É chocante ver tantos esquerdistas atraídos para a extrema direita por teorias da conspiração e novas "religiões" [artigo aqui]
Há sim, uma ecologia integral.
Há décadas, missionários evangélicos vieram para a Amazónia brasileira em busca de novos cristãos – mas as tribos indígenas não os querem ali. A VICE News foi até a fronteira do Vale do Javari para descobrir por que é tão difícil manter os missionários fora – e por que algumas tribos os querem de volta.
"Se você tentar converter alguém, nunca será para efetuar sua salvação, mas para fazê-lo sofrer como você, ter certeza de que ele está exposto às mesmas provações e as suporta com a mesma impaciência. Você vigia, você ora, você agoniza, contanto que ele também o faça, suspirando, gemendo, assediado pelas mesmas torturas que estão atormentando você. A intolerância é obra de almas devastadas cuja fé se reduz a um tormento mais ou menos deliberado que gostariam de ver generalizado, instituído. A felicidade dos outros nunca tendo sido motivo ou princípio de ação, é invocada apenas para apaziguar a consciência ou para desfilar nobres desculpas: sempre que determinamos uma ação, o impulso que a ela conduz e nos obriga a completá-la é quase sempre inadmissível. Ninguém salva ninguém; pois salvamos apenas a nós mesmos, e o fazemos ainda melhor se disfarçarmos como convicções a miséria que queremos partilhar, esbanjar aos outros. Por mais glamurosas que sejam as suas aparências, o proselitismo, no entanto, deriva de uma generosidade suspeita, pior em seus efeitos do que uma agressão patente. Ninguém está disposto a suportar sozinho a disciplina a que pode ter consentido, nem o jugo que carregou nos ombros. A vindicação reverbera sob a bonomia do missionário, a alegria do apóstolo. Não nos convertemos para libertar, mas para acorrentar."
CIORAN,E .- “Homem civilizado: um retrato”, A queda no tempo. Trad. por Ricardo Howard. Chicago: Quadrangle Books, 1970.
Sem comentários:
Enviar um comentário
1) Identifique-se com o seu verdadeiro nome e sem abreviaturas.
2) Seja respeitoso e cordial, ainda que crítico.
3) São bem-vindas objecções, correcções factuais, contra-exemplos e discordâncias.