Páginas

sábado, 10 de setembro de 2022

The secret tactics Monsanto used to protect Roundup, its star


As táticas secretas usadas pela gigante química global Monsanto, para proteger seu negócio de biliões de dólares e seu produto estrela, o herbicida Roundup.

"A Monsanto se engajou numa campanha sistemática e deliberada para atacar qualquer ciência que diga que seu produto não é seguro e para atacar qualquer cientista que tenha coragem de dizer alguma coisa." Advogado

Quando foi lançado há quatro décadas, o Roundup foi aclamado como um produto milagroso, um herbicida revolucionário que transformaria a agricultura e manteria os jardineiros felizes também. E veio com a promessa de que era seguro.

“A ampla publicidade afirma que a Monsanto estava avançando naqueles dias (era) que de alguma forma seu produto Roundup era totalmente seguro, biodegradável, seguro para animais de estimação e crianças e menos perigoso que o sal de mesa”. Ex-Procurador-Geral de NY

Agora, um processo judicial histórico nos EUA ganhou as manchetes em todo o mundo, com um júri declarando que o Roundup foi um fator substancial para causar o câncer terminal de um guardião da escola e que a empresa não havia alertado sobre o risco representado pelo produto.

"Eles têm uma cultura corporativa que tem apenas interesse em manter a capacidade deles de vender este produto." Advogado

O caso revelou o quanto a empresa tem ido, ao longo de décadas, para evitar o escrutínio e silenciar seus críticos.

"Gostaria de vê-los admitir que perceberam que não era seguro." Ex-agricultor e litigante.

Em entrevistas com os principais atores dessa saga corporativa, a repórter Stephanie March encontrou uma comunidade científica polarizada enquanto a empresa continua defendendo firmemente suas ações e seu produto.

"Obviamente, a ciência não ressoou com esse júri. Queremos entender por que, porque precisamos fazer um trabalho melhor explicando a ciência para que as pessoas entendam que os produtos à base de glifosato são seguros." Vice-presidente da Monsanto

A Four Corners traça a campanha de influência da empresa desde os EUA até a Austrália, onde o Roundup é usado em quintas e hortas domésticas em todo o país.

"Se há um problema com um produto, quero saber porque o uso." Agricultor

Saber mais sobre Monsanto Papers:
US Right To Know
Corporate Europe Observatory

Sem comentários:

Enviar um comentário

1) Identifique-se com o seu verdadeiro nome e sem abreviaturas.
2) Seja respeitoso e cordial, ainda que crítico.
3) São bem-vindas objecções, correcções factuais, contra-exemplos e discordâncias.