Texto de Cristina Seabra Ferreira (com minhas adaptações)
Não sei se a rádio, TV e jornais falaram no assunto, mas hoje, 7 de Abril, as Nações Unidas, através da OMS - Organização Mundial de Saúde, assinalam o Dia Mundial da Saúde - e convidam-nos a pensar na Saúde Única do Planeta sem a qual não existe Saúde Humana.
Para termos saúde precisamos de:
Ar limpo, segurança alimentar e água potável
Economias focadas na saúde e no bem-estar
Cidades com boas condições de habitabilidade
Cidadãos com controlo sobre a sua saúde e sobre a saúde do planeta
Utopia ainda...mas...
Sem saúde ambiental e sem saúde animal (espécies domésticas e espécies selvagens) não há saúde humana nem bem-estar.
A saúde pública será um desafio cada vez maior, num planeta onde a explosão demográfica é uma realidade (basta pensar nos países mais pobres, da Ásia e África e América do Sul), quando esgotos não tratados correm a céu aberto em muitos lugares do mundo, onde a poluição, a acumulação de lixo e resíduos crescem nas ruas, nos países de maior densidade demográfica, quando plástico é queimado a céu aberto ou descartado nos rios e oceanos.
É um desafio devido à destruição contínua das florestas tropicais, facto que está na origem de novas pandemias que surgem no século XXI, a um ritmo mais acelerado que no século XX, e de forma imprevisível.
É um desafio porque as alterações climáticas e aquecimento global trazem novos desafios, porque as agressões aos habitats naturais são diárias, desde as zonas costeiras e oceanos, aos territórios das nossas "pacatas" aldeias, cada vez mais urbanizadas. Os problemas surgem mais rapidamente do que as respostas, que tardam.
Em África, a poluição do ar e as infeções relacionadas com a poluição do ar, já matam mais do que a fome, a subnutrição e a falta de água potável.
Vejam as imagens. Não devemos ignorar o que acontece à nossa volta. Todos nós podemos contribuir (ou não) para melhorar a saúde pública mediante as nossas escolhas e comportamentos.
Vídeo da Organização Mundial de Saúde: O nosso planeta, a nossa saúde - Dia Mundial da Saúde 2022.
1) Identifique-se com o seu verdadeiro nome e sem abreviaturas. 2) Seja respeitoso e cordial, ainda que crítico. 3) São bem-vindas objecções, correcções factuais, contra-exemplos e discordâncias.
Sem comentários:
Enviar um comentário
1) Identifique-se com o seu verdadeiro nome e sem abreviaturas.
2) Seja respeitoso e cordial, ainda que crítico.
3) São bem-vindas objecções, correcções factuais, contra-exemplos e discordâncias.