Páginas

terça-feira, 9 de março de 2021

Homenagem a Miguel Ramalho



Faleceu hoje, 08 de Março de 2021, o Professor Miguel Ramalho, um dos sócios mais antigos da Sociedade Geológica de Portugal e figura maior da Geologia nacional. A Geologia Portuguesa está de luto!
O Professor Miguel Ramalho prestou serviços inestimáveis ao país e à Geologia, ao longo de toda uma vida de trabalho dedicada à ciência, como prestigiado investigador de Micropaleontologia, principalmente do Jurássico Superior português, como professor de Geologia na Universidade de Lisboa - todos os signatários desta singela nota tiveram o privilégio de terem sido seus alunos - mas, naturalmente, como devotado e fidelíssimo servidor dos Serviços Geológicos de Portugal (/IGM/LNEG), incansável defensor e lutador pela cartografia geológica de Portugal em escala de pormenor.
Miguel Ramalho foi um Homem de convicções e, como tal, lutador por causas, principalmente pela defesa do património geológico e, de forma mais holística, do património Natural, materializado pela sua enorme devoção e ações concretas na Liga de Proteção da Natureza. O expoente máximo fica, antes ainda na vigência do anterior regime, as denúncias feitas à destruição da floresta na Arrábida, devido à atividade extractiva de Brecha da Arrábida, que culminaram com a criação do Parque Natural da Arrábida.
A sua perseverança, amor a causas fizeram que, até perto deste dia fatídico, com regularidade pendular e entusiasmo contagioso, quase diariamente estivesse no "seu" Museu de Geologia na Rua da Academia das Ciências, para que o mesmo seja - continuará a ser, temos a certeza disso - um local onde se continua a fazer Ciência.
Um local privilegiado onde se comunica Ciência para o público em geral, onde se preserva o legado de mais de século e meio de arquivo sistemático e sistematizado de reconhecimento geológico do território nacional - e não só - levado a cabo por gerações de geólogos, desde Carlos Ribeiro, até Nery Delgado, Paul Choffat, George Zbyszewsky, Octávio da Veiga Ferreira e tantos outros, para além de dezenas e dezenas de geólogos ligados às universidades portuguesas que sempre colaboraram com os SGP/IGM/LNEG, pela Ciência e pelo seu País.
O Professor Miguel Ramalho estará já junto com eles, num areópago destinado apenas a alguns. Bem-haja Professor, Miguel Ramalho!
Nesta hora de dor e luto, a SGP apresenta as mais sinceras e sentidas condolências à família enlutada.
A Direcção em funções: José Carlos Kullberg, António Alexandre Araújo, Rita Sola, Carlos Marques da Silva, Telmo Santos e Miguel Maia (colaborador)

Saber mais
  1. Nota Biográfica do LNEG
  2. Visita ao Museu Geológico

2 comentários:

  1. Só agora soube e por aqui da morte do Professor Miguel Ramalho, foi meu professor de estratigrafia e tive o prazer de conversar com ele várias vezes no museu de geologia. Uma perda importante de um homem dedicado à geologia

    ResponderEliminar
  2. Sem dúvida, Carlos Faria.
    Até breve.
    Um abraço

    ResponderEliminar

1) Identifique-se com o seu verdadeiro nome e sem abreviaturas.
2) Seja respeitoso e cordial, ainda que crítico.
3) São bem-vindas objecções, correcções factuais, contra-exemplos e discordâncias.