Páginas

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

64 % das terras agrícolas do mundo estão contaminadas por pesticidas


De acordo com um estudo da Universidade de Sydney, publicado na Nature Geosciences na segunda-feira, 29 de março de 2021, quase um terço das terras agrícolas do mundo está exposta a um alto risco de poluição por pesticidas, pesticidas que podem acabar nas águas subterrâneas, saúde e biodiversidade.

Os pesquisadores analisaram o uso de 92 herbicidas, fungicidas e inseticidas em 168 países para descobrir quais substâncias excederam os níveis recomendados, com base em dados da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e do Instituto Americano de Geofísica (USGS ).

Destacando o “ risco global de poluição por pesticidas ” , os pesquisadores descobriram que 64 % das terras agrícolas tinham níveis de pesticidas químicos acima do que os padrões da indústria consideram “ concentrações sem efeito ” e que quase 31 % das terras agrícolas do mundo, incluindo 60 % das terras agrícolas na Europa, está em " alto risco " de poluição por pesticidas que podem se infiltrar no abastecimento de água e afetar a saúde humana.

O estudo classifica uma área como de " alto risco " quando os níveis de concentração de um agrotóxico são estimados em pelo menos mil vezes o nível em que essas concentrações não têm efeito adverso. É na Ásia que encontramos mais terrenos de alto risco, 4,9 milhões de km², incluindo 2,9 milhões na China. Na Europa, a Rússia, a Ucrânia e a Espanha constituem a maior parte (62 %) das áreas de alto risco.

Quanto maior o nível de risco, maior a probabilidade de que espécies não-alvo sejam afetadas , disse à AFP a química Fiona Tang, principal autora do estudo .

Fonte: Reporterre

Sem comentários:

Enviar um comentário

1) Identifique-se com o seu verdadeiro nome e sem abreviaturas.
2) Seja respeitoso e cordial, ainda que crítico.
3) São bem-vindas objecções, correcções factuais, contra-exemplos e discordâncias.