Páginas

segunda-feira, 23 de março de 2020

Coronavirus e as superfícies comerciais


Já vi um pouco de tudo. Funcionários nas caixas de atendimento ao público com máscara e luvas, funcionários com máscara e sem luvas, funcionários com luvas e sem máscara, funcionários com máscaras e sem luvas. 

Então, o que deve ser feito? O que está ou não correcto? 

Deve o funcionário da caixa de atendimento ao público usar luvas? Se as usar, como as deve usar?
Na minha opinião, o funcionário não deve usar luvas. O vírus propaga - se muito mais facilmente através das luvas do que através das mãos. O vírus permanece durante mais tempo nas luvas do que nas mãos, logo aumenta o risco de contaminação de superfícies, logo, pessoas. Se a optar por usar luvas deveria mudar de luvas de cliente para cliente e não utilizar as mesmas luvas durante todo o seu período de trabalho. No final do trabalho as mesmas luvas estarão profundamente contaminadas de vírus e bactérias. 

Deve o funcionário usar máscara? Sim. Os funcionários das caixas nem sempre conseguem manter a distância de segurança entre os seus clientes, dada a proximidade das compras, o ato de recolha e o seu pagamento. A máscara será uma barreira de protecção à entrada de vírus devido à sua proximidade. Além disso, apesar de ter sido reduzido o fluxo de clientes por área, o número total de cliente é na mesma enorme. A máscara deveria ser substituída de 3 em 3 horas por uma nova. 

Então, o que deverão os responsáveis destes estabelecimentos fazerem para salvaguardar a segurança dos funcionários e a dos seus clientes? Devem colocar/disponibilizar uma solução alcoólica antiseptica de higienização das mãos junto de cada funcionário de caixa para estes poderem higienizar as mãos de cliente para cliente, evitando assim a infecção cruzada. O funcionário deve passar esse líquido antiseptico por toda a superfície das mãos, cumprir a norma da lavagem das mãos e deixá-las secar ao ar ambiente sem nunca as secar com pano ou toalhete. Devem - no fazer, após tocar nos produtos alimentares entre outros, de cliente para cliente. Não deve tocar com as mãos e nada para além do essencial e não devem tocar com as mãos na cara, nariz, boca ou olhos sem primeiro as higienizar.
Os responsável do estabelecimento devem fornecer máscaras suficientes aos seus funcionários para serem substituidas de tempos a tempos. 

Eu sugeri à gerência de deveria colocar uma solução antisseptica de higienização das mãos à saída do estabelecimento para que todos os clientes pudessem higienizar as mãos antes de regressarem a casa. 

Como devem os clientes se comportarem dentro do estabelecimento?
Devem fazer as suas compras essenciais o mais rápido possível. Devem evitar contacto de frente com outros cliente que estejam próximos. Mantenham uma distância de segurança de um metro e meio. Evitem falar, só mesmo o necessário e se possível que não seja de frente. É durante a fala que mais particular de saliva são projectadas pela nossa boca. Evitem que os idosos possam ir às compras porque os mais novos além de não estarem tão susceptíveis, são mais resistentes à existência de complicações caso venham a ficar infectados.
No percurso mercado casa, não toquem com as vossas mãos na cara.
Sempre que chegam a casa deve logo lavar as mãos antes de tocar em qualquer objecto.
Se tiverem essa possibilidade usem uma solução antisseptica de higienização das mãos à entrada de casa. Esta é uma boa medida e bastante eficaz.

Sem comentários:

Enviar um comentário

1) Identifique-se com o seu verdadeiro nome e sem abreviaturas.
2) Seja respeitoso e cordial, ainda que crítico.
3) São bem-vindas objecções, correcções factuais, contra-exemplos e discordâncias.