Escadas do Codeçal
Com mais de 400 degraus, ligam a Sé Catedral do Porto e a Ribeira, representando um verdadeiro desafio para quem ousa subir, mas um verdadeiro deleite para a vista.
Contudo, se gostas pouco de fazer exercício, podes sempre optar por descer estas escadas, numa viagem pelo passado (moderno) da Invicta. Para além de conseguirmos absorver um lado pitoresco, também aqui iremos encontrar uma mostra de arte urbana que, nos últimos anos, tem embelezado a cidade.
Origem do nome Escadas do Codeçal
Sobre a origem do seu nome não há documentação oficial. Contudo, julga-se que será a palavra “cadouço” que lhe dará o nome, sendo que esta significa “esconderijo” ou “covão”. Contudo, há também quem entenda que deriva de “codessal”, um local onde crescem codessos (arbustos de leguminosas que existem em Portugal).Toponímias à parte, a história destas escadas remonta à época medieval, tempo em que o Porto estava circundado pela Muralha Fernandina. Por isso, estas são escadas ancestrais, onde por aqui muito passou, desde os primórdios da nossa cidade.
Sem comentários:
Enviar um comentário
1) Identifique-se com o seu verdadeiro nome e sem abreviaturas.
2) Seja respeitoso e cordial, ainda que crítico.
3) São bem-vindas objecções, correcções factuais, contra-exemplos e discordâncias.