Global democracy rating hits new low |
Uma oligarquia é um sistema governamental em que o governo é controlado por um pequeno grupo de pessoas, ou oligarcas . O termo "oligarca" vem de uma palavra grega antiga, "oligarkhia", que significa "o governo de poucos". Os oligarcas normalmente obtêm o controle por meios financeiros, como doações pesadas a políticos que, por sua vez, governam de maneira ditada pelos oligarcas. No entanto, os oligarcas também podem ganhar influência por meio de seu status social/nobreza; fama; Educação; ou conexões políticas, religiosas ou militares. As oligarquias nas quais uma família governa muitas vezes resultam na transmissão do poder de geração em geração. Vários países modernos podem ser descritos como oligarquias, incluindo Rússia , China ,.
Tipos de oligarquia
Oligarquia é na verdade um termo abrangente que engloba pelo menos 13 variações específicas de "governo de poucos". Por exemplo, uma aristocracia é uma oligarquia na qual a classe dominante é composta por aristocratas ou nobres. Uma plutocracia é uma oligarquia na qual a classe dominante é composta por indivíduos extremamente ricos que usam seu dinheiro para influenciar a política, geralmente com o objetivo de ganhar ainda mais dinheiro.
As oligarquias são boas, más ou neutras?
Em teoria, as oligarquias não são boas nem más. Por exemplo, uma oligarquia em que o povo governante sempre tomasse as mesmas decisões que a população em geral tomaria estaria governando paralelamente à vontade do povo. A maioria das pessoas consideraria isso uma "boa" oligarquia. No entanto, muitos teóricos, de Aristóteles ao influente sociólogo alemão Robert Michels, observaram que, na esmagadora maioria dos casos em que algumas pessoas recebem poder sobre um grupo maior, essas poucas acabarão escolhendo estabelecer políticas que se beneficiem às custas de o povo como um todo. Em outras palavras, uma oligarquia só se torna "má" se e quando os oligarcas agem para remover os freios e contrapesos de seu próprio poder, violar (ou ignorar) o estado de direito,
O impacto de um governo oligárquico sobre seu povo
Quando os governos da oligarquia se tornam mais egoístas, eles normalmente se tornam mais autoritários e assumem o controle, às vezes até políticas governamentais opressivas ou exploradoras. A desigualdade de renda tende a aumentar à medida que a riqueza é canalizada para os governantes em vez da classe trabalhadora. A classe média encolhe à medida que os ricos ficam mais ricos e os pobres ficam mais pobres. Além disso, uma oligarquia amargurada tende a inibir o crescimento econômico e a agilidade criativa devido a uma classe dominante focada em manter o status quo, normalmente à custa de ações que beneficiariam as classes média e baixa. Por fim, uma oligarquia pode resultar em líderes fantoches – políticos fracos que se apresentam como líderes fortes, mas na verdade são meras figuras de proa controladas pelos oligarcas que financiaram suas campanhas eleitorais.
Lista de países que são oligarquias*:
Como "oligarquia" é um termo subjetivo ligeiramente amorfo, não há uma lista definitiva de quais países são e não são oligarquias. No entanto, um forte argumento pode ser feito para cada um dos seguintes países: China, Irã , Arábia Saudita , Coréia do Norte , Rússia, Turquia , Ucrânia , Estados Unidos (debatido), Venezuela e Zimbábue . Observe que oligarquia não é necessariamente um termo exclusivo. Por exemplo, enquanto o sistema de partido único da Coreia do Norte a qualifica como uma oligarquia, ela também pode ser classificada como uma ditadura stalinista hereditária e até mesmo uma monarquia absoluta.
Oligarquia na Rússia
Uma das oligarquias mais conhecidas é a Rússia, que os historiadores dizem ter sido governada por uma ou outra oligarquia autoritária desde pelo menos os anos 1400. A dissolução da União Soviética de aproximadamente 1988-1991 foi um ponto de inflamação particular para a oligarquia, porque permitiu que um pequeno grupo de indivíduos ricos (principalmente banqueiros) ganhasse o controle de muitos dos recursos e serviços públicos mais valiosos do país (como campos de petróleo ). Isso resultou em uma situação em que os políticos governavam o país, mas os oligarcas governavam os políticos. Por exemplo, um pequeno grupo de oligarcas ricos financiou a reeleição do presidente russo Boris Yeltsin em 1996 e conseguiu exercer uma tremenda influência sobre Yeltsin, além de se beneficiar financeiramente do conhecimento interno sobre as políticas e ações econômicas do governo.
Embora o atual governo da Rússia tenha se distanciado publicamente de muitos dos antigos oligarcas, é notoriamente egoísta e corrupto, e é amplamente considerado como tendo substituído um conjunto de oligarcas por outro. Por exemplo, o presidente russo, Vladimir Putin, em 2020, liderou uma emenda constitucional que, entre outras coisas, redefiniu seu limite de mandato para que ele pudesse permanecer presidente até 2036, em vez de renunciar quando seu mandato expirasse em 2024 (apesar de já ter sido presidente de 2000-2008 e 2012-presente). Este é exatamente o tipo de movimento de consolidação do poder que os governos da oligarquia fazem.
Além disso, os críticos apontam que, enquanto a Rússia realiza eleições, os oligarcas dominantes controlam todos os aspectos dessas eleições: dita a cobertura da mídia e a publicidade política que antecede o evento, elimina certos candidatos da oposição (por meios muitas vezes obscuros), conta os votos reais , e assim por diante. Este arranjo levanta questões significativas sobre a integridade das eleições na Rússia. Como resultado de cenários como esses, a Rússia marcou apenas 5 pontos em 40 possíveis em uma avaliação de 2021 dos direitos políticos dos cidadãos russos pela Freedom House (e apenas 15/60 em liberdades civis) e é classificada como uma clara oligarquia . Em 2018, o Tesouro dos EUA divulgou uma lista de oligarcas russos, nomeando 96 no total, além de 114 figuras políticas, como parte das consequências das tentativas russas de interferir nas eleições presidenciais de 2016. No entanto, foi rapidamente revelado que a lista simplesmente copiou uma lista de bilionários da revista Forbes e destacou aqueles com cidadania ou herança russa.
Oligarquia nos Estados Unidos
As opiniões divergem sobre se os Estados Unidos podem ser considerados uma oligarquia. Os americanos desfrutam de muitas características de um governo democrático, como eleições e liberdade de expressão. No entanto, existem evidências substanciais de que corporações poderosas e indivíduos ricos têm uma influência significativamente maior na formulação de políticas do que os cidadãos comuns. Por exemplo, corporações e até mesmo pessoas físicas estão legalmente autorizadas a doar grandes quantias de dinheiro para campanhas políticas de políticos, permitindo que seus candidatos escolhidos – normalmente aqueles que colocam os interesses corporativos à frente dos interesses de pessoas não ricas ou do meio ambiente – financiem muito mais. propagandas, assistentes e outros recursos (até mesmo campanhas de desinformação) do que seus oponentes. Corporações e indivíduos também podem contratar lobistas para influenciar os políticos que já estão no cargo. Diante desse cenário, muitos economistas e pesquisadores sustentam que, embora os Estados Unidos sejam uma democracia em teoria,é uma oligarquia na prática — ou pelo menos está indo na direção de uma.
Fonte: World Population Review
(com mapa interactivo actualizado)
Sem comentários:
Enviar um comentário
1) Identifique-se com o seu verdadeiro nome e sem abreviaturas.
2) Seja respeitoso e cordial, ainda que crítico.
3) São bem-vindas objecções, correcções factuais, contra-exemplos e discordâncias.