quinta-feira, 20 de abril de 2017

Filme: Perfume de Mulher (Dino Rissi - 1974)


É comum associarmos este título ao filme de Martin Brest (1992) com uma interpretação superlativa de Al Pacino, que aliás lhe valeu, em 1993, o Óscar de Melhor Actor

Mas o filme de Brest - um militar aposentado e cego que parte numa viagem na companhia de um jovem - teve um antecessor. Baseou-se no filme Profumo di Donna (1974) de Dino Risi (1916-2008) com Vittorio Gassman no papel do capitão Fausto Consolo e o malogrado Alessandro Momo (no papel do jovem Giovanni Bertazzi), que viria a morrer num acidente poucos meses antes da estreia do filme.

Risi deu-nos uma obra mais amarga do que a que Brest viria a realizar quase 20 anos depois. Mas para lá de uma viagem pela Itália dos anos 70, a mestria de um dos expoentes do cinema italiano está bem patente na forma como coloca poesia na narrativa e na composição dos planos.

Gassman é genial na construção do personagem e viria a ganhar o prémio de melhor actor no Festival de Cannes em 1975. Nesse mesmo ano, Profumo do Donna foi nomeado para os Óscares de melhor argumento adaptado e de melhor filme estrangeiro, mas em 1976 haveria de receber a distinção máxima do Cinema Francês (o César) para melhor filme estrangeiro.

Sem comentários: