domingo, 9 de maio de 2010

Base de Dados Biodiversity4All tem crescido em registos e parcerias


Uma iniciativa com aspectos muito positivos. Em menos de 5 meses tem 10.000 registos. Já é possível ver mapas de observações registadas por espécie e o número de adesões e as parcerias estão a crescer intensamente.

Explorar a base de dados
O projecto BioDiversity4All - Biodiversidade para todos está a criar uma base de dados online sobre a Biodiversidade em Portugal, fundamentada na participação activa da sociedade civil e da comunidade científica.

O BioDiversity4All cria a possibilidade de todos contribuírem com registos de observações de plantas, animais e fungos e de usufruírem dessa informação, segundo o conceito Web 2.0, através de um site fácil e divertido de utilizar e explorar.

O projecto BioDiversity4All tem por missão unir o maior número de pessoas na promoção do conhecimento sobre a Biodiversidade. Queremos tornar-nos na mais completa, acessível e conhecida base de informação sobre a distribuição de espécies a nível nacional.

O projecto BioDiversity4All - Biodiversidade para todos constituiu-se como Associação Sem Fins Lucrativos em Janeiro de 2010.

Uma ligação entre o público e a comunidade científica
O BioDiversity4All permite criar diversos benefícios para a sociedade, assumindo-se como uma plataforma aberta de ligação entre o público e a comunidade científica.

Tem três formas de navegar pela base de dados:
Navegar por Área (Concelho, Freguesia, Parque Natural, Região de interesse,...)
Navegar pela lista de espécies já registadas em Portugal (nota: apenas são apresentadas as espécies com registo de observações em Portugal)

1 comentário:

Anónimo disse...

Dois comentários sobre a mesma coisa: transparẽncia.

1. Para mim a transparência das Organizações da Sociedade Civil é importante e fundamental.

2. Como é que se compagina...

"O projecto BioDiversity4All - Biodiversidade para todos constituiu-se como Associação Sem Fins Lucrativos em Janeiro de 2010." - http://smsh.me/8ggu

... e http://smsh.me/8ggv

Quem são os orgãos sociais?
Onde estão localizados?
Como prestam contas dos custos e financiamentos?

***********************

E isto está muito para além de méritos ou deméritos de um projecto em particular.