Embora as pessoas estejam impressionadas com o desfile militar chinês exibindo a mais recente tecnologia militar, convém lembrar que a China ainda apresenta um desempenho extremamente aquém do esperado.
A Suécia e a Noruega têm, em conjunto, uma população inferior à de Shenzhen, o Silicon Valley chinês. No entanto, possuem os seus próprios sistemas de defesa aérea de classe mundial desenvolvidos internamente, caças multifuncionais, os drones de reconhecimento mais pequenos do mundo utilizados pelas forças especiais em todo o mundo, sistemas AWACS, radares multifuncionais, sonar de abertura sintética, submarinos de última geração, corvetas furtivas, veículos submarinos autónomos de classe mundial, mísseis antinavio/ataque terrestre de longo alcance, destruidores de bunkers, torpedos pesados, obuses, artilharia Ramjet-155 e muito, muito mais.
A China é 88 vezes maior do que a Suécia e a Noruega juntas. No entanto, a Suécia e a Noruega são gigantes científicos e culturais. A escala Celsius, a dinamite, o Ikea, os ABBA, o Bluetooth, os Prémios Nobel, o primeiro pacemaker cardíaco implantado, o esqui... e a descoberta de 20 elementos químicos. São conhecidas pessoas destes países em todo o mundo, como Magnus Carlsen, Daniel Ek (fundador e CEO do Spotify), Nick Bostrom, Dolph Lundgren, Anders Jonas Ångström, Greta Thunberg e muitos outros.
E estes são apenas dois pequenos países europeus do tamanho de uma cidade chinesa que rivalizam com um país de 1,4 mil milhões de habitantes. E nem se esforçam tanto como a China.

Sem comentários:
Enviar um comentário