Este Dia Nacional da Cultura Científica foi criado em 1996 em Portugal. Foi escolhido o dia 24 de novembro para a sua celebração pois foi neste dia (em 1906) que nasceu Rómulo de Carvalho, o professor de Física e Química responsável pela promoção do ensino de ciência e da cultura científica em solo nacional. Rómulo de Carvalho foi também poeta, sob o pseudónimo de António Gedeão.
Este dia deverá ser «momento privilegiado, todos os anos, de balanço, de reflexão e de acção sobre o papel do conhecimento no nosso futuro» Mariano Gago, Público, 24 de Novembro de 1996.
A ciência e a investigação científica entusiasmam crianças, jovens e adultos. A curiosidade e a ambição do conhecimento, a procura de soluções para os problemas, o confronto de ideias, a audácia do pensamento, são alguns dos alicerces de um encantamento único. Não surpreende a forma extraordinária como tem crescido a comunidade de jovens portugueses que se deixam seduzir pela ciência.
2- Livros Top: Ciência e Literatura - Teresa Firmino à conversa com Teresa Calçada e Rui Agostinho sobre a relação entre Ciência e Literatura: a sua importância para a compreensão do mundo e de como o conhecimento científico pode inspirar a criação literária.
Sem comentários:
Enviar um comentário
1) Identifique-se com o seu verdadeiro nome e sem abreviaturas.
2) Seja respeitoso e cordial, ainda que crítico.
3) São bem-vindas objecções, correcções factuais, contra-exemplos e discordâncias.