Fonte: Elmo Vermijs. Mais imagens aqui
Para quem vive muito tempo na rua, adaptar-se novamente a viver numa casa, junto com outras pessoas, dividir espaço e compartilhar regras, nem sempre é uma tarefa fácil. Para ajudar estas pessoas no processo de adaptação, a iniciativa Trudo Housingcorporation, em parceria com o estúdio de arquitectura Elmo Vermijs, projetou uma vila minimalista para abrigar aqueles que saem das ruas.
O espaço é composto por diversas casas coloridas, com grandes janelas que proporcionam a entrada de luz natural e muito verde em redor. No chão, ainda há caminhos que levam de uma moradia para a outra. Tudo para despertar nestas pessoas que viviam em situação de rua o sentido de pertencerem a uma comunidade, mas sem que sintam que estão a abrir mão da sua individualidade e/ou liberdade.
O inquilino que ganha uma casa na vila não tem prazo para sair – pode ficar até se sentir pronto para mudar para uma residência “mais convencional. Mas precisa ajudar a comunidade com os gastos.
Para baratear ao máximo, as casas foram construídas de acordo com a tipologia Sakaeve Huse (ver o vídeo aqui na postagem e projectos na página) e equipadas com sistema de geração de energia fotovoltaica, a fim de eliminar os gastos com electricidade.
Rodeado de tanto cuidado e humanidade, fica muito mais fácil vencer esta etapa tão difícil que é a saída das ruas!
O vídeo explica o que são este tipo de casas- Skaeve Huse (em Holandês) e o estúdio disponibiliza um resumo em Inglês
Fonte (com adaptações) Débora Spitzcovsky
Sem comentários:
Enviar um comentário