Um milhão e 700 mil pessoas vivem em situação de pobreza em Portugal, ou seja, com um rendimento inferior a 551 euros por mês.
São, essencialmente, famílias alargadas com crianças ou famílias monoparentais, mas também pessoas que vivem sós, mulheres, idosos, trabalhadores e desempregados.
A pobreza no país é estrutural e perpetua-se por gerações. A Estratégia Nacional de Combate à Pobreza é a mais recente iniciativa para inverter esta situação, e a prioridade no curto/médio prazo é aproximar Portugal é dos países da União Europeia com as menores taxas de risco de pobreza.
Mas que caminho temos de percorrer para lá chegar? Que medidas, estratégias e políticas de combate à pobreza em Portugal são necessárias?
As respostas neste documentário, uma co-produção da Fundação com a RTP. Com narração ao vivo do jornalista Carlos Daniel.
1) Identifique-se com o seu verdadeiro nome e sem abreviaturas. 2) Seja respeitoso e cordial, ainda que crítico. 3) São bem-vindas objecções, correcções factuais, contra-exemplos e discordâncias.
Sem comentários:
Enviar um comentário
1) Identifique-se com o seu verdadeiro nome e sem abreviaturas.
2) Seja respeitoso e cordial, ainda que crítico.
3) São bem-vindas objecções, correcções factuais, contra-exemplos e discordâncias.