O conceito de agricultura sintrópica é usado para designar um sistema de cultivo agroflorestal baseado na sintropia. A sintropia contrariamente à entropia, caracteriza-se pelo equilíbrio, preservação energética e ambiental, organização, equilibro e integração.
Este tipo de agricultura inspira-se bastante na funcionamento e dinâmica dos ecossistemas “virgens”- ou seja, ecossistemas que não “conheceram a intervenção do homem”.
A agricultura sintrópica defende a melhoria das condições de vida/ cultivo das plantas em detrimento da sua alteração genética.
A agricultura sintrópica é mais do que uma agricultura sustentável. Neste modelo agrícola, tal como referi no início deste artigo, as culturas são cultivadas em consociação umas com as outras (dispondo-as em linhas paralelas), de forma a aproveitar as diferentes características desta associação e do terreno. Neste tipo de agricultura, é também privilegiado a manutenção e reintrodução de espécies nativas. Para quem não sabe, as espécies nativas caracterizam-se por serem espécies originárias de determinada zona.
Sem comentários:
Enviar um comentário
1) Identifique-se com o seu verdadeiro nome e sem abreviaturas.
2) Seja respeitoso e cordial, ainda que crítico.
3) São bem-vindas objecções, correcções factuais, contra-exemplos e discordâncias.