E o que é a Adaptação Climática???
As acções de adaptação têm em vista lidar com um clima em mudança já no presente ou em antecipação ao futuro (...) A adaptação visa reduzir o risco e os danos dos impactos prejudiciais actuais e futuros de forma eficiente em termos de custos, ou mesmo explorar benefícios potenciais.
Os exemplos incluem usar a água mais eficientemente, adaptar os regulamentos aplicáveis aos edifícios às condições de clima futuras e a eventos atmosféricos extremos, levantar o nível dos diques, desenvolvimento de culturas agrícolas tolerantes à seca, selecção das espécies e práticas florestais menos vulneráveis às tempestades e fogos, planeamento do território e de corredores ecológicos que permitam a migração das espécies, etc.
A adaptação pode abranger estratégias nacionais ou regionais, bem como aplicar-se ao nível de comunidade ou mesmo individual(in Quercus)
Portanto a via para a adaptação climática é a mudança de hábitos , apostar na eficiência energética e gestão sustentável dos recursos (água em particular), reduzir o hiper-consumo e a publicidade enganosa nas nossas sociedades, mais participação cívica activa e exigir o reforço dessa participação mais democrática, reforço da criação de empregos através de inovação tecnológica menos poluentes e mais responsabilidade social e mais medidas ecoeconómicas por parte das empresas.
Esta é que é a GRANDE OBRA, que é gerir a biodiversidade e um planeta sustentável e asseguro que não pesará muito nos PIB de cada país. As soluções há muito tempo existem...
Para Saber Mais
- um e-livro da DEFRA England Biodiversity Strategy- Towards adaptation to climate change, 194 pp.
- P.S. De acordo com Pedro Santos, do blogue Sombra Verde (foi também onde primeiro conheci Oneº Climate Change) a Escola EB 2,3 do Algoz (Silves) é, tanto quanto tem conhecimento, o único estabelecimento de ensino que possui uma árvore classificada nas suas instalações.
- Uma acção a ampliar, incluir nos Projectos Educativos das nossas Escolas. Preservar o património arbóreo é também um contributo para a adaptação climática.
Para saber mais:
Sem comentários:
Enviar um comentário
1) Identifique-se com o seu verdadeiro nome e sem abreviaturas.
2) Seja respeitoso e cordial, ainda que crítico.
3) São bem-vindas objecções, correcções factuais, contra-exemplos e discordâncias.