Foto e texto aqui |
Práticas de usar e transportar, as toalhitas são uma opção recorrente, não só como produto de higiene pessoal, mas também nas suas versões para limpeza doméstica. No entanto, a sua composição, feita em parte de plástico não-biodegradável está a gerar preocupações ambientais.
No Reino Unido, por exemplo, as toalhitas de limpeza são responsáveis pelo bloqueio de esgotos domésticos em quase 93% das vezes – por comparação, por exemplo, a gordura e óleo são responsáveis por apenas 0,5%; e algodão, produtos de higiene feminina e embalagens de plástico pelos restantes 7%.
Os números são citados pela BBC e servem de partida para a discussão do Governo britânico e indústria para a educação e sensibilização dos consumidores. Para o Governo britânico, o plano é eliminar o desperdício de plástico, onde se inserem as toalhitas. A primeira-ministra britânica, Theresa May, comprometeu-se em Janeiro deste ano a “erradicar todo o desperdício de plástico” até 2042.
Para já, uma das estratégias é sensibilizar os consumidores para que não coloquem as toalhitas nas sanitas, para que não entupam o sistema sanitário.
Sem comentários:
Enviar um comentário
1) Identifique-se com o seu verdadeiro nome e sem abreviaturas.
2) Seja respeitoso e cordial, ainda que crítico.
3) São bem-vindas objecções, correcções factuais, contra-exemplos e discordâncias.