Polly Harvey habitou muitos personagens ao longo de seus 30 anos de carreira e sempre se vestiu para o papel: rainha do glamour com macacão, espectro vitoriano de gola alta, libertino de minissaia, guerreiro adornado com penas. Trazendo a história contada em seu último álbum, I Inside the Old Year Dying to the Tiny Desk, ela está ao microfone com um vestido drapeado na cor invernal de um amieiro cinza, desenhado por seu figurinista de longa data, Todd Lynn. Sua elegância rasgada combina perfeitamente com o duplo papel que ela desempenha nessas canções suavemente ferozes, que se originaram em seu romance em verso, Orlam. À medida que ela solta seu contralto inimitável e afiado, ela se torna Ira-Abel, a criança que, após um ataque, se funde com a floresta ao redor de sua casa em Dorset, Inglaterra, e do bardo cujos versos mantêm aquele pastor garota viva após o seu desaparecimento.
Harvey mantém os seus gestos mínimos enquanto define as suas personagens e fala através delas. Combinando a sua voz com a de seus colaboradores de confiança John Parish e James Johnston enquanto eles invocam os fantasmas da floresta - os "filhos calcários do sempre" - ela deixa ressoar as imagens fecundas de suas letras. Às vezes a multidão parece atordoada e em silêncio; depois que seu lamento por Ira-Abel, "A Noiseless Noise", termina com as notas de sua guitarra acústica e da guitarra elétrica de Parish entrelaçadas, ela espera friamente por um intervalo antes que os aplausos e gritos de agradecimento cheguem.
É aqui que Harvey vive como uma artista plenamente realizada: no seu próprio plano artístico, convidando os ouvintes a dedicarem o seu tempo para se juntarem plenamente a ela. Terminando com a dolorosamente solitária faixa-título de White Chalk, de 2007, ela conecta a história de Ira-Abel ao seu projeto de vida de expressar a solidão, a dor e a resistência das mulheres. Explorando como as fronteiras humanas podem quebrar, reafirmar-se ou tornar-se irrelevantes, estas canções criam um espaço contido que ecoa muito além de si mesmo.
Set List
"I Inside the Old I Dying"
"A Noiseless Noise"
"A Child's Question, August"
"I Inside the Old Year Dying"
"White Chalk"
Músicos
PJ Harvey: vocals, acoustic guitar, harmonica
James Johnston: keys, acoustic guitar, violin, vocals
1) Identifique-se com o seu verdadeiro nome e sem abreviaturas. 2) Seja respeitoso e cordial, ainda que crítico. 3) São bem-vindas objecções, correcções factuais, contra-exemplos e discordâncias.
Sem comentários:
Enviar um comentário
1) Identifique-se com o seu verdadeiro nome e sem abreviaturas.
2) Seja respeitoso e cordial, ainda que crítico.
3) São bem-vindas objecções, correcções factuais, contra-exemplos e discordâncias.