Christophe Bitauld é um agricultor francês que possui algumas terras em Saulnières, em Ille e em Vilaine. Quase 90% de sua produção de maçã foi afetada por um pequeno inseto. O besouro danificou macieiras.
O experiente agricultor Dominique Biche descobriu como eliminar este incômodo problema que afetava gravemente as macieiras sem o uso de pesticidas.
Durante o estudo, eles perceberam que uma população de galinhas vivia nos pomares, o que diminuiu o número desses insetos locais. Isso permitiu que percebessem que realizavam um trabalho incrível no controle de pragas.
Galinhas pretas Janzé.
Essas galinhas têm as características perfeitas para matar qualquer praga. Eles são muito rápidos, com asas poderosas. No primeiro plano piloto, eles soltaram 80 galinhas em três hectares, e compararam com outros onde não tinham as galinhas.
Cerca de 4 anos atrás, apenas uma dúzia dessas galinhas eram mantidas no Ecomuseu de Rennes. Esses animais são tão eficazes no controle de pragas que podem ser facilmente medidos com produtos químicos convencionais, pois a galinha tem a versatilidade de pular de tronco em tronco e percorrer os pomares em busca de insetos e vermes que afetam as plantações.
Em conclusão, os insetos foram reduzidos em 80% nas parcelas. Isso nos leva a pensar que esse método natural é tão eficaz quanto o dos agrotóxicos.
Ao verificar a eficácia do método, Dominique Biche decidiu aumentar o número de galinhas para 200. São tão eficazes que só precisam ser deixadas uma vez a cada três anos na parcela.
O agricultor está muito feliz com o resultado, pois agora além de acabar com as pragas, tem ovos deliciosos, além de criar ovelhas que mantém o ferver naturalmente.
Depois de ver o sucesso das galinhas no controle desses insetos nas plantações de maçãs, os especialistas pensaram em tratar outras doenças, como as vespas asiáticas, que também destruíam suas colmeias.
As galinhas têm a capacidade de voar e apanhar as vespas em pleno voo, também sobem em árvores o que as torna a opção mais versátil e natural no controlo de pragas.
Graças ao seu engenho e investigação, Christophe Bitauld ganhou um prémio num concurso de ideias agrícolas e recebeu um prémio de 5.000 euros.
No momento, ele trabalha com agrônomos do Institut National de la Recherche Agronomique (INRA) para criar 1000 galinhas Janzé e levá-las a outras hortas em toda a França.
Sem comentários:
Enviar um comentário
1) Identifique-se com o seu verdadeiro nome e sem abreviaturas.
2) Seja respeitoso e cordial, ainda que crítico.
3) São bem-vindas objecções, correcções factuais, contra-exemplos e discordâncias.