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terça-feira, 31 de outubro de 2023

Tribunal de Nova Zelândia condena donos do vulcão cuja erupção causou 22 mortos

Vulcão Whakaari, Nova Zelândia

Ter apenas "fé" na iniciativa liberal, como modus operandi político, económico e ecológico não dá bons resultados. O melhor sistema democrático ainda é a gestão do Estado social eficiente.

Um tribunal da Nova Zelândia condenou esta terça-feira os proprietários do vulcão Whakaari, que entrou em erupção em 2019 e causou 22 mortos, por violação das leis de segurança no trabalho.

O Tribunal Distrital de Auckland decidiu que a Whakaari Management, propriedade dos irmãos Andrew, James e Peter Buttle, não cumpriu as obrigações de segurança antes de uma visita turística ao vulcão e emitirá a sua condenação em fevereiro.

A 9 de dezembro de 2019, o Whakaari entrou em erupção quando dezenas de turistas se encontravam na ilha ou perto dela, matando 22 pessoas e ferindo 25.

Durante a leitura da decisão, o juiz Evangelos Thomas sublinhou que a Whakaari Management não tomou as medidas necessárias para evitar "expor qualquer pessoa ao risco de morte ou ferimentos graves", segundo a audiência seguida virtualmente pela agência de notícias EFE.

O magistrado explicou que a Whakaari Management, nas mãos da família desde 1936, cometeu um erro grave ao não procurar mais informações junto de especialistas para reduzir os riscos ligados à atividade vulcânica.

"Não deveria ter sido uma surpresa que o Whakaari pudesse entrar em erupção a qualquer momento e sem aviso prévio, com risco de morte e ferimentos graves", afirmou o magistrado, que também rejeitou outra acusação contra a empresa relacionada com a segurança dos próprios trabalhadores.

O julgamento começou em julho, com os sobreviventes a testemunharem que não tinham sido devidamente informados dos riscos da visita.

O Whakaari entrou em erupção quando se encontrava em alerta 2 (numa escala de 5), que previa uma atividade vulcânica moderada, e quando 47 pessoas, na maioria turistas, se encontravam na ilha.

Com a decisão de hoje, a Whakaari Management junta-se a seis outras empresas - que anteriormente aceitaram a acusação - que podem ser multadas até 1,5 milhões de dólares neozelandeses (825 mil euros) em audiências previstas para fevereiro de 2024.

Anteriormente, os tribunais neozelandeses já tinham rejeitado as acusações contra outras seis organizações e contra os três irmãos Buttle, individualmente, enquanto diretores da Whakaari Management.

Conto: Leonardo


O ar da noite estava carregado com o cheiro da terra encharcada pela chuva e com o zumbido distante da cidade. Sob o brilho suave de um poste de luz, um homem estava sozinho, a sua silhueta era uma figura escura e imóvel contra o mundo inquieto. Seu nome era Leonardo, um homem preso às rotinas e à reconfortante previsibilidade de uma vida meticulosamente planeada.

Leonardo passou a última década no mesmo apartamento, com os mesmos móveis dispostos da mesma maneira, cercado pelo mesmo papel de parede desbotado. Todas as manhãs, ele acordava exatamente às 6h30, preparava uma chávena de café preto e lia o jornal de frente para trás. Ele tinha um emprego que não amava nem odiava, voltando para casa todas as noites para jantar com frango grelhado e legumes cozidos no vapor.

Mas esta noite foi diferente. A rotina foi quebrada, os pedaços espalhados como folhas ao vento de outono. Mais cedo naquele dia, Leonardo recebeu um e-mail inesperado de seu senhorio: o prédio havia sido vendido a um incorporador que planeava demoli-lo para dar lugar a condomínios de luxo. Leonardo tinha trinta dias para desocupar seu apartamento, o lugar que ele chamava de lar há tanto tempo.

O choque o deixou entorpecido, à beira de um futuro desconhecido. A estabilidade a que se agarrou durante tantos anos estava a dissolver-se, deixando-o à deriva num mar de incerteza.

Enquanto Leonardo estava ali, ele sentiu o mundo girando ao seu redor, cada vez mais rápido, puxando-o para seu turbilhão vertiginoso. Ele se lembrou das palavras de seu pai, ditas há muitos anos, numa noite muito parecida com esta. "A vida é uma mudança, Leonardo. Apegar-se ao passado é como segurar uma folha durante um furacão. Você tem que se desapegar."

As palavras sempre pareceram tão distantes, abstratas. Agora, eles soavam com uma clareza dolorosa. Leonardo sempre se orgulhou de sua estabilidade e da sua resistência ao caos da mudança. Mas agora, confrontado com a realidade inegável da sua situação, ele sentiu uma sensação desconhecida: medo.

No entanto, por trás do medo, havia algo mais. Um lampejo de excitação, um sussurro de possibilidade. E se, pensou ele, isso não fosse o fim, mas um começo? E se, no meio às ruínas de sua antiga vida, ele pudesse construir algo novo, algo melhor?

Ele respirou fundo, sentindo o ar fresco da noite encher os seus pulmões. Lentamente, ele começou a andar, cada passo afastando-o da vida que conhecia e aproximando-o do futuro desconhecido que o aguardava. À medida que se movia, sentiu o peso das suas antigas rotinas se dissipando, sendo substituído por uma leveza que não sentia há anos.

A cidade se estendia diante dele, um labirinto de possibilidades. Ele passou por lugares antigos, por ruas desconhecidas e entrou no coração da noite vibrante da cidade. Os sons de risadas, música e sirenes distantes enchiam o ar, uma sinfonia de vida em toda a sua beleza caótica.

Pela primeira vez em anos, Leonardo sentiu-se verdadeiramente vivo. Ele percebeu que aceitar a mudança não significava render-se ao caos, mas abraçar a possibilidade de crescimento. Tratava-se de encontrar força na vulnerabilidade e coragem na incerteza.

Quando a primeira luz do amanhecer começou a surgir, Leonardo viu-se parado na periferia da cidade, olhando para o horizonte. O céu estava pintado em tons de rosa e dourado, uma promessa de um novo dia. Ele sorriu, sentindo uma sensação de paz tomar conta dele.

A mudança, ele percebeu, não era um fim, mas uma transformação, uma jornada rumo ao desconhecido. E pela primeira vez na vida ele estava pronto para abraçá-lo.

A noite deu lugar a um novo dia e, com ele, surgiu um novo Leonardo – alguém que não estava mais preso ao passado, mas livre para explorar as possibilidades ilimitadas do futuro. E ao dar o primeiro passo neste novo mundo, sentiu um profundo sentimento de gratidão pela jornada que tinha pela frente.

segunda-feira, 30 de outubro de 2023

Jaron Lanier - Social Media is Ruining your Life


Para se libertar, para ser mais autêntico, para ser menos viciado, para ser menos manipulado, para ser menos paranóico… por todas essas razões maravilhosas, exclua as suas contas.

As razões de Jaron Lanier para nos libertarmos das garras venenosas das redes sociais incluem a sua tendência para trazer à tona o que há de pior em nós, para tornar a política aterrorizante, para nos enganar com ilusões de popularidade e sucesso, para distorcer a nossa relação com a verdade, para nos desligar das outras pessoas. mesmo estando mais “conectados” do que nunca, para roubar-nos o nosso livre arbítrio com anúncios direcionados implacáveis. Como podemos permanecer autónomos num mundo onde estamos sob vigilância contínua e somos constantemente estimulados por algoritmos geridos por algumas das empresas mais ricas da história que não têm outra forma de ganhar dinheiro a não ser sendo pagas para manipular o nosso comportamento? Como poderiam os benefícios das redes sociais compensar as perdas catastróficas para a nossa dignidade pessoal, felicidade e liberdade? Lanier continua a ser um optimista tecnológico, por isso, ao mesmo tempo que demonstra o mal que rege os modelos de negócio das redes sociais hoje em dia, também prevê um ambiente humanista para as redes sociais que pode orientar-nos para uma forma mais rica e plena de viver e de nos conectarmos com o nosso mundo.

Página Pessoal

Fijus di Terra: 500 anos depois ainda se fala português no Senegal


A história dos fijus di terra remonta ao século XV, quando os portugueses chegaram à costa ocidental da África e estabeleceram relações comerciais e culturais com os povos locais. Os portugueses instalaram-se em vários pontos da região, como Cacheu, Bissau, Ziguinchor e Joal-Fadiouth, e misturaram-se com as mulheres africanas, dando origem a uma população mestiça que adotou o catolicismo e o português como língua.
Os fijus di terra eram os proprietários da terra, diferenciavam-se dos outros grupos étnicos pela língua crioula, pela religião católica e pelos hábitos e roupas europeias. Mantiveram-se fiéis a Portugal durante os períodos de disputa colonial entre franceses, ingleses e holandeses, e resistiram às tentativas de assimilação cultural por parte dos franceses, que dominaram o Senegal a partir do século XIX.
Em 1886, Portugal cedeu a Casamansa à França, mas os fijus di terra continuaram a preservar a sua identidade lusófona. Hoje em dia, eles representam uma minoria étnica no Senegal, mas são reconhecidos pelo governo como uma comunidade específica. Têm direito a ensinar e aprender o português nas escolas públicas, a ter representação política e a participar em atividades culturais e religiosas ligadas à lusofonia.

O crioulo de Casamansa
A língua dos fijus di terra é o crioulo de Casamansa, uma língua crioula de base portuguesa que tem influências do francês, do uolofe e de outras línguas africanas. O crioulo de Casamansa é falado principalmente na cidade de Ziguinchor, a capital regional da Casamansa, mas também noutras localidades como Oussouye, Carabane e Djembering.
O crioulo de Casamansa tem uma estrutura gramatical simples, mas um vocabulário rico e variado. Usa o alfabeto latino e tem uma ortografia própria. É usado pelos fijus di terra para se comunicarem entre si, mas também para se expressarem artisticamente. Há vários exemplos de música, literatura e cinema em crioulo de Casamansa, que mostram a vitalidade e a criatividade dessa língua.
O crioulo de Casamansa é considerado uma língua em perigo de extinção pela UNESCO, pois tem um número reduzido de falantes e enfrenta a concorrência do francês e do uolofe.
No entanto, há iniciativas para promover o seu ensino, a sua documentação e a sua valorização. Uma delas é o projeto Fidjus di Terra (Filhos da Terra), que visa preservar e divulgar a cultura lusófona dos fijus di terra através da educação, da comunicação e da arte.

Mapa de Casamansa (a vermelho)

Os desafios dos fijus di terra
Os fijus di terra são uma comunidade orgulhosa da sua origem e da sua língua, mas também enfrentam vários desafios no contexto atual do Senegal. Um deles é o conflito armado que afeta a Casamansa desde 1982, quando um movimento separatista reivindicou a independência da região. Este conflito gerou violência, deslocamentos e pobreza na zona sul do país, afetando diretamente os fijus di terra.
Outro desafio é a integração social e económica dos fijus di terra no Senegal, que é um país de maioria muçulmana e de língua oficial francesa.
Os fijus di terra são frequentemente vistos como estrangeiros ou minoritários, e sofrem discriminação e marginalização. Têm dificuldades para aceder a oportunidades de emprego, educação e saúde, e para participar plenamente na vida política e cívica do país.
Um terceiro desafio é a preservação da identidade e da língua dos fijus di terra, que estão ameaçadas pela globalização, pela urbanização e pela assimilação cultural.
Muitos fijus di terra emigram para outras regiões do Senegal ou para outros países, como a França, a Guiné-Bissau ou o Brasil, em busca de melhores condições de vida. Nesse processo, eles perdem o contato com as suas raízes e com o seu património lusófono.

Discurso completo de António Guterres. Parem de dizer que o Secretário da ONU "normalizou" o Hamas!


Discurso de António Guterres na reunião deste dia 24 de outubro: 
Excelências,
A situação no Oriente Médio está se tornando ainda mais terrível a cada hora. A guerra em Gaza está em andamento e corre o risco de se espalhar por toda a região. As divisões estão fragmentando as sociedades. As tensões ameaçam transbordar. Num momento crucial como este, é vital que os princípios sejam claros - a começar pelo princípio fundamental de respeitar e proteger civis. Condenei inequivocamente os horríveis e sem precedentes atos de terror do Hamas em Israel no dia 7 de outubro.
Nada pode justificar a morte, os ferimentos e o sequestro deliberados de civis - ou o lançamento de foguetes contra alvos civis. Todas as pessoas reféns devem ser tratadas com humanidade e liberadas imediatamente e sem condições. Observo respeitosamente a presença entre nós de membros de suas famílias.

Excelências,
É importante também reconhecer que os ataques do Hamas não aconteceram num vácuo. O povo palestino foi submetido a 56 anos de ocupação sufocante. Eles viram suas terras serem constantemente devoradas por assentamentos e assoladas pela violência; sua economia foi sufocada; seu povo foi deslocado e suas casas demolidas. Suas esperanças de uma solução política para sua situação estão desaparecendo. Mas as queixas do povo palestino não podem justificar os terríveis ataques do Hamas. E esses ataques terríveis não podem justificar a punição coletiva do povo palestino.

Excelências,
Até mesmo a guerra tem regras. Devemos exigir que todas as partes cumpram e respeitem suas obrigações de acordo com o direito internacional humanitário; tomem cuidado constante na condução de operações militares para poupar civis; respeitem e protejam os hospitais e respeitem a inviolabilidade das instalações da ONU, que hoje abrigam mais de 600.000 palestinos. O bombardeio implacável de Gaza pelas forças israelitas, o nível de vítimas civis e a destruição em massa de bairros continuam a aumentar e são profundamente alarmantes. Lamento e honro as dezenas de colegas da ONU que trabalhavam para a Agência da ONU para os Refugiados Palestinos (UNRWA) - infelizmente, pelo menos 35, e a contagem continua - foram mortos nos bombardeamentos em Gaza nas últimas duas semanas. Devo às suas famílias a minha condenação por essas e muitas outras mortes semelhantes. A proteção dos civis é fundamental em qualquer conflito armado. Proteger civis nunca pode significar usá-los como escudos humanos. Proteger civis não significa ordenar que mais de um milhão de pessoas sejam evacuadas para o sul, onde não há abrigo, comida, água, remédios ou combustível, e depois continuar bombardeando o próprio sul. Estou profundamente preocupado com as claras violações do direito internacional humanitário que estamos testemunhando em Gaza. Quero deixar claro: nenhuma parte num conflito armado está acima das leis humanitárias internacionais.

Excelências,
Felizmente, alguma ajuda humanitária está finalmente a chegar a Gaza. Mas é uma gota de ajuda em um oceano de necessidades. Além disso, nossos suprimentos de combustível da ONU em Gaza se esgotarão em questão de dias. Isso será outro desastre. Sem combustível, a ajuda não poderá ser fornecida, os hospitais não terão energia e a água potável não poderá ser purificada ou mesmo bombeada. A população de Gaza precisa de ajuda contínua em um nível que corresponda às enormes necessidades. Essa ajuda deve ser fornecida sem restrições. Saúdo os colegas da ONU e parceiros humanitários em Gaza que trabalham em condições perigosas e arriscam suas vidas para fornecer ajuda aos necessitados. Essas pessoas são uma inspiração. Para aliviar o sofrimento épico, tornar a entrega da ajuda mais fácil e segura e facilitar a libertação dos reféns, reitero meu apelo por um cessar-fogo humanitário imediato.

Excelências,
Mesmo neste momento de perigo grave e imediato, não podemos perder de vista a única base realista para uma paz e estabilidade verdadeiras: uma solução de dois Estados. Israelitas precisam ver materializadas as suas necessidades legítimas de segurança, e os palestinos precisam ver concretizadas suas aspirações legítimas por um Estado independente, de acordo com as resoluções das Nações Unidas, o direito internacional e os acordos anteriores. Por fim, devemos ser claros quanto ao princípio da defesa da dignidade humana. A polarização e a desumanização estão sendo alimentadas por um tsunami de desinformação. Devemos enfrentar as forças do antissemitismo, do fanatismo antimuçulmano e de todas as formas de ódio.

Sr. Presidente,
Excelências,
Hoje é o Dia das Nações Unidas, que marca os 78 anos da entrada em vigor da Carta das Nações Unidas. Essa Carta reflete nosso compromisso compartilhado de promover a paz, o desenvolvimento sustentável e os direitos humanos. Neste Dia da ONU, nesta hora crítica, apelo a todos para que se afastem da beira do abismo antes que a violência ceife ainda mais vidas e se espalhe ainda mais.
Muito obrigado.

Mensagem Secretário-geral sobre os Glaciares da Região do Monte Evereste


Alerta climático!
No Nepal, o secretário-geral das Nações Unidas envia uma mensagem para o mundo:
“Os telhados do mundo estão a desabar."

O Nepal perdeu cerca de um terço do seu gelo em pouco mais de 30 anos e os glaciares estão a derreter a um ritmo recorde.
O facto de os glaciares do Nepal terem derretido 65 % mais depressa na última década do que na anterior "significa que podemos estar perante uma tragédia: o desaparecimento total dos glaciares.”

Por isso, António Guterres apela ainda: "Os glaciares estão a recuar, mas nós não podemos. Temos de acabar com a era dos combustíveis fósseis. Temos de agir agora para proteger as pessoas que estão na linha da frente. E para limitar o aumento da temperatura global a 1,5ºC, para evitar o pior do caos climático. O mundo não pode esperar.”

domingo, 29 de outubro de 2023

Dia Mundial do AVC 2023: Consciencialização e Prevenção para Salvar Vidas


No dia 29 de outubro de 2023, o mundo une-se para celebrar o Dia Mundial do AVC (Acidente Vascular Cerebral). Essa data tem como objetivo aumentar a consciencialização sobre esta doença, que afeta milhões de pessoas em todo o mundo.

O AVC é uma emergência médica, sendo atualmente a principal causa de morte e incapacidade permanente em Portugal. A cada hora que passa, há três portugueses que sofrem um Acidente Vascular Cerebral, um deles não sobreviverá, e metade dos sobreviventes poderão ficar com sequelas incapacitantes.

O tema do Dia Mundial do AVC, deste ano de 2023, proposto pela OMS, é: “Juntos, somos maiores que o AVC”, enfatizando a importância da colaboração entre profissionais de saúde, autoridades governamentais, organizações não governamentais e sociedade em geral, para prevenir, diagnosticar e tratar melhor esta doença.

O que é um AVC?
O Acidente Vascular Cerebral ocorre quando o suprimento de sangue para uma parte do cérebro é interrompido ou reduzido, resultando numa lesão cerebral. Existem dois tipos principais de AVC: o isquémico, quando um vaso sanguíneo é bloqueado por um coágulo ou placa de ateromatose, e o hemorrágico, que acontece quando um vaso sanguíneo se rompe e causa sangramento no cérebro.

Consciencialização e Prevenção
A consciencialização sobre o AVC é essencial para prevenir a ocorrência de casos e reduzir as suas consequências. É importante que as pessoas conheçam os principais fatores de risco, como hipertensão arterial, diabetes, tabagismo, sedentarismo e obesidade. Além disso, é fundamental incentivar hábitos de vida saudáveis, como a prática regular de exercício físico, alimentação equilibrada, com redução da ingestão de sal, controle da pressão arterial, evitando o consumo excessivo de álcool e o tabagismo. É importante refletir no facto de que cerca de 80% dos AVC podem ser prevenidos com hábitos de vida saudável e controlo dos fatores de risco.

É também importante promover a educação da população, para reconhecer os sinais de alarme de um AVC, como instalação súbita de falta de força num lado do corpo, dificuldade em falar, visão turva, tonturas e dor de cabeça intensa e súbita.

São importantes as campanhas com divulgação dos sinais de alarme mais frequentes, habitualmente designados por “3 Fs”: Falta de Força num braço, Face assimétrica, com boca ao lado e Dificuldade em Falar. Ao reconhecer esses sinais, é imprescindível buscar atendimento médico imediato, pois cada minuto conta para minimizar os danos causados pelo AVC. A população deve saber que, perante estes sintomas, deve ligar imediatamente para o número nacional de emergência: 112. Desse modo, o INEM aciona a Via Verde do AVC, sendo disponibilizados meios de auxílio para transportar o doente ao hospital com capacidade para proporcionar o tratamento adequado, no mais curto espaço de tempo.

Nas mulheres os sinais são diferentes. Consulte  aqui (em Inglês)

Atendimento de Emergência
Nos últimos 25 anos houve enormes progressos no tratamento da fase aguda do AVC. Existem novos tratamentos, muito eficazes, conseguindo por vezes reverter completamente os sintomas, mas que sua eficácia depende em grande parte da rapidez com que o doente chega ao hospital.

Os profissionais de saúde devem estar preparados para agir rapidamente e realizar exames como a tomografia computadorizada, para diagnosticar o tipo de AVC e determinar a melhor abordagem terapêutica. Nalguns casos podem ser administrados medicamentos trombolíticos, para dissolver o coágulo, noutros estes poderão ser retirados através de trombectomia, após cateterização dos vasos cerebrais por um neurorradiologista de intervenção, conseguindo assim restaurar o fluxo sanguíneo cerebral.

Reabilitação
Após o tratamento agudo, a reabilitação desempenha um papel fundamental na recuperação dos doentes. A fisioterapia, a terapia da fala e a terapia ocupacional são essenciais para ajudar os sobreviventes do AVC a recuperar as suas capacidades motoras, cognitivas e de comunicação. É importante que haja um suporte contínuo para que cada individuo possa retomar as suas atividades diárias e reintegrar-se na família e sociedade.

Conclusão
A comemoração do Dia Mundial do AVC é uma oportunidade para aumentar a consciencialização sobre esta doença devastadora. É responsabilidade de todos nós promover uma cultura de cuidado com a saúde, adotando hábitos saudáveis e estando atentos aos sinais de alerta. Juntos, podemos fazer a diferença na luta contra o AVC.

Equador anuncia cortes de energia devido a seca na Amazónia

Seca no Rio Negro, no Amazonas [Fonte: Folha de Pernambuco]

Com uma forte dependência elétrica das barragens construídas na região amazónica, os reservatórios não têm água suficiente para satisfazer a crescente procura nacional.

Em situações como esta, o Equador está habituado a importar excedentes de eletricidade da Colômbia, mas o país vizinho também enfrenta uma situação de seca e toda a sua capacidade de produção está a ser utilizada para abastecer o mercado interno, segundo as autoridades equatorianas.

A interligação elétrica com o Peru é ainda muito limitada e só nas próximas semanas é que o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Banco Europeu de Investimento (BEI) deverão assinar um financiamento de quase 250 milhões de dólares (cerca de 236 milhões de euros) para a construção de uma linha elétrica de alta tensão de 500 mil volts no lado equatoriano da fronteira, que só estará operacional pelo menos em 2026.

Os primeiros cortes de eletricidade começaram na sexta-feira passada às 08:00 horas locais (13:00 em Lisboa) na maior parte do país e surpreenderam muitos cidadãos que desconheciam a medida anunciada menos de 24 horas antes pelo Governo.

As ruas tornaram-se em alguns momentos caóticas, uma vez que os semáforos deixaram de funcionar, obrigando a polícia a tentar gerir o trânsito nos cruzamentos mais movimentados.

Estes cortes de energia, que poderão prolongar-se até ao início de dezembro, deverão durar quatro horas por dia nas regiões serranas e amazónicas e três horas na região costeira, das 07:00 às 18.00.

Prevê-se que os cortes não afetem a produção de petróleo, um dos principais pilares da economia equatoriana, mas nenhuma autoridade foi capaz de especificar o impacto económico da medida.

O Herman que Habita em Nós



por Pedro Ivo Carvalho, Diretor-adjunto JN


Assinalaram-se, há dias, os 40 anos da primeira emissão de “O Tal Canal”. E a grande inquietação que nos atormenta é: como assim, o Herman José fez aquele programa há 40 anos? O mesmo Herman José que vemos, semanalmente, na televisão? O mesmo Herman José que acrescentou no Instagram uma vida artística às milhentas que já viveu? O mesmo Herman José que regressou à estrada, para dar espetáculos, abraçando, tantos anos depois, essa faceta de saltimbanco? Ao visionarmos, hoje, algumas das pérolas de inteligência e criatividade que o humorista lançou constatamos o quão revolucionária foi aquela dose de loucura boa que teve como cúmplices Helena Isabel, Vítor de Sousa, Lídia Franco e Manuel Cavaco. Aquilo que Herman José fez nos anos 80 é tão mais extraordinário se avaliado à luz dos atuais cânones da tolerância no humor. Tudo tem de ser explicado, contextualizado, num equilíbrio infantil para não melindrar ninguém. Aquele humor pós-revolução foi disruptivo porque, como reconheceu recentemente o “verdadeiro artista”, passaram a fazer o que eles gostavam e não o que o grande público gostava. Felizmente que houve um encontro de vontades.
É importante reconhecer, em vida, os feitos dos grandes. Não esperar que eles morram para lhes dizer, como temos obrigação de dizer ao Herman José, muito obrigado por tudo. Muito obrigado por ter plantado, em diferentes gerações de portugueses, o vício de rir. E rir das coisas mais parvas às mais sofisticadas. Quatro décadas depois de “O Tal Canal”, só podemos estar gratos por haver um bocadinho de Herman José em todos nós. Sabermos rir de nós próprios é, antes de tudo, um valioso exercício de liberdade individual e coletiva. Obrigado pelo Esteves, pelo Nelito, pelo Tony Silva, pela Marilú. Obrigado, Herman, pela seriedade com que todos eles nos ensinaram a ser um pouco mais felizes.

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sábado, 28 de outubro de 2023

Isto não é uma Floresta - This is not a Forest


O que era esperado continua a acontecer. A destruição de áreas rurais, comunidades e territórios persiste após décadas de advertências, opiniões, discussões, traições e desrespeito. O estado de degradação da floresta portuguesa continua a ser uma condição fundamental para a catástrofe: abandono, monoculturas industriais, espécies invasoras, degradação dos serviços de protecção e vigilância, desinvestimento no interior. Além disso, a seca assola o país devido à crise climática e o calor torna tudo mais frágil. Os incêndios ocorridos este ano em Odemira, Proença-a-Nova, Monchique, Cadaval, entre outros, são a manifestação disso mesmo. Em ciclos cada vez mais curtos, o nosso país está exposto a incêndios catastróficos pelos quais existem responsáveis.

Olhamos para o futuro e não podemos ignorar que o que está a acontecer é exactamente o que os governos e as indústrias de pasta de papel impuseram: mais eucalipto, mais incêndios, mais abandono, despovoamento, alterações climáticas, desertificação e perda de biodiversidade. Mais monoculturas de eucalipto, invasoras e espécies de rápido crescimento e propensão ao fogo substituem a floresta nativa, acelerando esse ciclo. E o clima muda, tornando-se mais quente, mais seco, com secas mais prolongadas e menos dias chuvosos. O deserto está a ganhar terreno. Este é também o plano dos governos e das indústrias de celulose. Eles não têm outro plano e rejeitam qualquer alternativa.

Medidas que não revertem este ciclo aceleram-no. Precisamos da floresta como primeira barreira contra a seca e a desertificação. Para isso, temos que mudar o cenário. Não em décadas, mas agora. Temos de responsabilizar as indústrias da pasta que nos trouxeram até aqui, a The Navigator Company e a Altri Florestal, e os dirigentes que lhes estenderam o tapete vermelho - de todos os partidos. Eles não os impediram e entregaram o futuro do nosso país. Não podemos mais aceitar isso. As indústrias de celulose devem pagar pela destruição do passado e do presente.

Também responsabilizamos as empresas portuguesas que continuam a agravar a crise climática, como a Galp e a EDP, que planeiam continuar as suas atividades destrutivas e extrativas durante décadas, lucrando como nunca antes e rejeitando os cortes de emissões necessários para travar o caos climático. É urgente garantir as necessidades das pessoas, o equilíbrio ambiental e a saúde pública, e não os mesmos velhos negócios.

Precisamos de menos ignições e menos área queimada. Isso significa ter um cadastro florestal completo do território nacional, e o que estiver abandonado deve ser assumido pelo Estado. As áreas abandonadas precisam de ser geridas, não pelas actuais estruturas ineficazes, mas por uma instituição criada para o efeito. O caminho seguido durante décadas no Portugal rural tem sido de oposição aos pequenos proprietários e à diversificação rural, agrícola e florestal, mantendo deliberadamente os preços baixos e a pobreza persistente. A floresta do futuro deve ser construída com intervenção estatal direta, mas a partir de um Estado que rejeita estar nas mãos de uma indústria devastadora para o país, como a indústria da celulose.

Precisamos de “deseucaliptizar” Portugal. Precisamos de remover 700 mil hectares de plantações de eucalipto no país nesta década e transformar essas áreas em florestas e bosques resilientes que possam resistir ao futuro mais quente e seco que a crise climática produziu. Precisamos fazer com que isso aconteça para deter o deserto.

No dia 3 de setembro saímos à rua: “Protesto pela Floresta do Futuro” - um protesto em Lisboa, Porto, Coimbra, Odemira, Figueira da Foz, Viseu, Pedrógão Grande, Ourém, Oliveira do Hospital, Arganil, Sertã, Cartaxo , Proença-a-Nova, Vila Nova de Poiares, e outros territórios porque as promessas e os remendos dos últimos anos nunca furaram a lógica que nos trouxe até aqui e que nos levará, se não nos rebelarmos, a entregar o território em que vivemos para nos tornarmos numa área incapaz de sustentar populações, incapaz de defender vidas. Saímos às ruas por um futuro muito além da simples lógica dos ciclos económicos e políticos. Basta!

What was expected continues to happen. The destruction of rural areas, communities, and territories persists after decades of warnings, opinions, discussions, betrayals, and disregard. The state of degradation of the Portuguese forest remains a fundamental condition for catastrophe: abandonment, industrial monocultures, invasive species, degradation of protection and surveillance services, disinvestment in the interior. On top of this, drought engulfs the country due to the climate crisis, and the heat makes everything more fragile. The fires that occurred this year in Odemira, Proença-a-Nova, Monchique, Cadaval, among others, are the manifestation of this. In increasingly shorter cycles, our country is exposed to catastrophic fires for which there are responsible parties.

We look to the future and cannot ignore that what is happening is exactly what governments and pulp industries imposed: more eucalyptus, more fires, more abandonment, depopulation, climate changes, desertification, and loss of biodiversity. More monocultures of eucalyptus, invasives, and fast-growing species with a propensity for fire replace the native forest, accelerating this cycle. And the climate changes, becoming hotter, drier, with longer droughts and fewer rainy days. The desert is gaining ground. This is also the plan of governments and pulp industries. They have no other plan and reject any alternative.

Measures that don't reverse this cycle accelerate it. We need the forest as the first barrier against drought and desertification. For that, we have to change the landscape. Not in decades, but now. We must hold the pulp industries that brought us here accountable, The Navigator Company and Altri Florestal, and the leaders who rolled out the red carpet for them - from all parties. They didn't stop them and handed over the future of our country. We can no longer accept this. The pulp industries must pay for the destruction of the past and the present.

We also hold accountable the Portuguese companies that continue to worsen the climate crisis, like Galp and EDP, planning to continue their destructive and extractive activities for decades, profiting like never before and rejecting the necessary emissions cuts to stop climate chaos. It's urgent to ensure the needs of the people, environmental balance, and public health, not the same old businesses.

We need fewer ignitions and less burned area. That means having a complete forest registry of the national territory, and what's abandoned must be taken over by the State. The abandoned areas need to be managed, not by the current ineffective structures, but by an institution created for this purpose. The path followed for decades in rural Portugal has been in opposition to small landowners and rural, agricultural, and forest diversification, deliberately maintaining low prices and persistent poverty. A forest of the future must be built with direct state intervention, but from a state that rejects being in the hands of a industry devastating to the country, such as the pulp industry.

We need to "de-eucalyptize" Portugal. We need to remove 700 thousand hectares of eucalyptus plantations in the country this decade and transform these areas into resilient forests and woodlands that can withstand the hotter and drier future that the climate crisis has produced. We need to make this happen to halt the desert.

September 3nd, we took to the streets: "Protest for the Forest of the Future" -a protest in Lisbon, Porto, Coimbra, Odemira, Figueira da Foz, Viseu, Pedrógão Grande, Ourém, Oliveira do Hospital, Arganil, Sertã, Cartaxo, Proença-a-Nova, Vila Nova de Poiares, and other territories because the promises and patches of recent years have never cut through the logic that brought us here and that will lead us, if we don't rebel, to surrender the territory we live in to become an area incapable of sustaining populations, incapable of defending lives. We take to the streets for a future far beyond the simple logic of economic and political cycles. Enough!

Uma rara entrevista de Fernando Pessoa

Fernando Pessoa, por António Faria

O escritor Fernando Pessoa expõe-nos as suas ideias sobre os vários aspectos da arte e da literatura portuguesa.

Entrevistar Fernando Pessoa não é fácil. Só é fácil entrevistar os que não pensam, os que não se importam de jogar palavras, ao acaso, atirando-as impudicamente ao vento.
Fernando Pessoa, quer como Fernando Pessoa, quer como Álvaro de Campos – o engenheiro alucinado que comporta o seu segundo eu, e que aparece em toda a parte, enchendo a voz de louvores e raios para a Vida – raios partam a Vida e quem lá ande! -é sempre um voluptuoso do raciocínio, um amante da inteligência, podemos dizer: um criador duma nova Razão. Paradoxal? Sem dúvida. Mas há tantas maneiras de ser paradoxal!

A entrevista que se segue, toda escrita por Fernando Pessoa – nem podia deixar de ser, visto Fernando Pessoa possuir uma sintaxe própria para a lógica própria dos seus pensamentos, misto de seriedade e de ironia, vai decerto prender o espírito dos leitores…

Atenção! Fernando Pessoa vai responder às perguntas que lhe fizemos:

– Que pensa da nossa crise? Dos seus aspectos – político, moral e intelectual?
– A nossa crise provém, essencialmente, do excesso de civilização dos incivilizáveis. Esta frase, como todas que envolvem uma contradição, não envolve contradição nenhuma. Eu explico.

Todo povo se compõe de uma aristocracia e de ele mesmo. Como o povo é um, esta aristocracia e este ele mesmo têm uma substância idêntica; manifestam-se, porém, diferentemente A aristocracia manifesta-se como indivíduos, incluindo alguns indivíduos amadores; o povo revela-se como todo ele um indivíduo só. Só colectivamente é que o povo não é colectivo.

O povo português é, essencialmente, cosmopolita. Nunca um verdadeiro português foi português: foi sempre tudo. Ora ser tudo num indivíduo é ser tudo; ser tudo numa colectividade é cada um dos indivíduos não ser nada. Quando a atmosfera da civilização é cosmopolita, como na Renascença, o português pode ser português, pode portanto ser indivíduo, pode portanto ter aristocracia. Quando a atmosfera da civilização não é cosmopolita – como no tempo entre o fim da Renascença e o princípio, em que estamos, de uma Renascença nova – o português deixa de poder respirar individualmente. Passa a ser só portugueses. Passa a não poder ter aristocracia. Passa a não passar. (Garanto-lhe que estas frases têm uma matemática íntima.)

Ora um povo sem aristocracia não pode ser civilizado. A civilização, porém, não perdoa. Por isso esse povo civiliza-se com o que pode arranjar, que é o seu conjunto. E como o seu conjunto é individualmente nada, passa a ser tradicionalista e a imitar o estrangeiro, que são as duas maneiras de não ser nada. É claro que o português, com a sua tendência para ser tudo, forçosamente havia de ser nada de todas as maneiras possíveis. Foi neste vácuo de si próprio que o português abusou de civilizar-se. Está nisto, como lhe disse, a essência da nossa crise.

As nossas crises particulares procedem desta crise geral. A nossa crise política é o sermos governados por uma maioria que não há. A nossa crise moral é que desde 1580 – fim da Renascença em nós e de nós na Renascença – deixou de haver indivíduos em Portugal para haver só portugueses. Por isso mesmo acabaram os portugueses nessa ocasião. Foi então que começou o português à antiga portuguesa, que é mais moderno que o português, e é o resultado de estarem interrompidos os portugueses. A nossa crise intelectual é simplesmente o não termos consciência disto.

Respondi, creio, à sua pergunta. Se V. reparar bem para o que lhe disse, verá que tem um sentido. Qual, não me compete a mim dizer.

– Que pensa dos nossos escritores do momento, prosadores poetas e dramaturgos?
– Citar é ser injusto. Enumerar é esquecer. Não quero esquecer ninguém de quem me não lembre. Confio ao silêncio a injustiça. A ânsia de ser completo leva ao desespero de o não poder ser. Não citarei ninguém. Julgue-se citado, quem se julgue com direito a sê-lo. Resolvo assim todos. Lavo as mãos, como Pilatos; lavo-as, porém, inutilmente, porque é sempre inutilmente que se faz um gesto simplificador. Que sei eu do presente, salvo que ele é já o futuro? Quem são os meus contemporâneos? Só o futuro o poderá dizer. Coexiste comigo muita gente que vive comigo apenas porque dura comigo. Esses são apenas os meus conterrâneos no tempo; e eu não quero ser bairrista em matéria de imortalidade. Na dúvida, repito, não citarei ninguém.

– Estaremos em face de uma renascença espiritual?
– Estamos tão desnacionalizados que devemos estar renascendo. Para os outros povos, na sua totalidade eles próprios, o desnacionalizar-se é o perder-se. Para nós, que não somos nacionais, o desnacionalizar-se é o encontrar-se. Apesar dos grandes obstáculos à nossa regeneração – todas as doutrinas de regeneração – estamos no início de tornar a começar a existir. Chegámos ao ponto em que colectivamente estamos fartos de tudo e individualmente fartos de estar fartos. Extraviámo-nos a tal ponto que devemos estar no bom caminho. Os sinais do nosso ressurgimento próximo estão patentes para os que não vêem o visível. São o caminho-de-ferro de Antero a Pascoaes e a nova linha que está quase construída. Falo em termos de vida metálica porque a época renasce nestes termos. O símbolo, porém, nasceu antes dos engenheiros.

Nada há a esperar, é certo, das classes dirigentes, porque não são dirigentes; e ainda menos da proletariagem, porque ser inferior não é uma superioridade. Com razão lhes chamei eu, a estes, subgente, num artigo da antiga Águia – da Águia que voava. Só a burguesia, que é a ausência da classe social, pode criar o futuro. Só de uma classe que não há pode nascer uma classe que não há ainda. Seja como for, avancemos confiadamente. Todos os caminhos vão dar à ponte quando o rio não tem nenhuma.

– O que se deve entender por arte portuguesa? Concorda com este termo? Há arte verdadeiramente portuguesa?
– Por arte portuguesa deve entender-se uma arte de Portugal que nada tenha de português, por nem sequer imitar o estrangeiro. Ser português, no sentido decente da palavra, é ser europeu sem a má-criação de nacionalidade. Arte portuguesa será aquela em que a Europa – entendendo por Europa principalmente a Grécia antiga e o universo inteiro – se mire e se reconheça sem se lembrar do espelho. Só duas nações – a Grécia passada e Portugal futuro – receberam dos deuses a concessão de serem não só elas mas também todas as outras. Chamo a sua atenção para o facto, mais importante que geográfico, de que Lisboa e Atenas estão quase na mesma latitude.

– O regionalismo na literatura e na pintura?
– O regionalismo é uma degeneração gordurosa do nacionalismo, e o nacionalismo também. E como o nacionalismo é antiportuguês (sendo bom, cá no Sul, só para os povos latinos e ibéricos), o regionalismo em Portugal é uma doença do que não há. Amar a nossa terra não é gostar do nosso quintal. E isto de quintal também tem interpretações. O meu quintal em Lisboa está ao mesmo tempo em Lisboa, em Portugal e na Europa. O bom regionalismo é amá-lo por ele estar na Europa. Mas quando chego a este regionalismo, sou já português, e já não penso no meu quintal. (O facto de o meu quintal ser inteiramente metafórico não diminui a verdade de tudo isto: Deus, e o próprio universo, são metáforas também.)

– Teriam existido em toda a nossa história literária períodos de criação?
– O nosso único período de criação foi dedicado a criar um mundo. Não tivemos tempo para pensar nisso. O próprio Camões não foi mais que o que esqueceu fazer. Os Lusíadas é grande, mas nunca se escreveu a valer. Literariamente, o passado de Portugal está no futuro. O Infante, Albuquerque e os outros semideuses da nossa glória esperam ainda o seu cantor. Este poderá não falar deles; basta que os valha em seu canto, e falará deles. Camões estava muito perto para poder sonhá-los. Nas faldas do Himalaia o Himalaia é só as faldas do Himalaia. É na distância, ou na memória, ou na imaginação que o Himalaia é da sua altura, ou talvez um pouco mais alto. Há só um período de criação na nossa história literária: não chegou ainda.

– Continuará sendo o lirismo a nossa feição literária predominante?
– Há duas feições literárias -a épica e a dramática. O lirismo é a incapacidade comovida de ter qualquer delas. O que é ser lírico? É cantar as emoções que se têm. Ora cantar as emoções que se têm faz-se até sem cantar. O que custa é cantar as emoções que se não têm. Sentir profundamente o que se não sente é a flâmula de almirante da inspiração. O poeta dramático faz isto directamente; o poeta épico fá-lo indirectamente, sentindo o conjunto da obra mais que as partes dela, isto é, sentindo exactamente aquele elemento da obra de que não pode haver emoção nenhuma pessoal, porque é abstracto e por isso impessoal. Fomos esboçadamente épicos. Seremos inviolavelmente dramáticos. Fomos líricos quando não fomos nada. O lirismo só continuará sendo a nossa feição predominante se não formos capazes de ter feição predominante.

– O que calcula que seja o futuro da raça portuguesa?
-O Quinto Império. O futuro de Portugal —que não calculo mas sei —está escrito já, para quem saiba lê-lo, nas trovas do Bandarra, e também nas quadras de Nostradamus. Esse futuro é sermos tudo. Quem, que seja português, pode viver a estreiteza de uma só personalidade, de uma só nação, de uma só fé? Que português verdadeiro pode, por exemplo, viver a estreiteza estéril do catolicismo, quando fora dele há que viver todos os protestantismos, todos os credos orientais, todos os paganismos mortos e vivos, fundindo-os portuguesmente no Paganismo Superior? Não queiramos que fora de nós fique um único deus! Absorvamos os deuses todos! Conquistámos já o Mar: resta que conquistemos o Céu, ficando a terra para os Outros, os eternamente Outros, os Outros de nascença, os europeus que não são europeus porque não são portugueses. Ser tudo, de todas as maneiras, porque a verdade não pode estar em faltar ainda alguma coisa! Criemos assim o Paganismo Superior, o Politeismo Supremo! Na eterna mentira de todos os deuses, só os deuses todos são verdade.

13-10-1923
Ultimatum e Páginas de Sociologia Política . Fernando Pessoa. (Recolha de textos de Maria Isabel Rocheta e Maria Paula Morão. Introdução e organização de Joel Serrão.) Lisboa: Ática, 1980. – 3.
1ª publicação. in Revista Portuguesa, nº 23-24. Lisboa: 13-10-1923.
Fonte: Arquivo Pessoa

Perseguição do lobo ibérico no século XX reduziu diversidade genética da espécie


Os genes criados ao longo de milhões de anos de evolução não são recuperáveis quando desaparecem. 
Este o drama irrevogável das espécies cujos efetivos diminuem drasticamente.

Investigadores do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (BIOPOLIS-CIBIO) da Universidade do Porto concluíram que a perseguição do lobo ibérico, em meados do século XX, originou uma "redução significativa da sua diversidade genética", foi hoje revelado.

Em comunicado, o centro de investigação da Universidade do Porto adianta que o estudo, publicado na revista científica ‘Molecular Ecology’, “revela que o declínio da população de lobo ibérico em meados do século XX levou a uma redução significativa da sua diversidade genética”.

“Após décadas de intensa perseguição pelo homem, as populações de lobo ibérico registaram um grande declínio na década de 1970, reduzindo consideravelmente a sua área de distribuição e levando à extinção desta espécie em grande parte da região centro e sul da Península Ibérica”, observa.

Para a realização do estudo, os investigadores recolheram amostras de espécimes de lobo ibérico provenientes de coleções de história natural de museus em Portugal e Espanha, entre 1910 e 1990.

As amostras foram comparadas com amostras contemporâneas de lobo ibérico.

Recorrendo a marcadores moleculares, os investigadores analisaram o genoma do lobo ibérico antes e depois do declínio populacional, tendo observado “uma diminuição significativa na diversidade genética da população atual”.
Esta diminuição da diversidade genética evidencia “o impacto que a perseguição humana pode ter na composição genómica desta espécie”.

O estudo desvendou ainda que os eventos de hibridação entre o lobo ibérico e o cão “não aumentaram nos anos 1970, não estando, portanto, associados com a extinção local das populações no centro e sul da Península Ibérica”, acrescentam os investigadores.

A investigação revela também que a hibridação com o cão é mais frequente em áreas onde a população de lobo está a expandir, embora a baixa frequência destes eventos sugira que “a integridade genética do lobo ibérico não está ameaçada”.

Os resultados do estudo destacam a importância de “uma adequada gestão e conservação de espécies selvagens”.

“As conclusões deste estudo são particularmente relevantes no contexto do regresso e expansão do lobo em várias regiões da Europa onde anteriormente tinha sido extinto, abrindo futuras direções no estudo dessas populações”, referem, citadas no comunicado, as investigadoras Raquel Godinho e Diana Lobo, do BIOPOLIS-CIBIO.

A investigação contou com a colaboração do investigador José Vicente Lopez-Bao, da Universidade de Oviedo, em Espanha.

Música do BioTerra : The House of Love - Christine


Christine - Still walking at me
Still talking at me
Christine - Such a sense of loss
and the baby cried
Christine

And the whole world dragged us down
The whole world turned aside

Christine - You're in deep, pristine
- With a god-like glow
Christine - Christine - Heart and the glory and me
Chaos and the big sea

Christine - Still walking at me
Still talking at me
Christine

And the whole world dragged us down
Not a sonnet not a sound
And the whole world turned aside
The cruelest hand just turned an eye

Christine

sexta-feira, 27 de outubro de 2023

Um ano depois de comprar o Twitter, a marca desapareceu e o X não convenceu. "Musk destruiu tudo"


Analistas consideram que Elon Musk "destruiu tudo" ao mudar o nome da plataforma, despedir funcionários e eliminar equipas de monitorização da desinformação

Ellon Musk comprou o Twitter a 27 de outubro de 2022 e desde então a rede social mudou completamente. Do nome - agora é apenas X - até ao número de funcionários, tudo mudou na empresa que, na opinião dos analistas, está a falhar um ano após a compra.

Segundo o The Guardian, que cita as declarações da nova diretora executiva do X, Linda Yaccarino, numa conferência em setembro, atualmente o número de utilizadores diários é de 225 milhões, contra os 238 milhões da época do Twitter.

Também o número de visitas diminuíram e, segundo a empresa de dados SimilarWeb, em setembro houve apenas 5,8 mil milhões, ou seja, menos 10% do que em agosto.

Para além de ter perdido utilizadores e visitas, a marca perdeu também em publicidade. Bruce Daisley, antigo diretor das operações europeias do Twitter, considera que a mudança de nome prejudicou a empresa que estava no "paraíso das marcas".

"Havia muitos problemas com o produto, mas a marca estava no topo das empresas do mundo. Nomes tão diversos como Barack Obama, Kim Kardashian, The Rock e Greta Thunberg usavam o nome e ajudavam a promover a plataforma. Musk destruiu tudo isso", afirmou.

Perante a "destruição", a queda da publicidade, o principal fluxo de rendas, aconteceu e foi o próprio Musk a admiti-lo. Em setembro, Musk revelou que as receitas publicitárias dos EUA tinham caído 60%, uma situação que atribuiu à pressão da Liga Anti-Difamação, que faz campanha contra o antissemitismo e o fanatismo.

De acordo com o The Guardian, o X tem pagamentos trimestrais de dívidas de 300 milhões de dólares e sofreu uma grave queda de receita, o que faz com que tenha de arranjar dinheiro para conseguir colmatar as despesas.

Musk tentou reduzir as despesas ao despedir cerca de 50% dos 7.500 funcionários da plataforma por, segundo um ex-trabalhador, "acreditar que a equipa era tendenciosa". Evan Hansen, diretor de curadoria da plataforma que foi despedido por Musk, diz mesmo que todo o trabalho feito pela equipa que trabalhava para o então Twitter "desapareceu".

"Ele acreditava que a nossa equipa era tendenciosa...que toda a equipa de moderação estava a promover ativamente conversas liberais e a ser parcial com as conservadoras", afirma, acrescentando: "O nosso trabalho desapareceu completamente."

Outra prova de que o trabalho desapareceu por completo é que, desde que assumiu o Twitter, Elon Musk tem procurado incentivar os utilizadores a pagar por um serviço verificado, que agora se chama X Premium. Os assinantes têm acesso a mais recursos, como publicações mais longas, mensagens e maior visibilidade na plataforma. No entanto, os utilizadores que queiram ainda podem usar o X gratuitamente, mas até isso parece ter os dias contados uma vez que em conversa com o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, o milionário explicou que criar um sistema de pagamento era a única forma de combater os bots (contas automatizadas que imitam os perfis humanos). A sua proposta é "ter um pequeno pagamento mensal pela utilização do sistema”.

Certo é que o empresário tem procurado formas de aumentar as receitas da plataforma - fruto da consequente fuga de muitos dos seus anunciantes - e, para além dos despedimentos em massa, eliminou equipas de monitorização da desinformação, o que levou a um aumento das notícias falsas e das mensagens de ódio na rede.

Global Wave of Climate Action


15.000 scientists:

We are venturing into uncharted climate territory
20 of the 35 vital signs are now showing record extremes
Such anomalies may become more frequent and could have increasingly catastrophic impacts

Energy:
Fossil fuels remain dominant
Carbon emissions have continued soaring
Annual coal consumption reaching a near all-time high

Forests:
Global tree cover loss rate declined 9.7%
Humanity is not on track to end and reverse deforestation by 2030
Forests are increasingly threatened by powerful climate feedback loops

Global mean greenhouse gases and temperature:
CO2 is now at 420 ppm (Far above the save limit of 350 ppm)
Carbon dioxide, methane, and nitrous oxide—are all at record levels
2023 is on track to be one of the hottest years on record

Oceans and ice:
Ocean acidity, glacier thickness, and Greenland ice mass all fell to record lows
Sea level rise and ocean heat content rose to record highs
Atlantic meridional overturning circulation could pass a tipping point and start to collapse this century

Climate impacts and extreme weather:
Deadly flash floods in northern India
Record-breaking heat waves in the United States
Exceptionally intense Mediterranean storm that killed thousands of people
China experienced its heaviest rainfall in at least 140 years

Economics:
Economic growth, as it is conventionally pursued, is unlikely to allow us to achieve our social, climate, and biodiversity goals
Technological advancements often fall short in mitigating the overall ecological footprint of economic activities

Stopping warming: efforts must be directed toward
Eliminating emissions from fossil fuels and land-use change
Increasing carbon sequestration with nature-based climate solutions
We should not rely on unproven carbon removal techniques

Stopping coal consumption:
Global coal consumption is near record levels
Coal usage in China has accelerated rapidly in the past decades

Food security and undernourishment:
Undernourishment is now on the rise
735 million people faced chronic hunger
Hunger could escalate in the absence of immediate climate action
Risks of synchronized harvest failures caused by increased waviness of the jet stream
Efforts are needed to improve crop resilience and resistance to heat, drought, and other climate stressors
A shift toward plant-based diets could improve global food security and help mitigate climate change

Justice:
Impacts of climate change are already catastrophic for many
They disproportionately affect the world's most impoverished individuals
Strive for a convergence in per capita resource and energy consumption

Conclusions:
The truth is that we are shocked by the ferocity of the extreme weather events in 2023
We are afraid of the uncharted territory that we have now entered
This is our moment to make a profound difference for all life on Earth
Possibilities such as a worldwide societal breakdown are feasible and dangerously underexplored
By 2100 an estimated 3 to 6 billion individuals might find themselves confined beyond the livable region
Climate emergency is systemic, existential threat
Challenge the prevailing notion of endless growth and overconsumption
Advocate for reducing resource overconsumption
Transformation of the global economy to prioritize human well-being
Every further 0.1°C increase in future global heating cannot be overstated
Rather than focusing only on carbon reduction and climate change, addressing the underlying issue of ecological overshoot will give us our best shot at surviving

Relatório do estado do clima em 2023. Entrar em território desconhecido