Por que nos lembramos do passado e não do futuro? O que significa o «fluxo» do tempo? Nós existimos no tempo ou o tempo existe dentro de nós? Numa prosa lírica e acessível, Carlo Rovelli convida-nos a reflectir sobre estas questões. Todos experimentamos o tempo, mas, quanto mais os cientistas aprendem sobre ele, mais misterioso permanece. Pensamos no tempo como uniforme e universal, movendo-se continuamente do passado para o futuro, medido por relógios.
Carlo Rovelli rompe com estas suposições, uma a uma, revelando um universo estranho no qual, no nível mais fundamental, o tempo desaparece. Unindo ideias da Filosofia, da Ciência e da Literatura, o autor sugere que a nossa percepção de fluxo do tempo depende da nossa perspectiva, da estrutura do nosso cérebro e das nossas emoções, mais do que do universo físico.
Carlo Rovelli é físico teórico e membro do Instituto Universitário de França e da Academia Internacional de Filosofia das Ciências. Com vários livros publicados na área, Rovelli é, actualmente, responsável pelo Departamento de Física Teórica da Universidade de Aix-Marseille. Sete Breves Lições de Física trouxe-lhe a merecida admiração de curiosos e académicos e tornou-se um inesperado fenómeno de vendas em Itália, contando já com mais de 300 000 exemplares vendidos.
1) Identifique-se com o seu verdadeiro nome e sem abreviaturas. 2) Seja respeitoso e cordial, ainda que crítico. 3) São bem-vindas objecções, correcções factuais, contra-exemplos e discordâncias.
Sem comentários:
Enviar um comentário
1) Identifique-se com o seu verdadeiro nome e sem abreviaturas.
2) Seja respeitoso e cordial, ainda que crítico.
3) São bem-vindas objecções, correcções factuais, contra-exemplos e discordâncias.