Páginas

terça-feira, 31 de maio de 2016

Breathing Earth

Emissões de CO2, taxas de nascimento e morte por países, simulações em tempo real


O Breathingearth.net é um simulador mundial das emissões de CO2, das mortes e nascimentos e da população de cada país.

É um site da internet que reúne os dados de várias entidades, entre as quais as Nações Unidas e o CIA World Factbook. Podemos passar com o cursor do mouse por cima dos países e verificar qual a quantidade de dióxido de carbono estão a emitir neste preciso momento, ver quantos nascimentos e morte se estão a registar e a evolução da demografia mundial.
Uma função curiosa é que este site quanto CO2 foi emitido a partir do momento em que começámos a ver o site.

Apresenta também um painel rotativo de citações muito interessantes.

Uma página a visitar para ganhar consciência ecológica.

Visite o site AQUI.

quinta-feira, 26 de maio de 2016

Why Agriculture Can Never Be Sustainable, and a Permacultural Solution present by Toby Hemenway

Dez mil anos de agricultura devastaram todos os ecossistemas com os quais entraram em contato. As sociedades hortícolas apontam para uma solução, e a permacultura pode nos ajudar a projetar uma maneira de superar as deficiências da agricultura, preservar muitas das melhores características de nossa cultura e criar uma sociedade hortícola com boas hipóteses de se provar sustentável. Esta palestra mostra como entramos nessa confusão e oferece uma rota para sair dela.

Apresentado por Toby Hemenway no PV1 em março de 2014.

Entrevista a Bill Mollison


Bruce Charles Mollison, mais conhecido por Bill Mollison, foi um pesquisador, autor, cientista, professor, naturalista australiano. Em 1981, ele recebeu o prémio Right Livelihood "por desenvolver e promover a teoria e a prática da permacultura "

quarta-feira, 25 de maio de 2016

Biografia de Mokiti Okada

"Buscar a própria felicidade com o sacrifício alheio é criar infelicidade para si mesmo." - M.Okada

Mokiti Okada nasceu no Japão, no bairro de Hashiba, extremo leste de Tóquio, em 23 de Dezembro de 1882. Faleceu em 10 de Fevereiro de 1955, deixando prontas as bases para a construção de um mundo espiritual e materialmente evoluído, denominado por ele “Paraíso Terrestre”, expressão que significa a concretização do mundo ideal. Um mundo onde o pensamento, as palavras e as ações do ser humano se fundamentam na Verdade da Lei da Natureza, ou seja, no Grande Ordenamento Jurídico Universal, que submete, regula e harmoniza toda a Criação.

Ele realizou estudos sobre diversas áreas do conhecimento humano, como política, medicina, educação, filosofia, economia, entre outras, mas, sobretudo, dedicou-se ao estudo da religião, das artes e da agricultura, apresentando propostas viáveis para um desenvolvimento social integrado. [ler com mais detalhe a postagem "Agricultura Orgânica e Biológica- principais mentores"]

Incentivou a prática do altruísmo e a apreciação do Belo, como formas para a elevação da sensibilidade e a aplicação de um método agrícola sustentável, que preserva o meio ambiente e promove a saúde de produtores e consumidores, oferecendo alimentos puros e saborosos.

Toda a sua filosofia foi estabelecida com base nas Leis da Natureza, alicerçada nos princípios da Verdade, Bem e Belo. Embora tenha sido escrita nas décadas de 30 a 50 do século passado, parece ter sido feita para os dias actuais, pela sua perfeita aplicabilidade na vida quotidiana do homem contemporâneo.

Mokiti Okada faleceu em 1955, deixando para a humanidade três grandes obras como protótipos do mundo ideal nas cidades de Hakone, Atami e Kyoto, Japão, e dois museus de arte (nas cidades de Atami e Hakone), conceituados internacionalmente, e ainda, dos arranjos florais que ele mesmo fazia, nasceu o estilo Ikebana Sanguetsu, divulgado pela Fundação que leva o nome de seu patrono.

Para saber mais:

terça-feira, 17 de maio de 2016

Homenagem à minha mulher Teresa Freitas

À minha família e amigos comunico que esposa e mãe Teresa Freitas já não se encontra entre nós desde o dia 4 de Maio.

A Teresa tinha uma paixão enorme em amar, uma dedicação e carinho e uma força de vontade em ser esposa e mãe, unindo a nossa família. 

O nosso filho foi muito desejado e amado pela mãe. Ele continuará a sua caminhada com as lembranças e os valores humanos e artísticos que a mãe lhe transmitiu, bem como a paixão pelos animais. 

A Teresa era de excepcional sensibilidade artística e naturalista, amiga de jardinar, plantar árvores e principalmente olaria e escultura cerâmica. Foi uma professora combativa, de grande capacidade de trabalho e muita curiosidade por todas as terras que andou. Fez amigos pelas escolas por onde lecionou.

Resumo Biográfico
Maria Teresa Santos Freitas nasceu no Porto, 14 de Janeiro de 1962, tendo residido em Matosinhos.
Licenciada em História- variante História da Arte.
Sempre se interessou por cerâmica (a sua maior paixão) mas foi uma artista multiforme produzindo trabalhos e realizando cursos de fotografia, fusão de vidro (fez um curso na Fundação de Serralves, orientado pela Professora Cristina Camargo) e pintura e especializou-se em Cerâmica Artística, Vidrados de Grés e Raku, na Cooperativa Árvore, Porto sob a orientação do Ceramista Jorge Carqueijeiro.
Tem  quadros a carvão e acrílico em colecções privadas.

O Gato, por Teresa Freitas

Editou durante três anos o blogue Terras de Argila.

"Já não se encantarão os meus olhos nos teus olhos,
já não se adoçará junto a ti a minha dor.
Mas para onde vá levarei o teu olhar
e para onde caminhes levarás a minha dor.
Fui teu, foste minha. O que mais? Juntos fizemos
uma curva na rota por onde o amor passou.
Fui teu, foste minha. Tu serás daquele que te ame,
daquele que corte na tua chácara o que semeei eu.
Vou-me embora. Estou triste: mas sempre estou triste.
Venho dos teus braços. Não sei para onde vou.
...Do teu coração me diz adeus uma criança.
E eu lhe digo adeus"

-Pablo Neruda

Homenagem também publicada na Revista O Instalador, Junho de 2016, nº 242

Mais textos sobre a Teresa e cerâmica
Arte Cerâmica e Educação Ambiental

domingo, 8 de maio de 2016

Dia Internacional do Burro



No dia 8 de Maio celebramos o Dia Internacional do Burro (DIB), uma iniciativa que pretende promover a dignificação de todos os burros. Na Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino (AEPGA) zelamos pelo bem-estar dos asininos, e destacamos o Burro de Miranda, uma raça autóctone portuguesa ameaçada de extinção, que contribuiu de forma determinante para a ruralidade, cultura e história de Portugal.

Sendo o burro um animal dócil e resiliente, estóico e sociável, tem assumido, ao longo dos anos, os mais diversos papéis na convivência com os seres humanos, desde a sua domesticação há 7.000 anos. De animal de companhia a parceiro de trabalho, terapeuta e até professor, são muitas as valências deste animal que, ao contrário da conotação que muitas vezes é dada ao seu nome, é de facto muito inteligente.


Honrando a parceria entre burros e seres humanos, queremos sensibilizar a sociedade para as Cinco Liberdades Básicas dos Animais que devemos garantir aos animais domésticos para lhes proporcionarmos uma vida feliz. Este ano, destacamos a Liberdade do Medo e da Angústia.

A Liberdade do Medo e Angústia relembra-nos que devemos garantir segurança aos animais que temos sob a nossa responsabilidade, proporcionando-lhes vidas emocionais ricas, livres de sofrimento físico e mental. Podemos fazê-lo oferecendo-lhes companhia adequada e recorrendo a métodos de treino de reforço positivo, que os tornam animais mais confiantes e felizes. A Liberdade do Medo e Angústia é uma das Cinco Liberdades Básicas dos Animais incluídas num relatório pioneiro de 1979, que tinha por objetivo promover as condições básicas do bem-estar animal, face à crescente industrialização da sua produção. Na atualidade, as Cinco Liberdades são as grandes linhas orientadoras do bem-estar animal e são adoptadas e subscritas pelas instituições com responsabilidade no cuidado animal.

Aprende mais sobre as Cinco Liberdades Básicas dos Animais, aqui, e descobre também sobre os Direitos dos Animais aqui.

JUNTA-TE A NÓS!
Dá asas à tua criatividade! Junta os teus amigos, pede ajuda aos teus pais ou professores e faz um vídeo, fotografia, desenho ou texto de sensibilização para a importância do bem-estar animal, e em particular sobre a Liberdade do Medo e Angústia, em destaque este ano, uma das Cinco Liberdades Básicas. Mostra como te preocupas com os animais e inspira os outros a fazerem o mesmo.

Envia-nos a tua criação para o email aepga@aepga.pt durante o mês de Maio. Iremos publicá-la no site do Dia do Burro, nas redes sociais da AEPGA, fazendo-a chegar a cada vez mais pessoas. Também podes publicar nas redes sociais usando #diadoburro. Com isto, estarás a ajudar-nos a transmitir a mensagem de que todos os animais merecem uma vida mais feliz.

Não deixes de participar! Ajuda-nos a levar o Burro aos quatro cantos do mundo!



terça-feira, 3 de maio de 2016

Vergílio Ferreira- Inventa a eternidade na simples comoção de olhar uma estrela

Zdzisław Beksiński
Inventa a eternidade na simples comoção de olhar uma estrela. Basta que a olhes pela primeira vez, depois de a teres olhado inúmeras vezes. E, então, não precisarás de nenhum deus que te ponha a mão no ombro e diga estou aqui. Uma estrela espera-te desde toda a eternidade. Procura-a. E vê se a não perdes durante a vida inteira. A tua estrela pode não estar no céu. Põe-na lá."

Vergílio Ferreira, in "Pensar"

segunda-feira, 2 de maio de 2016

Documentário- O Lado Negro do Chocolate (Shady Chocolate)



O chocolate que consumimos é produzido com o uso de trabalho infantil e tráfico de crianças?

O premiado jornalista dinamarquês, Miki Mistrati, decide investigar os boatos. Sua busca atrás de respostas o leva até Mali, na África Ocidental, onde câmaras ocultas revelam o tráfico de crianças para as plantações de cacau da vizinha Costa do Marfim. A Costa do Marfim é o maior produtor de cacau, respondendo por cerca de 40% da produção mundial. Empresas como a Nestlé, Barry Callebaut e Mars assinaram em 2001 o Protocolo do Cacau, comprometendo-se a erradicar totalmente o trabalho infantil no sector até 2008. Será que o seu chocolate tem um gosto amargo? Acompanhe Miki até a África para expor "O Lado Negro do Chocolate".

As 7 marcas de chocolate que utilizam cacau proveniente de trabalho escravo infantil são:

Hershey
Mars
Nestlé
ADM Cocoa
Godiva
Fowler’s Chocolate
Kraft

domingo, 1 de maio de 2016

Mais de 22 mil espécies em todo o mundo em risco de desaparecer

Publicado em 17/11/2014 por Renata Silva

Foto: Stephen Zozaya
 O atum vermelho do Pacífico (Thunnus orientalis) e um tipo de camaleão gigante (Kinyongia matschiei) estão entre as 22.413 espécies a nível mundial em risco de extinção, de acordo com a versão atualizada da Lista Vermelha das Espécies Ameaçadas. O documento foi hoje apresentado pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) numa conferência sobre parques naturais em Sidney na Austrália.

A sobre-exploração humana de recursos marinhos e agrícolas está entre as causas apontadas pelos especialistas. De acordo com o documento, Portugal é o quarto país da Europa com mais espécies em risco de extinção, num total de 254 espécies ameaçadas, das 1.223 analisadas. Espanha tem um total de 552 e está em primeiro lugar a nível europeu.

Moluscos e peixes estão entre os grupos de animais mais afetados em território nacional, com 76 e 54 espécies ameaçadas, respetivamente. "Os peixes e moluscos ocupam áreas de distribuição muito reduzidas em Portugal, são espécies endémicas que vivem em pequenos cursos de água e ribeiros, que afetados por uma descarga de desinfetante, por exemplo, são dizimados e não há recuperação possível", explica ao Ciência 2.0, Paulo Santos, presidente do Fundo para a Proteção dos Animais Selvagens (FAPAS). A nível mundial, os peixes e os anfíbios são os grupos taxonómicos com maior número de exemplares em perigo.

Os especialistas da IUCN referem, em comunicado, que há uma necessidade de fazer uma boa gestão das áreas protegidas. Das 76.199 espécies avaliadas, metade estão nestas áreas. "Apenas 25% são geridas de forma eficaz e isso é preocupante", alerta Jane Smart, responsável na instituição pela área da biodiversidade.

Paulo Santos denota preocupação com estes dados e alerta que nem "todos os ecossistemas estão cobertos por áreas protegidas". "Há muitas espécies perto da extinção nestas áreas. Estes espaços não são suficientes e apenas retardam o desaparecimento dos seres vivos", acrescenta.

Pouco financiamento existente na conservação da biodiversidade
A maior espécie de "tesourinha" do mundo, um inseto cujas patas se assemelham a uma tesoura (Labidura herculeana), foi considerada extinta devido à destruição do seu habitat, adiciona o comunicado da instituição.

"O número de animais em perigo de extinção está sempre a aumentar. A situação não melhora porque há pouco financiamento para a biodiversidade", aponta o presidente do FAPAS, acrescentando que, no global, não é uma área de prioridade para os governos. "Não é só com decretos e palavras bonitas, é preciso financiar projetos de conservação e de proteção dos ecossistemas".

A versão atualizada desta lista revela ainda algumas espécies cuja situação melhorou, descendo no escalão atribuído. De recordar que os escalões vão de "Pouco Preocupante" a "Extinto". A rã venenosa pontilhada (Andinobates dorisswansonae) é um desses animais. Passou de estado "criticamente ameaçado" para "vulnerável" devido a uma declaração na área protegida onde reside e que permitiu reduzir a perda de habitat.

Este ano a Lista Vermelha das Espécies Ameaçadas completa 50 anos de existência. O relatório apresentado anualmente é o mais completo no que diz respeito ao estado de conservação da biodiversidade.

Alguns sites e blogues para investigar

• REBEA – Rede Brasileira de Educação Ambiental• RITS – Rede de Informações para o Terceiro Setor• Rede de Direitos Humanos & Cultura – DHnet REDE DLIS – Desenvolvimento Local Integrado e SustentadoRede Tabaco ZeroRede de Colaboração Solidária Rede JovemEscolas Irmãs – São Paulo – SPMovimento Comitê Vivo – Recursos Hídricos
Antena Verde
CCA - Cura das Atitudes
Cepia - Mulher

http://www.iace.org.br/

Ipaz
Mudar o Mundo
Nova Gerar
Novolhar
Palas Athena

Instituto Metereologia Mundial
--------------UTILIDADES--------------
Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil
Associação Caminhos de Santiago
UE - Direcção Geral do Ambiente
LIVE AID
Pelos Animais
RECICLOS
----------------BLOG´S----------------

Crónicas do Diabo
ABRIGO SEGURO
ArioPlano



Associação Gequesta

http://www.gequesta.no.sapo.pt/
FNAJ- Federação Nacional de Associações Juvenis Locais

Projecto Delfim - Centro Português de Estudo dos Mamíferos Marinhos
http://www.projectodelfim.pt/
Afurna - Associação dos Antigos Habitantes de Vilarinho da Furna
www.citidep.pt/ngo/afurna

ebsites
Aeronautics (Rússia) Agência Financeira American Anti Gravity
As Ilhas Míticas do Atlântico
Base Militar (Brasil)
Canal de Negócios
Correio da Manhã
Damn Interesting
Defense Industry Daily
Defesa Net (Brasil)
Diário de Notícias
Diário Digital
Diário Económico
Cafeína
L6 - Formulário de Rotina
Hugh MacLeod - Cartoons
The Long Tail
Blog de Guerrilha
Engadget - Novidades HiTech
Delicious
Propaganda Interativa
Comunicação de Interesse Público
Overmundo
BrainStorm9
Los Cabrones de Sevilla
Uma Malla pelo mundo
Gluon - Ciência
Carta da Itália
Faça a sua parte!
Simpatia e Esculacho
Malária Guia essencial sobre a malária: com revisões e relatórios das últimas investigações sobre o parasita e a doença.
Biorede Informações sobre diversidade animal e vegetal, biologia molecular e sobre a Ria de Aveiro. Sugere ainda roteiros ecológicos em Aveiro.
EMBL - European Molecular Biology Laboratory Site do Laboratório Europeu de Biologia Molecular.
Muséum National d'Histoire Naturelle Inclui História da Terra; Sistemática e Evolução; Meio e Comunidade Aquática; Ecologia e Gestão de Biodiversidade; Desenvolvimento e Diversidade Molecular; entre outros.




Divulgação de Ciência e Tecnologia Site de divulgacao científca em ecologia, evolução e ambiente.
117

Millennium Ecosystem Assessment - Avaliação Portuguesa Iniciativa mundial destinado a avaliar o estado dos ecossistemas.

Zoological Museum Amsterdam - Bird type specimens online Este site fornece acesso directo a imagens 3D de 151 espécimes de aves da colecção do Museu de Zoologia de Amsterdão.

Livros de Anotações Livros de Anotações do Museu Canadiano da Natureza.
127

Botânica Com um índice e pormenores sobre inúmeras plantas.

PERFECT - Base de dados de Literatura Base de dados de literatura portuguesa sobre estuários, águas doces e costeiras.
131

Ecologia Quase tudo sobre ecologia.
150


Biodiversidade Quase tudo sobre biodiversidade...

Academic Ranking of World Universities - 2003 Ranking das melhores Universidades do Mundo...
227



AMONET - Associação Portuguesa de Mulheres Cientistas Associação inspirada nos princípios consagrados na Declaração Universal dos Direitos Humanos e na Constituição Europeia, nomeadamente no que se refere à eliminação de todas as formas de discriminação e à promoção da igualdade de direitos e oportunid
126

ScienceInEurope Motor de pesquisa de Ciência e Tecnologia da Europa.
128


Agência de Inovação Site da AdI - Agência de Inovação, cujo objectivo é promover a inovação e o desenvolvimento tecnológico.
121

Europa - Investigação A investigação no espaço comunitário.
210

Public Library of Science A Public Library of Science (PLoS) é o primeiro jornal científico de acesso livre.