Read more about this nominee | vote
sábado, 21 de novembro de 2009
Fala mais alto e muda as mudanças climáticas
Para saber mais
Página Oficial:
Yann Arthus-Bertrand
sexta-feira, 20 de novembro de 2009
Cultivo de transgénicos aumenta drasticamente o uso de pesticidas nos EUA, diz relatório
Biografia de Carl Sagan e Citação
quinta-feira, 19 de novembro de 2009
O Planeta Terra 2009 está a chegar a Lisboa
|
Promovido pelo Governo Português, o Planet Earth 2009 será realizado em Lisboa, de 20-22 de Novembro de 2009. Este evento (PELE2009) manifesta não só os efeitos do Ano Internacional do Planeta Terra (AIPT), durante o seu período de vigência, mas também as iniciativas que surgem do legado do Ano Internacional do Planeta Terra.
O Ano Internacional do Planeta Terra (IYPE) é uma iniciativa conjunta da União Internacional das Ciências Geológicas (IUGS) e da UNESCO e foi proclamado pela Assembleia Geral da ONU como o Ano Internacional das Nações Unidas para o Planeta Terra. O AIPT apelou aos decisores e ao público em geral, através de um grande número de eventos nacionais e internacionais ao longo do triénio (2007-2009), sobre como o conhecimento geocientífico em geral pode ajudar na construção de um planeta mais saudável e de uma sociedade mais próspera e global.
Após consultar um dos Comités Nacionais mais bem sucedidos – o Comité Nacional de Portugal – ficou acordado que Portugal seria o país anfitrião desse evento: Planet Earth Lisbon 2009 (PEL 2009).
O Presidente da República e vários Ministros do Governo Português apoiaram generosamente este evento. O Ministério da Economia e Inovação ofereceu as suas instalações para acolher o Secretariado do IYPE que irá funcionar como uma agência do Secretariado IYPE sedeado em Trondheim, na Noruega, sob a supervisão do Director-Executivo do Secretariado para o Ano Internacional do Planeta Terra.
O Planet Earth Lisbon 2009 pretende reunir cientistas, políticos e industriais para comemorar o encerramento do Triénio do Ano Internacional do Planeta Terra (2007-2009), para avaliar os resultados do IYPE e, ainda para, olhando para o futuro, lançar novas iniciativas baseadas no legado do Ano. Este último objectivo irá dominar o Evento e reflecte-se no logótipo e no título do PEL 2009: Planeta Terra, Presente para o Futuro!
Além disso, o Planet Earth Lisbon 2009 pretende discutir três temas próximos da essência do IYPE e que são exemplo do Desenvolvimento Sustentável: Energias Renováveis, Gestão Sustentável de Solos e Recursos Hídricos, e Oceanos. Estes temas serão discutidos do ponto de vista político, científico e industrial. Por fim, ao convidar dois estudantes de cada um dos 80 países que constituíram Comités Nacionais para o IYPE, os organizadores do Evento destacam a importância das próximas gerações no cumprimento dos objectivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas.
Os convites para esta Celebração Mundial do Planeta Terra foi ainda estendida a todos os Chefes de Estado, Ministérios e membros das Nações Unidas, para além da já referida participação de 80 Comitês Nacionais para o AIPT e cerca de 160 estudantes de todo o mundo (2 por Comité Nacional).</div>
quarta-feira, 18 de novembro de 2009
Segurança climática, os maiores emissores e o número 350,
Os maiores emissões de CO2
[EcoDebate] O conceito de segurança climática surgiu em 2006. Como parte das agendas internacionais é de fundamental importância à compreensão da questão governativa ambiental. Segundo os pesquisadores, entende-se por segurança climática a manutenção da estabilidade relativa ao clima global decisiva para a construção da civilização desde o fim do último período glacial há 12.000 anos.
Segurança climática, ainda segundo alguns pesquisadores, pode significar o desenvolvimento de uma arquitectura global governativa das mudanças climáticas que impulsionam a mitigação das alterações climáticas provocadas pelo ser humano.
terça-feira, 17 de novembro de 2009
Difundam amplamente / Até 7 dezembro participem/Não nukes-niques o clima!
Comece a agir desde já!
Assine a petição!segunda-feira, 16 de novembro de 2009
Raise Your Voice and be part of COP15 - videos
domingo, 15 de novembro de 2009
sábado, 14 de novembro de 2009
sexta-feira, 13 de novembro de 2009
Livro: "O Império Acabou. E Agora?" - Diálogos com Agostinho da Silva
quinta-feira, 12 de novembro de 2009
Fotojornalismo - Uma foto de James Nachtwey
my testimony. The events I have recorded should
not be forgotten and must not be repeated.
~James Nachtwey~
James Nachtweyquarta-feira, 11 de novembro de 2009
Momentos de relaxamento: Zefrank (fazer flocos de neve, entre outros brinquedos interactivos)
• meditation flowers
• frog
• string spin
• carol maker
• flake maker
• the scribbler
• 5sec doodle
• dtoyvsbyokal
• your mama
• puppets
• flowers
• snm#1
• sequencer
• gyro
• bug
• for shelda's mom
• build yer own
• matrix
• oranges
• quotes
• what we want
• googly
• babypics
• letters 1.2
• web noise
• kal#2
terça-feira, 10 de novembro de 2009
Documentário sobre Pierre Dansereau - An Ecology of Hope
Dansereau propõe a soma efectiva das ciências naturais e humanas e avalia o pensamento ecológico como a melhor representação dessa união. A inclusão urbana no conceito de ecossistema; a expansão dos tradicionais níveis tróficos (diferentes níveis das teias alimentares); o impacto humano no meio ambiente e propostas de divisão de recursos naturais.
Sobre Pierre Dansereau
segunda-feira, 9 de novembro de 2009
Possibilities
Soundtrack by Michael Madill
domingo, 8 de novembro de 2009
Ainda os cravos transgénicos - vale a pena as petições
sábado, 7 de novembro de 2009
Lançamento do sítio Climate Action Tracker
sexta-feira, 6 de novembro de 2009
Dia Internacional para a Prevenção da Exploração do Meio Ambiente em Tempos de Guerra e Conflito Armado
Resolução 56/4 da AG da ONU que implementa o Dia Internacional para a Prevenção da Exploração do Meio Ambiente | ONU [en] DESCARREGAR
Dia Internacional para a Prevenção da Exploração do Meio Ambiente em Tempos de Guerra e Conflito Armado | Organização das Nações Unidas [en]
Maurizio Pallante sobre a economia mundial (em português)
quinta-feira, 5 de novembro de 2009
quarta-feira, 4 de novembro de 2009
Morreu Levi-Strauss- documentário sobre a sua obra "Os Tristes Trópicos"
terça-feira, 3 de novembro de 2009
segunda-feira, 2 de novembro de 2009
Um jovem do Malawi, os moínhos de vento e o papel das redes sociais
domingo, 1 de novembro de 2009
0 emissões,1 ano, 2 amigos, 3 continentes,4 rodas
Partiram dia 20 de Setembro 2009 pelas 8h30 no Marquês de Pombal.