Páginas

segunda-feira, 9 de março de 2015

E-Livro da Semana: “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”


O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Minha Terra – Federação Portuguesa de Associações de Desenvolvimento Local, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve. Das sopas aos doces, passando pelos pratos de peixe, carne, caça e marisco, a publicação dá a conhecer a rica gastronomia portuguesa, parte importante do património cultural do nosso país. 
A gastronomia portuguesa tem-se constituído também um importante fator de desenvolvimento, através da valorização dos produtos locais na confeção dos pratos, assim como pela dinamização de modelos de exploração turística, como refere Regina Lopes, presidente da Minha Terra, na nota de apresentação do livro.


Além das 245 receitas, organizadas em sete categorias – entradas (14), sopas (30), peixe (40), marisco (7), carne (75), caça (14) e doces (65) – a publicação apresenta sumariamente os territórios da parceria de 40 Associações de Desenvolvimento Local de um projeto de cooperação interterritorial, apoiado pela Abordagem LEADER do PRODER. A seleção dos vários pratos da gastronomia local foi a grande tarefa desta parceria de ADL, constituída no âmbito da iniciativa “7 Maravilhas da Gastronomia”, que permitiu a divulgação e promoção da grande diversidade de paladares que Portugal oferece de norte a sul, e à qual a Minha Terra e ADL associadas se aliaram, reconhecendo a importância da temática na afirmação da identidade dos territórios rurais e desempenhando um papel ativo em todo o processo, através de diversas ações de promoção do receituário tradicional, bem como de investigação e recolha de receitas locais. 
A edição deste livro é o corolário deste processo, que envolveu um vasto conjunto de parceiros territoriais, nomeadamente, escolas, restaurantes, cozinheiros profissionais e amadores, detentores de receitas e de fotografias. Graças à colaboração da Associação Para o Estudo e Promoção das Artes Culinárias As Idades dos Sabores foi possível aprofundar este trabalho, integrando as receitas e o conhecimento gastronómico nos contextos socioeconómicos e culturais dos diferentes territórios. Acima de tudo, este livro pretende “valorizar o património gastronómico e trazer os paladares mais apetitosos para as mesas portuguesas”, citando Regina Lopes, a quem coube o lançamento da publicação, no passado dia 20 de Novembro de 2014, durante a feira Portugal Agro, na qual a Minha Terra esteve presente com um stand dedicado ao “Desenvolvimento Local”

Sem comentários:

Enviar um comentário

1) Identifique-se com o seu verdadeiro nome e sem abreviaturas.
2) Seja respeitoso e cordial, ainda que crítico.
3) São bem-vindas objecções, correcções factuais, contra-exemplos e discordâncias.