Erik M. Conway – Merchants of Doubt: How Climate Science Became a Victim of the Cold War
Existe um "debate" de longa data sobre a realidade das alterações climáticas antropogénicas entre a comunidade científica climática dominante e um punhado de "cépticos", a maioria, embora não todos, financiados por empresas de combustíveis fósseis e fundações políticas de direita. Isso está bem documentado. Menos bem documentada e muito menos compreendida é a motivação destes negacionistas. Conway (2008) argumentou brevemente que são motivados pelo fundamentalismo de mercado. Em "Mercadores da Dúvida", Oreskes e Conway (2010) também defenderam que este fundamentalismo de mercado está enraizado na experiência americana da Guerra Fria. Nesta palestra, Conway irá discutir a origem de uma das principais fontes de desinformação sobre a ciência climática, o Instituto George C. Marshall, na disputa política em torno da Iniciativa de Defesa Estratégica.
Erik Conway é um historiador de ciência e tecnologia residente em Pasadena, Califórnia, atualmente empregado pelo Instituto de Tecnologia da Califórnia. Estuda e documenta a história da exploração espacial e examina as intersecções entre a ciência espacial, a ciência da Terra e a mudança tecnológica. Conway é coautor de dois livros com Naomi Oreskes sobre as alterações climáticas, The Merchants of Doubt (2010), sobre a deturpação deliberada das alterações climáticas por alguns cientistas de alto nível, e The Collapse of ‘Western’ Civilization (2014), uma obra de ficção científica que faz uma crítica do nosso tempo presente numa perspetiva futura.
1) Identifique-se com o seu verdadeiro nome e sem abreviaturas. 2) Seja respeitoso e cordial, ainda que crítico. 3) São bem-vindas objecções, correcções factuais, contra-exemplos e discordâncias.
Sem comentários:
Enviar um comentário
1) Identifique-se com o seu verdadeiro nome e sem abreviaturas.
2) Seja respeitoso e cordial, ainda que crítico.
3) São bem-vindas objecções, correcções factuais, contra-exemplos e discordâncias.