Segundo o Evangelho de Lucas, João nasceu seis meses antes de Jesus, por isso o aniversário do santo foi comemorado no dia 24 de junho. Na verdade, é um dos poucos aniversários que homenageia o nascimento de uma pessoa santa, em vez da morte. Na véspera de São João realizam-se festas em muitos países, de acordo com a sua herança folclórica especial. A noite de 23 de junho promete uma série de acontecimentos tradicionais em todo o mundo e é assim que a data especial é passada na Hungria e em todo o mundo.
Hungria
Em primeiro lugar, os húngaros celebram Szentiván-éj (Ivan traduzido da forma eslava de João) no dia 21 de junho. A importância do acontecimento também é comprovada pelo fato de que, até o século XIX , todo o mês de junho era denominado Mês de São Ivan. As tradições folclóricas incluem acender uma fogueira e fazer as meninas pularem sobre ela.
Itália
São João Baptista é, de facto, uma figura popular no país mediterrânico: é o padroeiro de várias cidades como Génova, Florença e Turim. Acontecem fogueiras, feiras livres, fogos de artifício, música ao vivo e dança – as festividades podem durar de 21 a 24 de junho em diversas cidades do país.
Polónia
O festival é chamado de 'sobótki' na Polônia. As jovens usam coroas feitas de flores silvestres coloridas que mais tarde jogam num lago próximo. À semelhança das tradições húngaras, também se acendem fogueiras e os aventureiros podem saltar sobre elas.
Suécia
Conhecido como “véspera do solstício de verão”, o feriado era originalmente um festival de fertilidade, com o objetivo de comemorar o início da temporada. Um dos principais elementos é o chamado mastro de solstício de verão – também conhecido como mastro – decorado com flores.
França
Embora “Fête de la Saint-Jean” (que significa festa de São João) possa se assemelhar a alguns antigos rituais pagãos, é uma celebração católica do santo. Em algumas regiões do país, como a parte sul de Meurthe-et-Moselle, a espetacular fogueira é chamada de “chavande”.
Portugal (Porto)
Talvez a festa mais conhecida pelos Europeus. Não há distinção de ricos nem pobres. Todos percorrem a cidade, saltando pequenas fogueiras ou dançando em bailaricos. A "casacata" que representa o rio onde foi baptizado Jesus é simbolicamente representada em fogo de artifício a partir da ponte D. Luíz. Representa o ponto mais alto desta festividade no Porto.
Sem comentários:
Enviar um comentário