Peço perdão. Peço perdão pelos abandonos, os maus tratos, a solidão, o desrespeito. Por vos ter retirado das vosas famílias, por vos ter exposto como se de objectos se tratassem. Por vos retirar do vosso habitat natural, quebrar a vossa alma, o vosso ser, quebrar a vossa inocência, partir-vos por dentro e por fora.
Peço perdão. Perdoem o despejar de frustrações, a utilização para alimentar o nosso ego, a fome e a sede, as correntes. Perdoem as estranguladoras e os ossos que furam a vossa pele. Perdoem os aguilhões e os electrochoques.
Peço perdão. Perdoem querermos usar a vossa pele por querermos ser mais do que somos e por termos inveja da vossa beleza. Por vos mantermos em sofrimento para nos sentirmos melhor. Perdoem a electrocussão anal e vaginal, as concussões, a quebra de pescoço. Nós só queríamos um casaco…
Peço perdão. Perdoem a manipulação genética, as bandarilhas, o sangue, as dores. Perdoem a brutalidade e a rudeza, a falta de segurança e a necessidade de provarmos a nossa virilidade. Nós só queríamos ser aplaudidos…
Peço perdão. Peço perdão por darmos mais importância ao nosso palato do que ao vosso desejo de viver. Juro que vos amamos, mas…sabem tão bem…
Não sei quanto tempo demorará à Humanidade para se redimir de tudo o que tem feito e continua a fazer aos animais. Algumas e alguns de nós despertaram e tentam diariamente ter o menor impacto possível nas vidas dos outros animais, mas nunca chega. Fazemos o melhor que podemos e sabemos e tentamos e tentamos e tentamos.
Doem-nos as suas dores e magoam-nos as suas feridas.
Não sei quando poderemos ter essa redenção, mas sei que devemos baixar a cabeça e reconhecer o que temos feito a quem partilha o mundo connosco.
Prometo fazer o possível para que as coisas mudem, para que que as pessoas vos conheçam e vos REconheçam. Não sei quando acabará tudo isto, mas até lá…Peço perdão.
2 comentários:
Junto-me a si nesse pedido/prece. Que em breve possamos olhar para tudo isso como a fase mais negra da história da humanidade, mas que seja já apenas História.
Muito obrigado!
Enviar um comentário