The U.N. is Negotiating a Treaty that Could Solve the Plastic Problem. Here's What You Need to Know. Sign and share the Petition
Atualmente, 175 países estão a negociar um tratado internacional juridicamente vinculativo sobre poluição plástica que pode mudar o mundo. É um grande acontecimento.
Mas, ao mesmo tempo, permanece a questão de saber se esse tratado será forte o suficiente ou se certos países ou empresas impedirão o progresso que poderia ser alcançado.
Alguns países e empresas dizem que querem um tratado ambicioso, mas quando você realmente olha para os detalhes, eles não estão pressionando por soluções significativas.
Por exemplo, os EUA querem que a parte “juridicamente vinculativa” do tratado seja que cada nação tenha um plano de ação. Mas isso é como permitir que os alunos escolham a sua própria lição de casa e a avaliem também.
Enquanto isso, as empresas químicas e de plásticos estão fazendo lobby ativamente por termos de tratados mais fracos. No início, eles se opuseram aos regulamentos de plástico. Mas isso prejudicou a sua reputação e os seus resultados. Então agora eles mostram-se pouco empenhadas, fazendo reivindicações de sustentabilidade e tentando enfraquecer as soluções por dentro. Elas continuam pressionando por termos de tratados mais fracos e flexíveis que se concentrem na gestão de resíduos em vez de reduzir o plástico na fonte.
Não podemos esperar que as empresas que criaram o problema ajudem a resolvê-lo. E não podemos deixar que este tratado deixe espaço para lavagem verde da indústria e falta de progresso real.
Sabemos que o problema dos plásticos é grande. Enfrentamos algo maior do que qualquer indivíduo, organização, legislador ou líder empresarial pode enfrentar sozinho.
Por isso, estamos nos unindo a aliados e organizações em todo o mundo para exigir um tratado forte que combata ambiciosamente a poluição plástica. Estaremos entregando esta petição aos líderes e delegados mundiais antes da próxima ronda de negociações no INC-2 (Comitê Intergovernamental de Negociação) no final de maio e início de junho.
Precisamos que os governos de todo o mundo aproveitem esta oportunidade histórica ouvindo as pessoas. Isso vai ser um levantamento pesado. O Big Oil e o Big Plastic não deverão manter-se tranquilos. Mas estamos prontos para nos reunirmos, ao lado de amigos de todo o mundo. Você está pronto?
Não importa como você está lidando com o problema dos plásticos, precisamos de você.
Para: Líderes mundiais, delegados e representantes no INC-2
De:
Como cidadãos globais de todo o mundo, pedimos a vocês que aprovem um forte tratado internacional sobre poluição plástica.
Precisamos de um tratado que:
É juridicamente vinculativo e tem prazos para limitar e reduzir a produção de plástico, acelerando a transição dos plásticos descartáveis para a reutilização e recarga.
Prioriza a saúde, os meios de subsistência e a experiência dos trabalhadores e comunidades da linha de frente em todo o ciclo de vida dos plásticos.
Rejeita soluções falsas, como incineração de resíduos, “reciclagem” química, conversão de resíduos em energia, dumping internacional e outros esforços de lavagem verde apoiados pela indústria para continuar a produção de plástico como de costume.
Inclua disposições que responsabilizem as corporações poluidoras e os países produtores de plástico.
Por favor, proteja a saúde do nosso povo e do nosso planeta. Os cidadãos da terra exigem isso.
1) Identifique-se com o seu verdadeiro nome e sem abreviaturas. 2) Seja respeitoso e cordial, ainda que crítico. 3) São bem-vindas objecções, correcções factuais, contra-exemplos e discordâncias.
Sem comentários:
Enviar um comentário
1) Identifique-se com o seu verdadeiro nome e sem abreviaturas.
2) Seja respeitoso e cordial, ainda que crítico.
3) São bem-vindas objecções, correcções factuais, contra-exemplos e discordâncias.