Todos os anos morrem mais de meio milhão de pessoas, sobretudo crianças, devido a doenças transmitidas por mosquitos. A malária, a febre amarela, o dengue e a zica são apenas algumas das enfermidades que usam os mosquitos como vetores, ou seja, os vírus e os parasitas que causam as doenças, passam de pessoa em pessoa através das picadas destes insetos.
A transmissão destas doenças é sazonal, uma vez que os mosquitos não são comuns ao longo de todo o ano. Existe por isso, um pico de transmissão que ocorre precisamente agora, entre outubro e novembro, na época de proliferação de mosquitos.
Este pico de transmissão coincide com a presença das andorinhas e dos andorinhões em África, aves que são muito importantes no controlo das populações de muitos invertebrados, incluindo os que são transmissores de doenças.
Por isso, a sua presença deverá ser um fator determinante para que este cenário não seja ainda mais catastrófico.
Proteger as andorinhas e os andorinhões que nidificam em Portugal é muito mais do que cuidar do nosso cantinho! Onde estão as andorinhas e os andorinhões que nasceram este ano na tua vila ou cidade? Estão em África, a ajudar a salvar vidas!
Mais informações sobre o projeto Andorin
Sem comentários:
Enviar um comentário
1) Identifique-se com o seu verdadeiro nome e sem abreviaturas.
2) Seja respeitoso e cordial, ainda que crítico.
3) São bem-vindas objecções, correcções factuais, contra-exemplos e discordâncias.