[Fonte: Integrar Tecnologia na Educação] Todo professor que busca maneiras para diversificar a aprendizagem dos alunos pensa em usar as tecnologias como aliadas. Mas antes de lançar mão de aplicativos inéditos de educação, vale conferir os recursos oferecidos por ferramentas já conhecidas e amplamente disseminadas entre alunos e professores. É o caso do Facebook, que lançou, há alguns meses, o Facebook for Educators (com versão em português), com dicas sobre como professores podem se apropriar das redes para melhorar os processos de ensino e aprendizagem.
Hoje, praticamente todos os alunos estão conectados. Segundo dados da pesquisa TIC Kids Brasil Online, 70% dos jovens brasileiros com idades entre 9 e 16 anos que têm acesso à internet participam ativamente de alguma rede social. Com este cenário, de crescimento dos acessos em todo o mundo, o Facebook mapeou algumas práticas para deixar os professores ligados na segurança, na importância de uma comunicação clara nas redes e na utilização da ferramenta para desenvolvimento profissional e de boas práticas sociais no mundo digital.
7 pilares do Facebook na educação
♣Ajudar a desenvolver e seguir o projeto político-pedagógico da escola sobre o Facebook;
♣Incentivar os alunos a seguir as diretrizes do Facebook;
♣Permanecer atualizado sobre as configurações de segurança e privacidade no Facebook;
♣Promover a boa cidadania no mundo digital;
♣Usar as páginas e os recursos de grupos do Facebook para se comunicar com alunos e pais;
♣Adotar os estilos de aprendizagem digital, social, móvel e “sempre ligado” dos alunos do século 21;
♣Usar o Facebook como recurso de desenvolvimento profissional.
Uma das principais indicações para as escolas é a inclusão de uma política de uso da rede social pela instituição - o que pode estar estipulado, inclusive, no projeto político-pedagógico da escola. O objetivo é que o uso das redes contribua, de verdade, para o dia-a-dia de educadores e alunos, com a criação de grupos, a realização de atividades em rede e o compartilhamento de informações relevantes para a formação.
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