Os camelos (Camelus sp) são mamíferos ungulados conhecidos pelas suas bossas: uma no dromedário (Camelus dromedarius) e duas no camelo-bactriano (Camelus ferus - selvagem, Camelus bactrianus - domesticado).
Os seus parentes mais próximos são: o guanaco (Lama guanicoe), o lama (Lama glama), a vicunha (Vicugna vicugna) e a alpaca (Vicugna pacos).
Os camelos e estes primos constituem a família dos camelídeos (Camelidae).
Qual é a importância dos camelídeos?
1) Ajudam a garantir a segurança alimentar, a nutrição e o crescimento económico em mais de 90 países, beneficiando particularmente os povos indígenas e as comunidades locais.
2) São fundamentais para alcançar os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), fornecendo leite e carne para combater a fome, bem como fibras para vestuário e abrigo.
3) As pessoas os utilizam para transporte e também se beneficiam do fertilizante orgânico que fornecem para a agricultura.
4) Eles são conhecidos por sobreviverem em condições adversas. Os habitantes dependem significativamente dos camelídeos para a sua subsistência nas cordilheiras dos Andes, bem como nas terras áridas e semiáridas de África e da Ásia.
5) Os camelídeos representam força na adversidade, portanto podem ser embaixadores para aumentar a consciencialização sobre as mudanças climáticas.
Sem comentários:
Enviar um comentário
1) Identifique-se com o seu verdadeiro nome e sem abreviaturas.
2) Seja respeitoso e cordial, ainda que crítico.
3) São bem-vindas objecções, correcções factuais, contra-exemplos e discordâncias.