Fotografia © REUTERS/Enrique Castro-Mendivil/Files |
Quantas árvores há numa floresta? E num país? No mundo todo? Das sequoias gigantes da Califórnia, às cerejeiras japonesas, passando pelas oliveiras milenares da Península Ibérica e pelos eucaliptos da Austrália, um estudo publicado na revista Nature chegou a um número: 3 040 000 000 000. Mais de três biliões.
Este número é sete vezes maior do que as anteriores estimativas. Mas também traz novidades preocupantes: mais 15 mil milhões de árvores são cortadas todos os anos e desde o início da agricultura, há 12 mil anos, a humanidade fez desaparecer quase metade das árvores do planeta, 46%.
"A escala do impacto humanos é espantoso", diz Thomas Crowther, o ecologista que liderou o estudo."Obviamente esperávamos que os humanos tivessem um papel importante, mas não esperávamos que fosse o fator mais importante."
Crowther explica que não encontraram árvores novas, apenas acrescentaram uma camada de informação, de forma a fazer melhores medições, e alerta que os últimos números não mudam o que se sabe sobre o armazenamento e consumo de dióxido de carbono ou diminuem o impacto da desflorestação.
Ver vídeo (e fonte) da notícia.
Sem comentários:
Enviar um comentário
1) Identifique-se com o seu verdadeiro nome e sem abreviaturas.
2) Seja respeitoso e cordial, ainda que crítico.
3) São bem-vindas objecções, correcções factuais, contra-exemplos e discordâncias.