As últimas descobertas de terras raras em Portugal foram no Alentejo - em zonas como Monforte-Tinoca, Assumar, Crato-Arronches e Penedo Gordo - e no Nordeste Transmontano, em Moncorvo.
Segundo o Jornal de Notícias, os minerais portugueses estão a 'abrir o apetite' europeu. No entanto, o geólogo Luís Martins, ouvido pelo Jornal de Notícias, diz que "o levantamento é ainda muito preliminar" e o país ainda está "muito longe de uma possível exploração" dos recursos, essenciais para a indústria automóvel, aeroespacial ou de telemóveis.
O contexto geopolítico, com a União Europeia a tentar reduzir a dependência em relação à China, pode ser uma oportunidade para Portugal se afirmar como um fornecedor europeu. "Estamos à beira de uma nova revolução com estes recursos", acredita o geólogo.
Seja areia para a produção de betão, lítio para baterias ou terras raras para motores eléctricos: a procura de matérias-primas está a crescer. No entanto, os dados sobre o impacte da indústria extractiva são escassos, como demonstra uma análise publicada na revista Nature. De acordo com os autores, devia haver mais pesquisa sobre os impactes e os riscos, uma vez que a extração de matérias-primas está a aumentar e, consequentemente, a afetar também novas áreas.
Saber mais

Sem comentários:
Enviar um comentário
1) Identifique-se com o seu verdadeiro nome e sem abreviaturas.
2) Seja respeitoso e cordial, ainda que crítico.
3) São bem-vindas objecções, correcções factuais, contra-exemplos e discordâncias.