Prateleiras de supermercado vazias, umas atrás das outras...
O cenário repete-se um pouco por todo o Reino Unido.
O Brexit e a pandemia da Covid-19 estão a ter um forte impacte nos transportes de mercadorias e no setor de vendas a retalho.
Há cadeias de restaurantes, em especial de comida rápida, que tiveram de tirar vários ítens dos cardápios por falta de matéria-prima.
"Penso que o 'Brexit' foi destacado por vários líderes da indústria como um dos principais problemas em termos de, 20-30.000 motoristas que não estavam felizes por trabalhar no setor alimentar ou no setor de distribuição geral, e regressaram à Europa continental. E depois, obviamente, há a pandemia que teve impacte não só o setor logístico, mas também no fabrico e em outros aspetos da distribuição. Ouvimos falar da indústria da carne, por exemplo, que está, realmente, a lutar para conseguir reter trabalhadores no setor da carne de frango e outras partes da indústria da carne. Portanto, não só não há produto suficiente a ser fabricado, como também há problemas com a sua distribuição para onde precisam estar", afirma o analista do retalho na Shopfloor Insights, Bryan Roberts.
A Associação britânica de Transporte Rodoviário (Road Haulage Association) calcula que existe um défice de 100.000 motoristas de pesados no Reino Unido.
Em julho, exigiu que o Governo liderado por Boris Johnson facilite o recrutamento de trabalhadores estrangeiros.
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