quinta-feira, 31 de outubro de 2019

Múscia do BioTerra: Clan OF Xymox - All I Have


I 'm anxious and distraught for the last few days
Now there's nothing of the sort that makes it all right
This moment I am compelled to go off the deep end
I clutch at every straw , my heart is sinking

I give it one more try, I give it all I can
I never wanted more, I give it one more shot
I give it all I have to make things right

What scope is there left? Where is the hope then?
I've heard it all before when life is measured
A slow and tame despair is inside all of us
Your passionate old dreams sometimes you cry for

I give it one more try, I give it all I can
I never wanted more, I give it all I have
I give it one more shot to make things right

Little else we can cherish, little else is not enough
A glimpse, a glimpse of heaven
How can I see the stars?
As all others do, as all others do
As all others do , as all others do

I give it one more try, I give it all I can
I won't fail once more
Take the bull by the horns
Try my luck once more
To make things right
Again

terça-feira, 29 de outubro de 2019

Quando Idiot Savants fazem economia climática


WILLIAM NORDHAUS, QUE completou 82 anos este ano, foi o primeiro economista do nosso tempo a tentar quantificar o custo das alterações climáticas. A sua magia na modelação climática, que lhe valeu o Prémio Nobel Memorial em Ciências Económicas em 2018, fez dele um dos pensadores mais importantes do mundo. As suas ideias foram adoptadas pelo Painel Intergovernamental sobre Alterações Climáticas, pela Agência de Protecção Ambiental dos EUA, por gestores de risco globais, pela indústria de serviços financeiros e por universidades de todo o mundo que ensinam economia climática. O trabalho de Nordhaus poderá literalmente afectar a vida de milhares de milhões de pessoas. Isto acontece porque a sua quantificação dos custos imediatos da acção climática - em comparação com os danos económicos a longo prazo da não acção - é a base de propostas-chave para mitigar as emissões de carbono. Não é exagero sugerir que o destino das nações e de uma parcela considerável da humanidade depende de as suas projeções estarem corretas.

O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas assumiu que Nordhaus é confiável. Os modelos de avaliação integrada utilizados no IPCC baseiam-se nas visões Nordhausianas de adaptação ao aquecimento que reduz apenas marginalmente o produto interno bruto global. Se o PIB futuro for pouco afetado pelo aumento das temperaturas, haverá menos incentivos para os governos mundiais agirem agora para reduzir as emissões.

Os modelos de Nordhaus dizem-nos que com um aumento de temperatura entre 2,7 e 3,5 graus Celsius, a economia global atinge uma adaptação “óptima”. O que é óptimo neste cenário é que os combustíveis fósseis possam continuar a ser queimados até finais do século XXI, impulsionando o crescimento económico, o emprego e a inovação. A humanidade, afirma Nordhaus, pode adaptar-se a esse aquecimento com investimentos modestos em infra-estruturas, mudanças sociais graduais e, nos países desenvolvidos ricos, com pouco sacrifício. Ao mesmo tempo, a economia mundial expande-se com a expulsão de mais carbono.

Acontece que os seus modelos têm falhas fatais e um número crescente de colegas de Nordhaus repudia o seu trabalho. Joseph Stiglitz, antigo economista-chefe do Banco Mundial e professor de economia na Universidade de Columbia, disse-me recentemente que as projecções de Nordhaus estão “extremamente erradas”. Stiglitz destacou como especialmente bizarra a ideia de que a optimização da economia mundial ocorreria com um aquecimento de 3,5 C, o que os cientistas físicos dizem que produziria o caos global e uma espécie de genocídio climático nas nações mais pobres e mais vulneráveis.

Num artigo de jornal publicado no ano passado, Stiglitz e os co-autores Nicholas Stern e Charlotte Taylor, do Instituto Grantham de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas e Meio Ambiente da Escola de Economia e Ciência Política de Londres, declararam que os modelos de avaliação integrados Nordhausianos são “inadequados para capturar incertezas profundas e risco extremo.” Eles não conseguem incorporar “a perda potencial de vidas e meios de subsistência em imensa escala e a transformação e destruição fundamentais do nosso ambiente natural”.

A mudança climática é um dos casos, disseram-me Stiglitz e Stern por e-mail, em que “é geralmente aceito que há um risco extremo – sabemos que há alguns eventos realmente extremos que podem ocorrer – e sabemos que não podemos fingir (ou seja, aja como se) soubéssemos as probabilidades. O trabalho de Nordhaus não leva em conta adequadamente nem o risco extremo nem a incerteza profunda.”

Por outras palavras, o economista que foi abraçado como um guia pela instituição global encarregada de guiar a humanidade através da crise climática, que foi galardoado com um Nobel pelos custos climáticos, que é amplamente festejado como o decano da sua área, não não sei do que ele está falando.

ENTRE A MAIORIA DOS CIENTISTAS, é uma loucura discutir a otimização de qualquer coisa em qualquer lugar quando o globo atinge um aquecimento de até 2°C. Os pesquisadores climáticos Yangyang Xu e Veerabhadran Ramanathan, num artigo amplamente citado de 2017, definiu um aquecimento de 1,5 C como “perigoso” e 3 C ou mais como “catastrófico”, enquanto acima de 5 C foi “além de catastrófico”, com consequências que incluem “ameaças existenciais”. O falecido Will Steffen, um pensador pioneiro de sistemas terrestres, alertou juntamente com muitos dos seus colegas que 2°C era um marcador crítico. Com um aquecimento de 2°C, poderíamos “ativar outros elementos de ruptura numa cascata em forma de dominó que poderia levar o sistema terrestre a temperaturas ainda mais elevadas”. Essas “cascatas de desmoronamento” poderiam levar rapidamente a “condições que seriam inóspitas para as sociedades humanas atuais”, um cenário conhecido como Terra-estufa.

Mas o caminho para a estufa da Terra será longo e torturante. Quando o entrevistei em 2021, Steffen, que morreu em Janeiro passado aos 75 anos, estava preocupado com o “colapso a curto prazo” do sistema alimentar global. A seca e o calor já reduziram a produção global de cereais em até 10% nos últimos anos, segundo Steffen. “Os choques alimentares provavelmente ficarão muito piores”, escreveu ele em um artigo de 2019Abre em uma nova abaem coautoria com Aled Jones, diretor do Global Sustainability Institute da Anglia Ruskin University. “O risco de falha de vários celeiros está a aumentar e aumenta muito mais rapidamente para além dos 1,5 C de aquecimento global. … Tais choques representam ameaças graves – aumento vertiginoso dos preços dos alimentos, agitação civil, grandes perdas financeiras, fome e morte.”

Num relatório de 2022 “Fim do Jogo Climático: Explorando Cenários Catastróficos de Mudanças Climáticas”, 11 importantes cientistas de sistemas terrestres e climáticos, entre eles Steffen, concluíram que há “amplas evidências de que as mudanças climáticas podem se tornar catastróficas… mesmo em níveis modestos de aquecimento”. De acordo com o relatório:

As alterações climáticas podem exacerbar as vulnerabilidades e causar múltiplas tensões indirectas (tais como danos económicos, perda de terras e insegurança hídrica e alimentar) que se fundem em falhas síncronas em todo o sistema. …É plausível que uma mudança repentina no clima possa desencadear falhas nos sistemas que desestruturam sociedades em todo o mundo.

O que estes cientistas descrevem é um colapso civilizacional global, possivelmente durante a vida de um leitor jovem ou mesmo de meia-idade deste artigo.

De acordo com o relatório “Climate Endgame”, a actual trajectória das emissões de carbono coloca o mundo no caminho para um aumento da temperatura entre 2,1 C e 3,9 C até 2100. Esta é uma perspectiva horrível. Os analistas de sistemas terrestres dizem-nos que as terras habitáveis ​​e cultiváveis ​​num regime de aquecimento de 3 C a 4 C seriam tão reduzidas e os serviços ecossistémicos tão prejudicados que a morte de milhares de milhões de pessoas poderia ocorrer nas próximas oito décadas ou menos .

Números terríveis são divulgados. Mas os cientistas querem dizer o que dizem. Kevin Anderson, professor de energia e alterações climáticas na Universidade de Manchester, no Reino Unido, e na Universidade de Uppsala, na Suécia, afirma que “algo como 10% da população do planeta – cerca de meio bilhão de pessoas – sobreviverá se as temperaturas globais subirem 4ºC”. .” Ele observa, com um pouco de esperança, que “não extinguiremos todos os seres humanos, pois algumas pessoas com o tipo certo de recursos podem colocar-se nas partes certas do mundo e sobreviver. Mas acho que é extremamente improvável que não teríamos mortes em massa a 4°C.”

Johan Rockström, diretor do Instituto Potsdam para Pesquisa do Impacto Climático, na Alemanha, e pesquisador líder em pontos de inflexão climáticos e “fronteiras seguras” para a humanidade, projeta que, num mundo 4°C mais quente, “é difícil ver como poderíamos acomodar um bilhão de pessoas. pessoas ou até metade disso.” A população global é hoje de 7,6 mil milhões, com 80 milhões de pessoas acrescentadas todos os anos.

Em contrapartida, quando Nordhaus analisou os efeitos do aquecimento de 6°C, não previu horror. Em vez disso, deveríamos esperar “danos” entre 8,5 por cento a 12,5 por cento do PIB mundial ao longo do século XXI. Escrevendo no Jornal Económico, Stern esclareceu Nordhaus nos termos mais duros: “Poderíamos ver mortes em grande escala, migração de milhares de milhões de pessoas e conflitos graves em todo o mundo”, escreveu ele. “É profundamente implausível que números em torno de 10% do PIB ofereçam uma descrição sensata do tipo de perturbação e catástrofe que um aquecimento de 6°C poderia causar.”

Num e-mail para o The Intercept, Nordhaus caracterizou as críticas dos seus colegas como “uma descrição distorcida e imprecisa do trabalho e dos meus pontos de vista. Há muito que apoio a precificação do carbono e a [investigação e desenvolvimento] centradas no clima, que são fundamentais para abrandar as alterações climáticas. As propostas nos meus escritos apontaram para metas que são MUITO mais ambiciosas do que as políticas actuais.” Ele se recusou a entrar em detalhes sobre quaisquer distorções ou imprecisões.

PARA COMPREENDER A lacuna entre os cientistas climáticos e os economistas climáticos, é preciso primeiro compreender que a maioria dos economistas — as pessoas que chamamos de economistas convencionais ou neoclássicos — têm pouco conhecimento ou interesse em como as coisas realmente funcionam no planeta Terra. O problema da sua ignorância ecológica começa como uma questão de formação na universidade, onde um típico curso de licenciatura em economia prepara os estudantes para uma vida inteira de ignorância abjecta sobre os fundamentos complexos da coisa chamada “mercado”.

Comece com o seu livro típico para a ciência sombria – digamos, o livro definitivo de Paul Samuelson, co-escrito com Nordhaus, intitulado “Economia”. O livro é considerado “o porta-estandarte” dos “princípios da economia moderna”. Você encontrará em suas páginas um diagrama de fluxo circular que mostra “famílias” e “empresas” trocando dinheiro e bens. Isso é chamado de mercado. As famílias são proprietárias da terra, do trabalho e do capital, que vendem às empresas para a fabricação de bens. As famílias compram então os bens, enriquecendo as empresas, o que permite às empresas comprar mais terra, mão-de-obra e capital, enriquecendo as famílias. A quantidade no diagrama de fluxo, em circunstâncias ideais, está sempre em expansão: os lucros das empresas crescem e também o rendimento das famílias.

Um sistema fechado, simples e imperturbável, mas também ridículo, fantástico, um conto de fadas. No diagrama de fluxo circular da economia padrão, nada entra de fora para mantê-lo fluindo e nada sai como resultado do fluxo. Não há entradas de recursos do meio ambiente: não há petróleo, carvão ou gás natural, não há minerais e metais, não há água, solo ou alimentos. Não há saídas para a ecosfera: nem lixo, nem poluição, nem gases com efeito de estufa. Isso porque no diagrama de fluxo circular não há ecosfera, nem meio ambiente . A economia é vista como um carrossel auto-renovável e em movimento perpétuo, situado no vácuo.

“Eu ensinei aquele pequeno diagrama tolo para alunos de graduação na Universidade Estadual de Louisiana durante 30 anos”, disse-me o falecido Herman Daly, um dos grandes dissidentes da economia padrão do século 20, numa entrevista antes de sua morte aos 84 anos no ano passado. “Achei ótimo. Eu estava muito além do doutorado. antes que me ocorresse que este é um paradigma muito ruim.”

Na década de 1970, trabalhando na Universidade de Maryland, Daly foi pioneiro no campo da economia ecológica, que modela a realidade biofísica que delimita todas as economias. “A economia humana”, escreveu Daly, “é um subsistema crescente, totalmente contido e totalmente dependente da ecosfera não crescente” – uma observação de bom senso que equivaleu a uma heresia na economia dominante. Daly enfatizou que a economia depende de recursos não renováveis ​​que estão sempre sujeitos ao esgotamento e de uma biosfera funcional cujos limites precisam ser respeitados. A sua contribuição mais importante para a literatura desta economia renegada foi o seu famoso (em alguns círculos, infame) modelo de “estado estacionário” que explica os limites biofísicos ao crescimento. Daly pagou o preço da heterodoxia. Os seus colegas economistas declararam-no um apóstata.

EF Schumacher chegou a conclusões semelhantes sobre a economia dominante no seu livro de 1973 “Small Is Beautiful”, que se tornou um best-seller. “É inerente à metodologia da economia ignorar a dependência do homem do mundo natural ”, escreveu Schumacher, com ênfase sua. A economia, disse Schumacher, apenas toca a “superfície da sociedade”. Não tem capacidade de sondar a profundidade das interacções sistémicas entre a civilização e o planeta. Confrontada com os “problemas prementes da época” – os efeitos ambientais negativos do crescimento – a economia actua “como uma barreira muito eficaz contra a compreensão destes problemas, devido ao seu vício em análises puramente quantitativas e à sua tímida recusa em olhar para a realidade real”. natureza das coisas.”

A análise puramente quantitativa é a anfetamina do economista convencional. A dosagem constante mantém o lápis afiado e os olhos cegos. Não passou despercebido que as escolas de pós-graduação produzem uma espécie de vazio engenhoso nos economistas que correm até ao fim na linha de montagem das escolas. Já em 1991, um relatório de uma comissão sobre “educação de pós-graduação em economia” alertava que o sistema universitário nos Estados Unidos estava a produzir “demasiados sábios idiotas”, economistas “habilidosos em técnica mas inocentes em relação a questões económicas reais” – incapazes de , isto é, olhar para a natureza real das coisas.

ATRAVÉS DE QUE FEITIÇARIA MATEMÁTICA Nordhaus, célebre membro da elite da Ivy League, chegou a projeções que estão tão em desacordo com as dos cientistas do clima?

A resposta está em algo chamado DICE, a mãe dos modelos integrados de avaliação de custos climáticos. Significa economia climática dinâmica e integrada. Nordhaus formulou DICE pela primeira vez em 1992 e atualizou-o mais recentemente no ano passado.

No DICE, o efeito de um clima aquecido é medido apenas como uma perda (ou ganho) percentual no PIB. Presume-se que o crescimento do PIB seja “determinado exogenamente”, na linguagem da teoria económica, o que significa que persistirá a uma taxa definida ao longo do tempo, independentemente dos choques climáticos. Os cientistas dos sistemas terrestres dirão que assumir um crescimento determinado exogenamente é o cúmulo da arrogância arrogante. Em contraste, Nordhaus assegura-nos no seu modelo DICE que o crescimento continua como um Cadillac de cruzeiro na costa da Califórnia com buracos ocasionais. Mas a realidade são tempestades, deslizamentos de terra, terremotos e outros fatores nas estradas.

Esta alegre presunção de crescimento constante num futuro afectado pelo clima é o primeiro dos erros de Nordhaus, como salientam Stern e Stiglitz. “O modelo de Nordhaus não tem totalmente em conta o facto de que se não fizermos mais para evitar as alterações climáticas, as alterações climáticas afectarão as taxas de crescimento”, disseram-me por e-mail. “Teremos de gastar cada vez mais na reparação de danos, o que nos deixará cada vez menos para gastar em investimentos que promovam o crescimento.” E, acrescentam, alguns resultados decorrentes de uma acção climática fraca poderão alterar profundamente o que é possível em termos de actividade económica. Calor extremo, submersão, desertificação, furacões, etc.: Tais fenómenos meteorológicos e grandes mudanças climáticas poderão tornar grandes áreas do mundo de baixa produtividade, improdutivas ou inabitáveis.

O segundo erro de Nordhaus é o uso de fórmulas matemáticas reducionistas. Ele emprega algo chamado quadrático para calcular a relação entre o aumento das temperaturas e os resultados económicos. Entre as propriedades de uma quadrática é que ela não permite descontinuidades; não há pontos em que o relacionamento implícito na função seja interrompido. Mas funções suaves traçam progressões suaves e as alterações climáticas serão tudo menos suaves. Esses cálculos não têm em conta condições meteorológicas extremas, doenças transmitidas por vectores, deslocações e migrações, conflitos internacionais e locais, morbilidade e mortalidade em massa, queda da biodiversidade, fragilidade do Estado ou escassez de alimentos, combustível e água. Não há medição de feedbacks amplificadores e pontos de inflexão, como a perda de gelo marinho no Ártico, o desligamento de correntes oceânicas vitais, o colapso da Amazônia e assim por diante.

O terceiro erro de Nordhaus está relacionado com fórmulas igualmente simplistas. Nordhaus calcula o PIB de um determinado local como fundamentalmente relacionado à temperatura desse local. Portanto, se em 2023 houver uma certa temperatura em Londres, e o PIB em Londres for tal e tal, é razoável supor que quando a temperatura nas latitudes ao norte de Londres aumentar no futuro, o PIB aumentará para ser o mesmo que o de Londres. hoje. Faça disso o que quiser: é uma tolice em grande escala e, ainda assim, é fundamental para o modelo Nordhaus.

O quarto erro fatal que Nordhaus comete é o mais ridículo. Num artigo de 1991 que se tornou a pedra de toque para todos os seus trabalhos posteriores, ele assumiu que, como 87 por cento do PIB ocorre no que chamou de “ambientes cuidadosamente controlados” – também conhecidos como “interiores” – não será afectado pelo clima. A lista de Nordhaus de atividades internas livres de quaisquer efeitos de perturbações climáticas inclui manufatura, mineração, transporte, comunicação, finanças, seguros, imobiliário, comércio, serviços do setor privado e serviços governamentais. Nordhaus parece estar confundindo tempo com clima. Isso pode causar problemas para os planos de refeições ao ar livre em seu iate. O outro afunda o iate.

A ignorância dos sistemas tem o seu jeito de avançar, como um rolo compressor. Nordhaus opinou que a agricultura é “a parte da economia que é sensível às alterações climáticas”, mas porque representa apenas 3 por cento da produção nacional, a perturbação climática da produção alimentar não pode produzir um “efeito muito grande na economia dos EUA”. É lamentável para os seus cálculos que a agricultura seja a base da qual dependem os outros 97 por cento do PIB. Sem comida – é estranho que seja necessário reiterar isto – não há economia, nem sociedade, nem civilização. No entanto, Nordhaus trata a agricultura como indiferentemente fungível.

Esta bagunça grosseira de modelo foi o que lhe valeu o Nobel. “Isso mostra quão pouco controle de qualidade é necessário para selecionar um vencedor em economia, o fato de ele ter sido nomeado para o prémio”, disse-me Steve Keen, pesquisador da University College London e autodenominado economista renegado. Keen é autor de vários livros que questionam a ortodoxia da economia dominante. Ele foi um dos primeiros críticos dos modelos de avaliação integrada do IPCC, que devem o seu brilho optimista à metodologia de Nordhaus. No seu ensaio cáustico de 2021 “A Economia Neoclássica Terrivelmente Ruim das Mudanças Climáticas”, investigou os problemas dos modelos Nordhausianos.

“Qualquer jornalista investigativo que superasse o medo de equações e simplesmente lesse os textos de Nordhaus saberia que seu trabalho era um absurdo”, disse-me Keen. “Assumindo que 87 por cento da economia seria 'insignificantemente afectada pelas alterações climáticas' porque estas ocorrem em 'ambientes cuidadosamente controlados'?”

“Quando se trata de clima”, disse Keen, “o cara é um idiota: um sábio idiota, mas ainda assim fundamentalmente um idiota”.

E não é apenas Nordhaus. Os economistas climáticos seguiram obedientemente os seus passos e criaram modelos de custos que parecem não ter qualquer relação com as leis conhecidas da física, a dinâmica do clima ou as complexidades dos sistemas terrestres.

Um estudo de 2016 pelos economistas David Anthoff, da Universidade da Califórnia, Berkeley; Francisco Estrada, do Instituto de Estudos Ambientais de Amsterdão; e Richard Tol, da Universidade de Sussex, oferece um dos exemplos mais flagrantes do absurdo Nordhausiano. (Tol é um dos protegidos de Nordhaus, e Nordhaus está listado como revisor do artigo.) Os três acadêmicos afirmam corajosamente que o encerramento da circulação meridional de reviravolta do Atlântico, ou AMOC - um sistema terrestre de importância crucial que transporta a água equatorial quente em direção ao Ártico e água fria no sul — poderão ter efeitos benéficos na economia europeia.

Ao longo dos últimos milhares de anos, a AMOC, também conhecida como circulação termohalina, tem funcionado para manter a Europa relativamente quente no inverno devido à água quente que atrai para norte a partir do equador. A desaceleração e eventual encerramento deste sistema poderá mergulhar a Europa e vastas partes do Hemisfério Norte num frio extremo. Tal paralisação é uma probabilidade crescente à medida que o derretimento glacial se derrama no Atlântico Norte e altera o delicado equilíbrio entre água salgada e água doce que impulsiona a corrente circular.

Para Tol, Anthoff e Estrada, no entanto, o colapso de um dos sistemas terrestres que sustentam a estabilidade climática do Holoceno pode ser uma coisa boa. “Se a [AMOC] desacelerar um pouco, o impacto global será positivo de 0,2-0,3 por cento da renda”, concluíram. “Isso sobe para 1,3% para uma desaceleração mais pronunciada.” Argumentaram que, embora o aquecimento climático cozinhe o resto do mundo, os países europeus beneficiarão do efeito de arrefecimento do colapso da corrente.

Esta avaliação ensolarada é uma surpresa para James Hansen, pai da ciência climática, que calculou que um enorme diferencial de temperatura entre os pólos e o equador ocorreria com um encerramento da AMOC, produzindo supertempestades de imensa fúria em todo o Oceano Atlântico. De acordo com Hansen, a última vez que a Terra experimentou esse tipo de diferenças de temperatura, durante a era interglacial Eemiana, há cerca de 120 mil anos, tempestades violentas depositaram pedras do tamanho de casas nas costas da Europa e das Caraíbas. Estima-se que as ondas das tempestades tenham subido para o interior até 40 metros acima do nível do mar.

Sob estas condições extremas, o que aconteceria às rotas marítimas, às cidades e portos costeiros e ao tráfego transatlântico de todos os tipos? Para os simplórios climáticos Tol, Anthoff e Estrada, a questão não surge. “Será muito mais tempestuoso no Atlântico Norte, especialmente para os europeus”, disse-me Hansen por e-mail. A sua equipa de estudo concluiu que o encerramento da AMOC “está previsto neste século, possivelmente em meados do século, com emissões elevadas contínuas”.

Fica pior. Simon Dietz, da Escola de Economia e Ciência Política de Londres, e os seus colegas economistas James Rising, Thomas Stoerk e Gernot Wagner ofereceram algumas das visões mais ignorantes do nosso futuro climático, utilizando modelos matemáticos Nordhausianos. Eles examinaram as consequências para o PIB de atingir oito pontos críticos do sistema Terra que os cientistas climáticos identificaram como ameaças existenciais à civilização industrial. Os pontos de inflexão são tão familiares como uma litania fúnebre para qualquer pessoa com formação em literatura climática: perda de gelo no Verão do Árctico; perda da floresta amazônica; perda dos mantos de gelo da Groenlândia e da Antártida Ocidental; liberação de hidratos de metano oceânicos; liberação de carbono no permafrost; colapso da AMOC; e colapso das monções indianas.

Dietz e amigos chegaram à conclusão surpreendente que se todos os oito fossem aprovados, o custo económico até 2100 representaria um adicional de 1,4 por cento do PIB perdido, além dos cerca de 8 a 12 por cento que Nordhaus projectou.

Pense nesta projecção em termos de bom senso: um efeito negligenciável nos assuntos mundiais quando o Árctico durante o Verão é azul profundo em vez de branco; quando a selva amazônica não for mais verde, mas uma savana ou deserto marrom; quando na Groenlândia e na Antártica Ocidental, o gelo branco é uma rocha estéril. Uma transformação de imensas proporções na superfície da Terra, na atmosfera e nas comunidades bióticas terrestres. Os hidratos de metano oceânicos têm um conteúdo energético que excede o de todos os outros depósitos de combustíveis fósseis. O permafrost contém uma quantidade de carbono aproximadamente duas vezes maior que o conteúdo atual de carbono da atmosfera. Com o enfraquecimento ou colapso da AMOC, a Europa poderá mergulhar em condições semelhantes às da Pequena Idade do Gelo, com redução drástica da área de terra adequada para o cultivo de trigo e milho. O aumento da variabilidade das monções indianas colocaria em risco a vida de mais de mil milhões de pessoas.

“A afirmação de que estas mudanças teriam efetivamente impacto zero sobre a economia humana é extraordinária”, escreveu Keen. A realidade é que se todos os oito pontos críticos do sistema Terra fossem alcançados, a humanidade estaria em apuros terríveis.

SVALBARD E JAN MAYEN - 15 DE JULHO: Uma vista aérea das geleiras parcialmente derretidas enquanto um urso polar, uma das espécies mais afetadas pelas mudanças climáticas, caminha sobre a geleira em Svalbard e Jan Mayen, em 15 de julho de 2023. Sob a responsabilidade de a Presidência Turca e o Ministério da Indústria e Tecnologia da Turquia, com a coordenação do TUBITAK MAM Polar Research Institute (KARE), 11 cientistas realizaram a 3ª Expedição Nacional de Pesquisa Científica do Ártico, no âmbito do Comando das Forças Navais Turcas, da Direção Geral Turca de Meteorologia, Agência Anadolu, institutos de investigação, universidades e cooperação bilateral. Embora a região do Ártico continue a ser uma das mais profundamente afetadas pelas alterações climáticas globais devido à sua localização geográfica, às atividades marítimas, às rotas comerciais, à pesca excessiva, à mineração, à exploração de petróleo e gás, aos poluentes provocados pelo homem e à proliferação de plástico nas águas oceânicas, ele persiste em experimentar rápido aquecimento e derretimento. As projeções indicam que os ursos polares, classificados como “vulneráveis” na lista de espécies ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) e reconhecidos como os maiores carnívoros terrestres do mundo, enfrentarão a perda de habitat e a ameaça de extinção caso o atual degelo do Ártico persistir. (Foto de Sebnem Coskun/Agência Anadolu via Getty Images)Uma vista aérea de um urso polar, uma das espécies mais afetadas pelas mudanças climáticas, caminhando sobre geleiras parcialmente derretidas em Svalbard e Jan Mayen, em 15 de julho de 2023. Foto: Sebnem Coskun/Agência Anadolu via Getty Images
UMA VISÃO POUCO CARIDOSA do trabalho dos economistas climáticos da escola Nordhaus é que eles oferecem uma espécie de sociopatia como prescrição política. Nordhaus estima que, à medida que a actividade económica se dirige para os pólos com o aquecimento, a redução maciça do PIB nos trópicos será compensada por uma adaptação óptima no Norte Global. A “redução maciça do PIB”, é claro, não é explicitamente entendida por Nordhaus como o colapso do sistema alimentar ao longo do equador, seguido de colapso social, mortes em massa, guerras e êxodos bíblicos que produzem efeitos não lineares em cascata, atraindo o mundo para um nexo de incógnitas. .

Nada com que se preocupar, assegura Nordhaus: A extinção violenta de nações com baixo PIB dificilmente afectará as perspectivas de crescimento económico porque as coisas irão melhorar no frio Norte Global. Isto é uma aceitação de aspectos positivos imaginários num genocídio climático.

Isto é uma aceitação de aspectos positivos imaginários num genocídio climático.
Será que os governos, os decisores políticos e o público têm alguma ideia de que a mensagem das elites dos economistas climáticos é desequilibrada? Até agora, seguimos acreditando que tudo está bem. Um dos melhores indicadores desta fidelidade semelhante a um lemingue a uma narrativa de optimismo ilusório está no sector financeiro.

Keen escreveu um relatórioAbre em uma nova abapara os investidores este ano, no qual observou que os fundos de pensões engoliram inteiras as projecções Nordhausianas do nosso futuro ensolarado à medida que o sistema climático entra em colapso. “Seguindo o conselho de consultores de investimento, os fundos de pensões informaram os seus membros que o aquecimento global de 2-4,3ºC terá apenas um impacto mínimo nas suas carteiras”, escreveu Keen. “Isto resulta numa enorme desconexão entre o que os cientistas esperam do aquecimento global e aquilo para que os reformados/investidores/sistemas financeiros estão preparados.” Keen não espera que as coisas terminem bem para os investidores.

Quando lhe perguntei o que precisava de ser feito para alterar a política do IPCC, Keen respondeu: “Precisamos que todos estejam tão zangados como eu”. A negligência de economistas como Nordhaus, disse ele, “acabará por matar milhares de milhões de pessoas”.

Andrew Glikson, que leciona na Universidade Nacional Australiana em Canberra e aconselha o IPCC, escreveu sobre a próxima era de morte humana em massa, a que chama de Plutoceno, o sucessor natural do Antropoceno. Os governos globais, acusa ele, são “criminosos” por inaugurarem o Plutoceno na busca de ganhos políticos e económicos de curto prazo. Falei com ele pela primeira vez durante o verão negro de incêndios florestais que assolaram a Austrália em 2020. O humor de Glikson estava péssimo na época e não melhorou desde então.

“As classes governantes desistiram da sobrevivência de numerosas espécies e das gerações futuras”, disse-me ele, “e a sua inacção constitui o crime final contra a vida na Terra”. Parte da razão para a inacção é a falsa alegria que Nordhaus espalhou com os seus modelos de génio matemático e idiotas climáticos.

Alheiras vegetarianas: Aumento da procura leva a criação de nova unidade em Paredes de Coura


"Sentimos necessidade porque o espaço que temos é relativamente pequeno para acompanhar o crescimento das encomendas e da produção. Aproveitamos para criar uma unidade nova, de raiz, onde poderemos criar mais produtos", avançou hoje à agência Lusa Laurentino Alves.

Além das alheiras vegetarianas, com e sem glúten, e dos hambúrgueres, com base de grão e de feijão, a nova unidade vai permitir o lançamento de novos produtos feito a partir de seitan (produto que substitui a proteína), como os chouriços e as morcelas vegetarianas.

Criado há quatro anos, num espaço no quintal da habitação do guarda prisional e presidente da União de Freguesias de Linhares e Cossourado, o negócio familiar - Enchidos Agramonte - produzia, essencialmente, de forma tradicional e artesanal, e fumados com lenha de carvalho, os enchidos tradicionais, como os chouriços, chouriças, morcelas e alheiras.

Em 2016, o município e amigos do casal, ligados à organização do congresso internacional Paredes de Coura Vegetariana, cuja quinta edição decorreu em setembro, desafiaram Albertino e a mulher a criar um enchido vegetariano.

Nasceu a "alheira do Tino", como é localmente conhecida, responsável atualmente por cerca de 80% da produção da empresa familiar.

"Inicialmente fazíamos umas 80 a 100 por mês. Agora produzimos cerca de mil ‘alheiras’ vegetarianas por mês", especificou.

Agora o negócio prepara-se para uma nova fase, com um espaço de produção especialmente destinado aos enchidos vegetarianos e com a criação de um posto de trabalho.

"A minha mulher é que se dedica a tempo inteiro ao negócio. Entrega as encomendas e faz as compras. Eu ajudo nos meus tempos livres e as nossas duas filhas, que estão a estudar, dão uma mãozinha ao fim de semana. Com a nova unidade de produção temos de criar um posto de trabalho para dar resposta às encomendas", acrescentou.

O investimento nas novas instalações, "a rondar os 100 mil euros, passou pela aquisição de uma casa, que se encontrava fechada, situada a cerca de 100 metros da habitação do casal, onde o negócio familiar começou como um ‘part-time'.

"É um espaço criado de raiz, numa casa que se encontrava fechada e que adquirimos, reconstruímos e transformámos num espaço com cerca de 100 metros quadrados, com todas as condições para o fabrico deste produto", explicou.

Laurentino Alves recusa "entrar em megalomanias" por defender que a Enchidos Agramonte deve crescer com "passos seguros" e continuar "o mais artesanal e tradicional possível".

Em Paredes de Coura, as alheiras vegetarianas podem ser adquiridas na residência do casal de produtores ou na loja rural que o município tem instalada bem no centro daquela vila do Alto Minho.

A presença do produtor em eventos gastronómicos tem permitido que os enchidos vegetarianos estejam disponíveis em vários espaços comerciais e de restauração em diversas cidades do país.

segunda-feira, 28 de outubro de 2019

ICNF autoriza conduta ao longo de mata protegida em Vila Real de Santo António

A conduta de água serve para abastecer apoios de praia. A entidade responsável pela defesa da natureza e florestas garantiu que está “salvaguardada a integridade” da mata.

Fonte: aqui

O Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) deu parecer favorável condicionado à construção de uma conduta de água de mais de um quilómetro através de uma mata nacional protegida em Vila Real de Santo António.

A agência Lusa questionou o ICNF sobre a realização de uma obra no caminho pedonal e ciclável entre a estrada municipal 511, conhecida como estrada da mata, e a praia dos Três Pauzinhos, que atravessa a Mata Nacional das Dunas Litorais de Vila Real de Santo António (MNDLVRSA), e o Instituto esclareceu que os trabalhos visam a instalação de condutas de água para servir apoios de praia.

O ICNF referiu que o objectivo dos trabalhos é fazer o “abastecimento de água aos apoios de praia (neste momento para um apoio de praia e no futuro dois apoios), através da instalação de uma conduta enterrada”, e adiantou que “a responsável da obra é a AdVRSA -- Águas de Vila Real de Santo António, S.A., por concessão da Câmara Municipal de VRSA”.

A agência Lusa questionou também a Câmara algarvia, uma das 16 do distrito de Faro, sobre os trabalhos em curso, o calendário previsto e o valor orçamentado para a obra, sem resultados.

“Quanto às competências do ICNF, o enquadramento legal da intervenção é dado pelo regime jurídico da Rede Natura 2000. O ICNF, em tempo oportuno e antecedente, emitiu parecer favorável condicionado obrigando o requerente, de entre outros, a plantar na MNDLVRSA o dobro de exemplares de pinheiros bravos que viessem a ser afectados no seu sistema radicular (o traçado da conduta é junto ao caminho, não percorre o sistema dunar e evitou o abate de pinheiros bravos) e à limpeza dos resíduos de construção, com depósito em vazadouro autorizado”, precisou o Instituto.

Questionado sobre a instalação de uma conduta ao longo de um percurso de cerca de 1,2 quilómetros, através de uma mata nacional que integra a Rede Natura 2000, a entidade responsável pela defesa da natureza e florestas garantiu que está “salvaguardada a integridade” da mata.

“Com o traçado e o plano de trabalhos definidos e o cumprimento das condicionantes impostas, fica salvaguardada a integridade dos valores naturais associados a este sítio Rede Natura 2000. A obra é acompanhada com a frequência devida, desde a fase prévia ao seu início, pelo corpo de Vigilantes da Natureza sedeados na Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António”, assegurou.

A obra em curso deverá abastecer de água um apoio de praia que está instalado junto às dunas, no início do areal da praia dos Três Pauzinhos — conhecida localmente como praia do segundo pontão —, que não chegou a ser ocupado depois da sua construção.

domingo, 27 de outubro de 2019

Coca-Cola é a fonte de plástico mais poluidora do mundo. Conheça o Top 10

Numa recolha de lixo pelas praias, o plástico das garrafas desta marca foi o mais frequente. Mas a lista das dez marcas poluidoras inclui também a Nestlé, a Pepsi e a Mars.
Fonte: aqui

Pelo segundo ano consecutivo, a marca Coca-Cola é considerada uma das maiores poluidoras de plástico pelo movimento de pressão ambiental Break Free From Plastic, de acordo com o jornal “The Independent“.

Na lista publicada esta quarta-feira, 23 de outubro, no site do movimento, a marca de refrigerantes gaseificados ficou em primeiro lugar, mas há outras conhecidas, como é o caso da Nestlé e da PepsiCo, que ficaram em segundo e terceiro lugar, respetivamente.


Mas o relatório nomeia ainda a Mondelēz International, a Unilever, a Mars, a P&G, a Colgate-Palmolive, a Phillip Morris e a Perfetti Van Melle.

Só no mês passado esta organização realizou 484 limpezas nas praias em mais de 50 países, onde encontrou várias garrafas destas marcas junto à água do mar. De todo o lixo recolhido, mais de 11 mil resíduos plásticos pertencem à Coca-Cola.

“A reciclagem não vai resolver esse problema. As cerca de 1.800 organizações membros da Break Free From Plastic estão a pedir às empresas que reduzam urgentemente a produção de plástico descartável e encontrem soluções inovadoras focadas em sistemas de entrega alternativas que não causam poluição”, refere Von Hernandez, coordenador global da Break Free From Plastic, no relatório.

Os representantes de outras entidades internacionais também se pronunciaram sobre a poluição das marcas que usam plástico descartável: “Mais uma vez, estamos a assistir à poluição dos nossos rios e praias com plásticos de grandes grupos empresariais como a Coca-Cola, a Nestlé e a Pepsi”, refere Louise Edge que está à frente da campanha de plástico nos oceanos da organização não governamental britânica Greenpeace.

Edge reconhece que estas marcas vão continuar a ser as maiores poluidoras de plástico nos próximos anos, porque mesmo tendo recursos para apostar em embalagens reutilizáveis e com um sistemas de recarregamento inovador, as suas políticas concentram-se na reciclagem ou na troca de uma embalagem descartável por outra.

“Pedimos a esses poluidores de plástico que se concentrem na mudança para embalagens reutilizáveis ​​e recarregáveis ​​agora”, apela o responsável pela campanha de plástico nos oceanos da Greenpeace no Reino Unido.

Um porta-voz da Coca-Cola pronunciou-se sobre os dados do relatório, cujas ideias vão ao encontro do apelo de Louise Edge.

“Sempre que as nossas embalagens acabam nos oceanos — ou em qualquer lugar em que não pertençam — é inaceitável para nós. Em parceria com outras empresas, estamos a trabalhar na resolução deste problema global crítico, tanto para ajudar a fechar a torneira dos resíduos de plástico que entram nos nossos oceanos, como para ajudar a limpar a poluição existente”, refere Evening Standard da empresa Coca-Cola, de acordo com o site “Standard“.

Entre as parcerias já estabelecidas pela marca está a Parceria Global de Ação em Plástico do Fórum Económico Mundial (GPAP), bem como a Carta G7 dos Plásticos dos Oceanos, ou ainda a Circulate Capital — empresa atua na limpeza dos oceanos — onde a Coca-Cola investiu mais de 13 milhões de euros.

Além destas medidas, a Coca-Cola tem feito outros investimentos, tal como o programa “Mundo Sem Resíduos”, lançado em 2017, cujo objetivo seria recuperar 100% das latas e garrafas da marca até 2030. Para o futuro, a marca anuncia no próprio site três medidas, entre as quais está o aproveitamento da marca para incentivar os consumidores a reciclar.

sábado, 26 de outubro de 2019

Canadians just crowdfunded $3 million to buy pristine land and save it from development


Sometimes the monstrous machine of industry and corporate greed can feel like too much for us as individuals to battle. But a bunch of Canadian citizens has just shown what a committed band of individuals can do.

In the first crowdfunding effort of its kind, Canadians have raised $3 million to purchase a stretch of coastal wilderness in British Columbia to save it from development. The 2,000 acres (800 hectares) of pristine coastline in the Princess Louisa Inlet on British Columbia's Sunshine Coast are virtually untouched. The land includes a fjord, the top rim of which branches into high alpine snow pack forming multiple dramatic waterfalls that run down the rock.

Crowdfunding efforts were organized by B.C. Parks Foundation, a non-profit group whose mission is to protect natural landscapes in the province. The foundation's CEO Andrew Day told the CBC that the land, which is being sold by a private owner, had some interest from logging companies and developers. So people stepped up to stop that from happening. 

And it wasn't just a handful of rich donors who pooled their money—scores of average Canadians offered what they could to the fundraising effort.

Ler toda a notícia
aqui

sexta-feira, 25 de outubro de 2019

Instituto de Química da Ufba transforma óleo recolhido de praias em carvão

Fonte: aqui
Segundo levantamento da manhã desta sexta (19), 81 toneladas de petróleo cru já haviam sido coletadas das praias de Salvador desde que manchas do óleo começaram a aparecer na areia. Mas, afinal, o que acontece com esse material recolhido?
Um projeto do Instituto de Química da Universidade Federal da Bahia (Ufba) encontrou um destino para o resíduo: transformar o petróleo em carvão. A técnica foi testada por membros do projeto ‘Compostagem Francisco’, que trabalha com processos de compostagem acelerada. 
“Bioativadores criados aqui no instituto aceleram a degradação da matéria orgânica e, em 60 minutos, o petróleo é degradado e transformado em carvão”, explica a professora doutora Zenis Novais da Rocha, responsável pelo projeto. Com ela, trabalham na transformação do resíduo quatro estudantes - três de graduação e uma de doutorado.
A professora explica que as máquinas disponíveis na universidade permitem transformar 50 kg do óleo por dia, mas que o instituto ainda tem recebido o material em pouca quantidade. O que chega é trazido por voluntários que atuam na limpeza das praias. 
“Esse processo de compostagem acelerada é limpo, não inflamável, com aditivos que não agridem o meio ambiente, e ainda não libera gases que seriam liberados em caso de incinerar o óleo, por exemplo. Então, é uma escolha com inúmeras vantagens”, explica a professora.
Além do carvão, o petróleo pode ser transformado para outros usos, como materiais de construção civil, por exemplo, mas seriam necessários estudos adicionais. “O carvão a gente já sabe que deu certo, mas para outros usos é preciso realizar mais testes”, explica a pesquisadora.
Manchas de óleo na praia? Saiba o que fazer
1) Evite ir à praia, nadar ou praticar esportes aquáticos nas regiões afetadas; 

2) Se encontrar algum animal ferido ou em contato com óleo, ligue para Polícia Ambiental (190) ou Guarda Civil Municipal (3202-5312);
3) Agentes de limpeza da Prefeitura estão de plantão 24h em todas as praias de Salvador. Disque 156 para acionar o serviço;
4) Em caso de reação alérgica ao toque ou ingestão do óleo, procure uma unidade básica de saúde.

Meet the Money Behind The Climate Denial Movement

Nearly a billion dollars a year is flowing into the organized climate change counter-movement


The overwhelming majority of climate scientists, international governmental bodies, relevant research institutes and scientific societies are in unison in saying that climate change is real, that it's a problem, and that we should probably do something about it now, not later. And yet, for some reason, the idea persists in some peoples' minds that climate change is up for debate, or that climate change is no big deal.

Actually, it's not “for some reason” that people are confused. There's a very obvious reason. There is a very well-funded, well-orchestrated climate change-denial movement, one funded by powerful people with very deep pockets. In a new and incredibly thorough study, Drexel University sociologist Robert Brulle took a deep dive into the financial structure of the climate deniers, to see who is holding the purse strings.

According to Brulle's research, the 91 think tanks and advocacy organizations and trade associations that make up the American climate denial industry pull down just shy of a billion dollars each year, money used to lobby or sway public opinion on climate change and other issues. (The grand total also includes funds used to support initiatives unrelated to climate change denial, as explained in a quote Brulle gave to The Guardian: “Since the majority of the organizations are multiple focus organizations, not all of this income was devoted to climate change activities.”)

“The anti-climate effort has been largely underwritten by conservative billionaires,” says the Guardian, “often working through secretive funding networks. They have displaced corporations as the prime supporters of 91 think tanks, advocacy groups and industry associations which have worked to block action on climate change.”
“This is how wealthy individuals or corporations translate their economic power into political and cultural power,” he said. “They have their profits and they hire people to write books that say climate change is not real. They hire people to go on TV and say climate change is not real. It ends up that people without economic power don't have the same size voice as the people who have economic power, and so it ends up distorting democracy.
Last year, PBS talked to Brulle about his investigation into the climate change countermovement. The project, says Brulle, is the first part of three: in the future he'll turn a similar eye to the climate movement and to the environmental movement. But for now, the focus is on the deniers.
Now, what you can see in the movement itself is that it has two real roots. One is in the conservative movement itself, in that you see a lot of conservative foundations that had been funding the growth of the conservative movement all along now appear as funding the climate countermovement. You also can see dedicated industry foundations that come in to start funding the climate countermovement.
So it’s kind of a combination of both industry and conservative philanthropies that are funding this process, and what they did was they borrowed a great deal of the strategy and tactics that came out of the tobacco industry’s efforts to prevent action on the health impacts of smoking.

What you see is the tactics that this movement uses were developed and tested in the tobacco industry first, and now they’re being applied to the climate change movement, and in fact, some of the same people and some of the same organizations that were involved in the tobacco issue are also involved in climate change.

Here's where the money is coming from:

Click to legibilize. Funding breakdown of a subset of the climate change countermovement players in Brulle's analysis. Photo: Brulle

The climate denial movement is a powerful political force, says Brulle. They've got to be, too, to outweigh in the public's mind the opinions of pretty much every relevant scientist. Brulle:
With delay and obfuscation as their goals, the U.S. CCCM has been quite successful in recent decades. However, the key actors in this cultural and political conflict are not just the “experts” who appear in the media spotlight. The roots of climate-change denial go deeper, because individuals’ efforts have been bankrolled and directed by organizations that receive sustained support from foundations and funders known for their overall commitments to conservative causes. Thus to fully understand the opposition to climate change legislation, we need to focus on the institutionalized efforts that have built and maintain this organized campaign. Just as in a theatrical show, there are stars in the spotlight. In the drama of climate change, these are often prominent contrarian scientists or conservative politicians, such as Senator James Inhofe. However, they are only the most visible and transparent parts of a larger production. Supporting this effort are directors, script writers, and, most importantly, a series of producers, in the form of conservative foundations. Clarifying the institutional dynamics of the CCCM can aid our understanding of how anthropogenic climate change has been turned into a controversy rather than a scientific fact in the U.S.
More from Smithsonian magazine:

Editor's note, October 25, 2019: This story has been updated to clarify that total amount includes funds spent on initiatives unrelated to climate change.

quinta-feira, 24 de outubro de 2019

Universidade de Aveiro desenvolve espumas 3D com base na cortiça


É um ótimo isolante térmico, é flexível e fácil de produzir. Para além disso, é mais uma forma de aproveitar a cortiça nacional e de promover a economia circular. Uma equipa de investigação da Universidade de Aveiro (UA) conseguiu produzir espumas para isolamento térmico com ajuda da cortiça desperdiçada na produção de rolhas. A equipa conseguiu ainda o feito de produzir as revolucionárias espumas através da impressão 3D.

“Sendo a cortiça um material isolante, a sua utilização na produção de espumas 3D de poliuretano [polímero utilizado na produção de vários materiais plásticos] tem a vantagem de ajudar no isolamento, obtendo-se valores de isolamento térmico idênticos às espumas convencionais”, congratula-se Nuno Gama, o investigador responsável por este projeto nascido no Departamento de Química e no CICECO - Instituto de Materiais de Aveiro, uma das unidades de investigação da UA.

Outra das vantagens da utilização da cortiça, mais propiamente das sobras da produção de rolhas, é que, com o uso deste material, se aumentou a sustentabilidade e a flexibilidade das espumas o que pode aumentar a gama de aplicações do material. E com o recurso à impressão 3D a UA abre as portas à produção de espumas com estrutura celular na exata medida das necessidades.

A impressão 3D apresenta diversas desvantagens relativamente às técnicas convencionais, como é o caso dos custos e tempos necessários para a produção das espumas. No entanto, aponta o investigador, apresenta também múltiplas vantagens. “Com recurso a esta técnica, não é necessário a produção de protótipos sendo também possível construir peças com geometrias impossíveis de se obter com recurso a outras técnicas. É ainda possível produzir peças personalizadas”, diz o investigador.

Para além de Nuno Gama, também os investigadores do CICECO Artur Ferreira e Ana Barros-Timmons participam neste projeto de uma equipa que tem uma larga experiência na produção de espumas de poliuretano, para serem utilizadas como isolantes térmicos, sempre a partir de recursos renováveis.

“Neste trabalho foi dado enfoco no isolamento térmico, mas o aumento da flexibilidade que a cortiça proporcionou, pode aumentar a gama de aplicações do material, como por exemplo na absorção de vibrações ou energia sonora”, esclarece Nuno Gama.

O custo associado hoje à produção de espumas 3D torna inviável produzir painéis para o isolamento de habitações, mas com a diminuição dos custos associados à técnica, “poderá no futuro tornar viável a utilização destes materiais no isolamento de produtos com elevado valor acrescentado”.

Fonte: Uniplanet

quarta-feira, 23 de outubro de 2019

É um abrigo móvel para deslocados, “cria” água potável e ganhou um prémio

Criado por uma professora e uma antiga aluna da Universidade de Évora, o projecto Nautilus, que ainda está a ser desenvolvido, venceu o concurso Born from Knowledge de 2019.
Fonte: Público
Um abrigo transportável para deslocados, como refugiados, que incorpora um novo material que recolhe, aproveita e converte humidade em água potável foi concebido por uma antiga aluna e uma professora da Universidade de Évora, agora premiadas pelo projecto.

O projecto, intitulado Nautilus, foi desenvolvido por Inês Secca Ruivo, professora no Departamento de Artes Visuais e Design da Escola de Artes da Universidade de Évora (UÉ), e Cátia Bailão Silva, antiga aluna da academia alentejana. Em comunicado, a UÉ explica que o “sistema de abrigo transportável com capacidade de recolha, aproveitamento e conversão de humidade em água potável” que ambas conceberam foi galardoado, recentemente, no concurso Born from Knowledge (BfK) Ideas 2019, conquistando o 1.º prémio na categoria de Materiais e Tecnologias Avançadas de Produção.

A professora Inês Secca Ruivo, contactada pela agência Lusa, adiantou que este conceito de abrigo de emergência foi desenvolvido no âmbito do mestrado em Design da antiga aluna Cátia Bailão Silva, sob sua coordenação. “O projecto tinha a investigação feita, estava desenvolvido conceptualmente e, em 2016, desafiei a Cátia para desenvolver as soluções tecnológicas afectas ao produto, para avançarmos para um pedido de patente”, disse a docente.

A antiga aluna não pôde participar nesta fase, mas Inês Secca Ruivo desenvolveu “toda a componente tecnológica do projecto” e, em 2017, avançou-se para “o registo de patente nacional e europeia pela UÉ, com o nome das duas autoras”, processo esse que se encontra, actualmente, em “fase final” de conclusão.
Foto

Este prémio no concurso BfK Ideias 2019, promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, através da Agência Nacional da Inovação (ANI), dá “alento”, congratulou-se a professora, realçando tratar-se de um galardão atribuído por “um júri especializado e num contexto exigente”, num concurso em que “participaram 30 instituições de ensino superior”. Ao mesmo tempo, é “uma oportunidade”, pois, os vencedores desta e das outras categorias “têm entrada directa na fase seguinte que é o BfK Rise”, que vai ajudar no “desenvolvimento mais aprofundando e em maior detalhe dos modelos de negócios afectos aos projectos”.

O abrigo de emergência concebido na tem um sistema fácil de montagem e desmontagem e conta com a incorporação de “um novo material com propriedades hidrófilas e hidrófugas”, ou seja, “permite a colecta, recuperação e conversão de névoa em água, bem como o seu armazenamento, tratamento e transporte para posterior consumo”, segundo a academia. “A nossa tenda é para deslocados” e estes tanto “podem ser deslocados internos”, como “refugiados, o que implica “passar a fronteira para outro país”, precisou Inês Seca Ruivo, aludindo a dados deste ano da Organização das Nações Unidas (ONU): “Os deslocados internos representam cerca de 60% dos deslocados no mundo e os refugiados são os outros 40%”.

A geometria e estrutura da tenda foram inspiradas “no molusco nautilus”, tendo sido feitos “estudos de soluções naturais que pudessem ser mimetizadas neste caso, em termos de funcionamento, de recolhimento e de exposição”, diz a docente. O abrigo pode ser montado e desmontado “em quatro passos simples, estimados em cinco minutos”.

Quanto ao novo material desenvolvido, as suas propriedades fazem com que consiga “captar e converter a humidade do ar em água e, por outro lado, acelerar o escorrimento dessa humidade para os contentores armazenados dentro da tenda”, um deles “uma garrafa que torna a água potável e pode ser amovível e transportável” e o outro, “no chão, que acumula água para ser utilizada na higiene ou lavagem de alimentos”.

O projecto ainda está a ser desenvolvido e a equipa vai, agora, ser reforçada, com elementos das áreas de Química, Engenharia Mecânica ou Economia e Gestão. Além disso, avançou Inês Secca Ruivo, o objectivo é testar protótipos em ambiente real, junto de organizações que apoiam deslocados, e, mais tarde, decidir então se a opção passa “pela venda da patente ou por outro tipo de parcerias” para colocar o produto no mercado.

terça-feira, 22 de outubro de 2019

Unique friendship between wolf and bear documented by finnish photographer



Finnish photographer Lassi Rautiainen was able to capture the unlikely “friendship” of a female grey wolf and male brown bear, documenting the unusual pair over the course of ten days in 2013. The duo went everywhere together, hunting as a team and sharing their spoils.
Finnish photographer Lassi Rautiainen was able to capture the unlikely “friendship” of a female grey wolf and male brown bear, documenting the unusual pair over the course of ten days in 2013. The duo went everywhere together, hunting as a team and sharing their spoils.


Ver imagens aqui

domingo, 20 de outubro de 2019

Portuguesa com missão de poupar água ganha prémio de inovação europeu

O prémio foi atribuído pelo trabalho na Trigger Systems, um sistema de rega inteligente que já ajudou a Câmara de Lisboa a poupar mais de 100 mil euros em água.



Aos 25 anos, a jovem agrónoma Sara Guimarães Gonçalves foi uma das vencedoras deste ano dos prémios do Instituto Europeu de Inovação em Tecnologia (EIT) pela sua missão de poupar água através de sistemas inteligentes. Ganhou na categoria EIT Woman, que se destina a destacar projectos desenvolvidos por mulheres na União Europeia.

A vitória foi-lhe atribuída pelo trabalho realizado nos últimos dois anos com a Trigger Systems, uma startup que ajudou a fundar em 2017 para automatizar sistemas de rega em parques, jardins e campos agrícolas, quando estava no último ano da faculdade. A cidade de Lisboa já tem o sistema instalado no Parque Eduardo VII, no Jardim da Estrela, nos Jardins do Campo Grande e na Quinta das Conchas.

“É sempre um pouco paradoxal ganhar numa categoria destinada a eleger mulheres. Por um lado, o reconhecimento é óptimo, mas, por outro, espero que daqui a uns anos este tipo de prémios deixem de ser necessários”, admite ao PÚBLICO Sara Gonçalves, pouco depois da cerimónia de entrega de prémios do EIT em Budapeste. Apesar da licenciatura em Agronomia, aprendeu a programar durante um projecto no último ano da faculdade e está agora a meio de um mestrado em Bioengenharia. “Ainda há muito preconceito em relação às mulheres nestas áreas, mas é preciso deixar de olhar para o género. É preciso existirem tantas mulheres como homens a trabalhar na área de inovação a tecnologia.” Além do reconhecimento, o prémio vem acompanhado de 20 mil euros que Sara Gonçalves diz que vão ser utilizados para continuar a desenvolver o produto.

“O próximo passo é arranjar mais parceiros em Portugal e depois em Espanha, França e Brasil”, prevê Sara Gonçalves, que trabalha lado a lado com Francisco Manso, outro engenheiro agrónomo, mas com mais 20 anos de experiência na área.

A tecnologia depende de uma plataforma online em que são programados algoritmos que são capazes de prever a quantidade de água de que as plantas precisam – o resultado é enviado para o equipamento que está a ser instalado em jardins públicos, campos de golfe e quintas por todos o país.

Continuar a ler aqui

sábado, 19 de outubro de 2019

Cinco espécies portuguesas que dependem da madeira morta

Um grupo de cientistas defendeu na semana passada a importância de deixar a madeira morta nas florestas. Aqui ficam cinco espécies para as quais isso fará toda a diferença.

Quer seja uma árvore morta (de pé ou caída no chão), quer seja madeira morta em decomposição em árvores ainda vivas – como em cavidades, ramos e tumores -, é importante deixá-la ficar nas florestas e bosques. Foi isso que disse um grupo de investigadores alemães na semana passada.

“A madeira morta em decomposição é um elemento essencial nas nossas florestas”, disse à Wilder João Gonçalo Soutinho, coordenador do projecto VACALOURA.pt. É a base de microhabitats para inúmeras espécies.

A decomposição de madeira “permite manter os ciclos de nutrientes destes habitats, ajuda a reter humidade e a suportar os solos”, acrescentou.

Mas, acima de tudo, sustenta “um grande número de seres vivos que evoluíram para degradar e decompor esta madeira”, havendo espécies que se especializaram em determinadas espécies e estruturas das árvores.

Na verdade, entre 25-30% das espécies que vivem nas florestas a nível mundial precisam de madeira morta durante algum momento da sua vida e usam-na, por exemplo, para se alimentarem, hibernarem ou nidificarem e todos estes organismos são chamados saproxílicos.

Aqui ficam cinco espécies que dependem da madeira morta para sobreviver. João Gonçalo Soutinho explica os contornos destas relações.


Vaca-loura (Lucanus cervus):
Vaca-loura. Foto: João Gonçalo Soutinho


A vaca-loura alimenta-se de raízes mortas de carvalho-alvarinho (Quercus robur). “Tem um ciclo de vida de dois a três anos no nosso país, durante o qual passa a maior parte do tempo a ingerir e degradar a madeira morta”, explicou João Gonçalo Soutinho. “Esta espécie permite que a decomposição da madeira por fungos e bactérias possa ser acelerada posteriormente.”

O maior escaravelho europeu é apenas uma das espécies de escaravelhos que existem em Portugal que se alimentam de madeira morta durante o seu desenvolvimento. Escaravelhos saproxílicos são um dos grupos mais diversos de fauna dependente destas estruturas e, de acordo com as últimas estimativas, 17.9% das espécies europeias encontram-se em risco de extinção, principalmente pela falta e destruição dos seus habitats.

Mas há muitos mais invertebrados sem ser escaravelhos que dependem de madeira morta, como moscas, abelhas, vespas, formigas, borboletas, traças, térmitas, entre outros. “Estes não só degradam a madeira morta mas também degradam os cogumelos que crescem nela, predam e controlam populações de outros organismos, são a base de cadeiras alimentares destes ecossistemas e muitos são ainda polinizadores quando se transformam em adultos.” 


Cogumelo Trametes versicolor:
Foto: Jerzy Opioła/WikiCommons


Há uma panóplia de espécies de fungos exclusivos de madeira morta, como os políporos (que parecem prateleiras nas árvores) como o cogumelo Trametes versicolor ou o Formitopsis pinicola e uma parte deles é também comestível e pode ser usado para, por exemplo, começar fogueiras (uma vez que grande parte são lenhificados). Muitas vezes, cada espécie de fungo tem outras espécies de organismos associados que são capazes de decompor os seus cogumelos. É um mundo a descobrir.

O processo de decomposição da madeira morta só acontece realmente quando envolve fungos e bactérias que têm o papel de transformar a matéria orgânica em inorgânica novamente. A forma como a madeira é colonizada por fungos dita a forma como será decomposta uma vez que há fungos que são capazes de decompor todos os elementos da madeira, mas outros nem por isso.


Pica-paus:
Pica-pau-malhado-grande. Foto: Flevobirdwatching/WikiCommons


Além das corujas que usam grandes cavidades das árvores para nidificarem, há um grupo particular de aves extremamente especializadas e dependentes de madeira em decomposição, os pica-paus.

Em Portugal podemos encontrar várias espécies, como o pica-pau-malhado-grande (Dendrocopus major), o pica-pau-malhado-pequeno (Dendrocopus minor) e o peto-verde (Picus viridis).

Os pica-paus têm uma dieta que inclui várias espécies de invertebrados que se desenvolvem na madeira morta, normalmente sob a casca das árvores. Além disso são o grupo mais importante de aves que criam e usam orifícios nas árvores para nidificarem.

Estas aves são excelentes a criar estes orifícios, mas normalmente só os usam uma vez, deixando-os para outras espécies de aves – como chapins, trepadeiras e piscos – nidificarem no futuro (as caixas ninhos que normalmente construímos em madeira e colocamos nas árvores têm exatamente esta finalidade).

Os pica-paus são espécies chave nas florestas pois criam abrigo para espécies que não conseguem criar os orifícios. 

As cavidades criadas por estas espécies, além de darem proteção contra predação e abrigo contra condições meteorológicas extremas para outros vertebrados, são também zonas com variações muito reduzidas da temperatura e da humidade e por isso são locais ideias para os ciclos de vida de muitos seres vivos.


Morcego-anão (Pipistrellus pipistrellus):
Morcego-anão. Foto: Gilles San Martin/Wiki Commons


O morcego-anão (Pipistrellus pipistrellus), juntamente com o morcego-arboricola-gigante (Nyctalus lasiopterus) são outras espécies que dependem da madeira morta. Estes encontram nas árvores excelentes locais para se abrigarem, por vezes debaixo da casca das árvores.

São exemplos de outros vertebrados sem ser aves que usam a madeira morta durante a sua vida.

Mas há muitas outras espécies que usam as cavidades que se formam na madeira morta, principalmente como abrigo (e usam desde cavidades com três centímetros que foram escavadas por algum escaravelho, até as grandes cavidades que se assemelham a pequenas cavernas) ou local de hibernação/estivação.

Podemos ainda encontrar associados a madeira morta e os seus microhabitats espécies de mamíferos, como as martas (Martes foina) ou as raposas (Vulpes vulpes).


Salamandra-de-pintas-amarelas (Salamandra salamandra):
Salamandra-de-pintas-amarelas. Foto: Agis Kothalis/WikiCommons


A salamandra-de-pintas-amarelas (Salamandra salamandra) é uma das espécies de anfíbios de Portugal que depende destes ecossistemas, assim como o sapo-comum (Bufo spinosus).

Esta salamandra procura abrigar-se debaixo de troncos durante os meses mais quentes do Verão. Além disso, alimenta-se de muitos pequenos animais que vivem na madeira morta, como lesmas, bichos-de-conta, aranhas e outros invertebrados.


Portugal, um país com pouca madeira morta disponível

Há uma grande variedade de espécies que dependem da madeira morta em Portugal.

No entanto, somos, de acordo com dados de 2015 citados por João Gonçalo Soutinho, o 4º país da Europa com menos madeira morta disponível nas suas florestas.

Isto acontece “fruto de uma cultura generalizada de colheita deste material para usufruto privado, mas também por uma falta de reconhecimento e valorização pública da madeira morta como estrutura essencial à gestão sustentável das nossas paisagens”.

No entanto há projetos a trabalhar para valorizar estes ecossistemas. Exemplos são o projecto VACALOURA.pt que promove a conservação da vaca-loura a nível nacional partindo da ajuda dos cidadãos, utilizando esta espécie como um símbolo para sensibilizar sobre a importância destes habitats e ainda como motivo para preservar a madeira morta em determinados locais um pouco por todo o país.

Há também a uma escala local o Projecto Gigantes Verdes que promove, no Município de Lousada, a preservação das árvores de grande porte devido ao seu valor ecológico, caracterizando todas as árvores de grandes dimensões relativamente à diversidade de microhabitats que albergam e criando mecanismos que promovam a sua proteção.

Há ainda iniciativas pontuais de manutenção de madeira morta para fins de conservação um pouco por todo o país, principalmente em florestas protegidas, mas a grande parte da madeira morta disponível no país é fruto dos incêndios e posterior gestão.