Embora a lei exija que nenhum pesticida seja autorizado se não for comprovada sua segurança para a saúde ou para o meio ambiente, como é possível que publicações científicas os responsabilizem por cancro, doenças respiratórias, cognitivas e outras doenças crónicas, bem como efeitos ambientais adversos, como o declínio das populações de insetos e o esgotamento do solo? A campanha Secrets Toxiques mostra como esse paradoxo pode ser explicado pela falta de estudos sérios de toxicidade antes de serem colocados no mercado. Num momento em que a crise ecológica exige uma mudança no modelo agrícola, é urgente transformar profundamente o sistema de autorização de pesticidas, a fim de conseguir uma agricultura saudável para o homem e o meio ambiente.
Como conseguimos encontrar pesticidas tóxicos em nossos campos e em nossos pratos? Como é avaliada a toxicidade dos pesticidas na França e na Europa? Quais são as alternativas?
Com este filme, respondemos a estas perguntas.
Secrets Toxiques é uma coligação de várias dezenas de organizações cujo objetivo é obter a retirada de produtos fraudulentos e a condenação dos responsáveis pela fraude, a realização de estudos reais de toxicidade antes de qualquer comercialização de um produto pesticida e a conversão para agroecologia de nosso sistema agrícola.
1) Identifique-se com o seu verdadeiro nome e sem abreviaturas. 2) Seja respeitoso e cordial, ainda que crítico. 3) São bem-vindas objecções, correcções factuais, contra-exemplos e discordâncias.
Sem comentários:
Enviar um comentário
1) Identifique-se com o seu verdadeiro nome e sem abreviaturas.
2) Seja respeitoso e cordial, ainda que crítico.
3) São bem-vindas objecções, correcções factuais, contra-exemplos e discordâncias.