sábado, 6 de dezembro de 2025

John Pototschnik


John Pototschnik (pintor Britânico, vive nos EUA, nascido em 1945)
O estilo dominante de Pototschnik é o realismo figurativo / naturalista, com forte ênfase em paisagens, pequenas cidades, ambientes rurais ou suburbanos, fazendas, cenas de “everyday life” americana (ou mesmo campestres europeias). 
Ele usa principalmente óleo sobre tela para as suas pinturas. 
As suas influências vêm — em especial — da escola de paisagismo / naturalismo do século XIX: pintores como Camille Corot, Charles‑François Daubigny, Jean‑François Millet (da escola de Barbizon school), bem como o tonalista americano George Inness. 
A estética de Pototschnik tende a ser suave, evocativa, nostálgica e emocional — ele procura retratar “a vida simples” e o encanto do quotidiano rural ou suburbano, valorizando tranquilidade, memória e sensação de harmonia. 
Ele admite que suas pinturas “têm uma suavidade”, e que mais do que dramaticidade ou “show” técnico, busca transmitir verdade e sentimento — “fazer arte direta, honesta, sem frescuras”. 
Técnica- metodologicamente, costuma começar com estudos “plein air” ou esboços rápidos e depois desenvolver o trabalho no atelier, às vezes usando uma paleta limitada para controlar cor e valor, bem como luz e atmosfera. 
Temas e motivação -  os temas preferidos de Pototschnik incluem paisagens rurais, pequenas cidades, vida americana tradicional, nostalgia, quotidiano simples, natureza, comunidade, casas e cenários “tranquilos”. 
O artista declara que pretende através da sua arte mostrar “a dignidade e o valor dos sujeitos que pinta”, celebrando o comum — vidas simples, objectos e lugares do dia a dia — com sensibilidade e humanidade.

Sem comentários: