terça-feira, 1 de agosto de 2023

A arquitectura do palco da Jornada Mundial da Juventude Católica não é original

A arquitetura do melga- palco da Jornada Mundial da Juventude Católica não é original. A duna que o identifica é semelhante a uma das dunas do edifício da sede da empresa Bee'ha, em Sharaf, Emirados Árabes Unidos e inaugurado em 30 de Março de 2022.
Sublinho a contradição de um Estado laico ao canalizar uma grande fatia de meios financeiros para um evento de foro meramente privado, apesar de religioso. Uma Igreja Católica riquíssima, que tem um património construído muito valioso, um parque escolar e académico cujas mensalidades são bem caras e finalmente as receitas inesgotáveis, anuais e mensais, que tem a partir do turismo de Fátima, das beatificações e das visitas a casas-museu de muito(a)s santo(a)s.


Bee'ah HQ, Sharjah, UAE from Zaha Hadid Architects on Vimeo

Inspirados na paisagem desértica que envolve a nova sede da empresa ambiental e de gestão de resíduos Bee'ha em Sharjah, os diferentes elementos do edifício – átrio, auditório, centro e galeria de visitantes, escritórios e cafetaria – organizam-se em duas dunas separadas por um pátio central. A forma do edifício – com área total de 7.000 m² em um terreno de 90.000 m² – foi otimizada para responder aos ventos predominantes e à intensa incidência solar. Com o objetivo de criar um edifício que se possa tornar um modelo de construção sustentável, o atelier optou pela utilização de energias renováveis, materiais de construção reciclados e implementou estratégias de poupança energética, tanto ativa como passiva. A fachada é operável para permitir a ventilação natural durante o meses mais quentes e minimizando a necessidade de infra-estrutura de refrigeração. Os acabamentos exteriores da envolvente do edifício foram concebidos para refletir os raios solares e reduzir o consumo de energia. As duas ‘dunas’ se cruzam e se conectam através de um pátio central que forma um oásis dentro do edifício, e que melhora a ventilação natural e maximiza a luz solar indireta no interior, tanto nos espaços públicos quanto nos administrativos. 

Sem comentários: