Theory in Crisis Seminar - Achille Mbembe, 'Notes on Brutalism'
Qual é o papel da teoria crítica hoje e a quem se destina? Que tipo de mapas pode a teoria fornecer no contexto de uma crise capitalista enraizada? Estas são algumas das questões levantadas por esta série de seminários.
Na sequência de várias mutações da "teoria crítica" do século XX (Escola de Frankfurt, "Teoria Francesa", etc.), os proponentes da "pós-crítica" defenderam que a teoria crítica "perdeu força". Em vez disso, esta série de seminários parte da premissa de que a crise do século XXI também gerou novas formas dinâmicas de reconsiderar estas questões. Uma teoria crítica do presente é necessariamente uma teoria da crise.
Neste seminário, Achille Mbembe irá discutir o seu novo livro, Brutalisme (La Découverte, 2020). Uma análise perspicaz e abrangente da destruição capitalista global, Brutalisme oferece uma importante teorização do nosso momento político contemporâneo e defende uma nova política baseada na reparação e na consciência planetária.
Palestrante
Achille Mbembe é professor investigador de História e Política no Instituto Wits de Investigação Social e Económica (Universidade de Witwatersrand), em Joanesburgo, África do Sul. É autor de vários livros, entre os quais "On the Postcolony" (2001), "Critique of Black Reason" (2016), "Necropolitics" (2019), "Out of the Dark Night. Essays on Decolonization" (2020) e "Brutalisme" (2020). Os seus livros foram traduzidos para quinze línguas. Recebeu o Prémio Ernst Bloch (2018) e o Prémio Gerda Henkel (2018).
1) Identifique-se com o seu verdadeiro nome e sem abreviaturas. 2) Seja respeitoso e cordial, ainda que crítico. 3) São bem-vindas objecções, correcções factuais, contra-exemplos e discordâncias.
Sem comentários:
Enviar um comentário
1) Identifique-se com o seu verdadeiro nome e sem abreviaturas.
2) Seja respeitoso e cordial, ainda que crítico.
3) São bem-vindas objecções, correcções factuais, contra-exemplos e discordâncias.