Páginas

terça-feira, 21 de fevereiro de 2006

Música do BioTerra: David Bowie - Ashes To Ashes




[Verse 1]
Do you remember a guy that's been
In such an early song?
I've heard a rumour from Ground Control
Oh no, don't say it's true
They got a message from the Action Man
"I'm happy, hope you're happy too
I've loved all I've needed love
Sordid details following"
The shrieking of nothing is killing
The shrieking of nothing is killing
Just pictures of Jap girls in synthesis
Just pictures of Jap girls in synthesis
And I ain't got no money and I ain't got no hair
I ain't got no money and I ain't got no hair
But I'm hoping to kick but the planet is glowing-owing-owing-owing-owing-owing-owing-owing
But I'm hoping to kick but the planet is glowing

[Chorus]
Ashes to ashes, funk to funky
We know Major Tom's a junkie
Strung out in heaven's high
Hitting an all-time low

[Gibberish]

[Verse 2]
Time and again I tell myself
I'll stay clean tonight
But the little green wheels are following me
Oh no, not again
I'm stuck with a valuable friend
"I'm happy, hope you're happy too"
One flash of light, but no smoking pistol
I've never done good things
I've never done good things
I've never done bad things
I've never done bad things
I never did anything out of the blue, whoa whoa
I never did anything out of the blue, whoa whoa
Want an axe to break the ice
I want an axe to break the ice
Wanna come down right now
I want to come down right now

[Chorus]
Ashes to ashes, funk to funky
We know Major Tom's a junkie
Strung out in heaven's high
Hitting an all-time low

[Outro]
My mama said to get things done
You'd better not mess with Major Tom [4X]
My mama said

“Ashes to Ashes”, lançada por David Bowie em 1980, é uma canção profundamente introspectiva em que o artista revisita o personagem Major Tom, criado em “Space Oddity”, mas agora retratado como alguém perdido e dependente de drogas. Bowie utiliza essa figura para falar indiretamente sobre o seu próprio passado, especialmente da fase marcada pelo consumo pesado de cocaína nos anos 70. A música funciona como uma espécie de autocrítica e tentativa de purificação: a expressão “ashes to ashes, funk to funky” sugere um ciclo de destruição e renovação. Ao revelar que “Major Tom’s a junkie”, Bowie confronta a idealização dos seus próprios mitos e o fim de uma era criativa. O tema central é, portanto, o confronto com fantasmas pessoais, a desilusão com antigos ídolos e a necessidade de renascer após um período de desorientação. O videoclipe, com imagens surrealistas e Bowie vestido de Pierrot, reforça o tom melancólico e simbólico de transformação. Assim, a canção representa uma reflexão honesta sobre decadência, vício e mudança, marcando a transição para uma nova fase artística e pessoal.
É frequentemente interpretada como o fecho da “fase espacial” de Bowie.
O álbum Scary Monsters (and Super Creeps) marca simbolicamente o fim da década de 70 para o artista.

Sem comentários:

Enviar um comentário

1) Identifique-se com o seu verdadeiro nome e sem abreviaturas.
2) Seja respeitoso e cordial, ainda que crítico.
3) São bem-vindas objecções, correcções factuais, contra-exemplos e discordâncias.