«Um produto pouco publicitado pode muito provavelmente ser melhor do que outro muito publicitado. A sistemática instigação ao consumo leva a um desgaste de matérias-primas muito para além do indispensável. Sempre que se adquira um produto, deve-se pensar que as matérias-primas não são eternas e que o seu gasto contribui para o seu esgotamento. Prefira os produtos que têm evidentes possibilidades de maior durabilidade.
Quando é impelido a comprar, o consumidor deve pensar que, regra geral, esse impulso pode ter sido criado artificialmente, e que não corresponde a uma verdadeira necessidade. Deve tentar encontrar a verdadeira razão que o leva a comprar, não se deixando iludir pelas que aparentemente o justificam.
O engodo é quase sempre baseado em motivos de interesse frívolo, únicos que interessam a um sistema que existe para produzir e vender.»
Excertos da obra: CAUTELA, Afonso (1974) - A Estratégia das Eco-tácticas: Greve Geral à Sociedade de Consumo. Paço de Arcos: Edições Frente Ecológica. Extractos do Código de Publicidade
Não esqueças de visitar regularmente este espaço para manteres-te actualizado
Akatu - Consumo Consciente
DECO
Consome até morrer (ES)
Dívida Ecológica
Contra a ideologia do desporto competitivo
Grupo contra o horror desportivo (FR)
Desligue a televisão
Desligue a TV
Kill Your TV/Turn Off TV
Realidade sem a TV(FR)
Os perigos dos telemóveis
Robin des Toits
Tetra Watch
ONG || Sites
Leituras || Artigos
E- Livros
Documentários
Investigadores || Pensadores
Dívida Ecológica
Contra a ideologia do desporto competitivo
Grupo contra o horror desportivo (FR)
Desligue a televisão
Desligue a TV
Kill Your TV/Turn Off TV
Realidade sem a TV(FR)
Os perigos dos telemóveis
Robin des Toits
Tetra Watch
ONG || Sites
Leituras || Artigos
Textos
Documentários
A Conspiração Global da Junk Food
Consume Hasta Morir
Consumo de Crianças Cultura do Desperdício – Por uma sociedade mais consciente Desobediência Económica Naomi Klein - This Change Everything (PT) A história secreta da obsolescência programada
Sobrevivendo ao Progresso
Stupidity
Supermarket Secrets
Stupidity
Supermarket Secrets
Investigadores || Pensadores
Green as a Thistle
Observatório do Rótulo
Prazo de Validade
NOVA ATENÇÃO © COPYRIGHT- Ao partilhar, agradeço atempadamente a indicação do autor e do meu blogue Bioterra. Estes dossiês resultam de um apurado trabalho de pesquisa, selecção de qualidade e organização.
Observatório do Rótulo
Prazo de Validade
NOVA ATENÇÃO © COPYRIGHT- Ao partilhar, agradeço atempadamente a indicação do autor e do meu blogue Bioterra. Estes dossiês resultam de um apurado trabalho de pesquisa, selecção de qualidade e organização.
Sem comentários:
Enviar um comentário
1) Identifique-se com o seu verdadeiro nome e sem abreviaturas.
2) Seja respeitoso e cordial, ainda que crítico.
3) São bem-vindas objecções, correcções factuais, contra-exemplos e discordâncias.