Não nos resignemos. Há vida para lá do nuclear. Não é opção! Não é uma "energia alternativa"!
As avaliações lado a lado (nuclear vs energias renováveis) já foram feitas: inovação, emprego, segurança, redes e consumos.Se retirarmos da equação os subsídios, a banca e os impostos, sabemos que as energias renováveis superam a energia nuclear em produção, além de efectivamente reduzirem os efeitos do aquecimento global (ler Relatório Energia 2011 da WWF).
Procuremos o design sustentável e ainda é possível "redesenhar" as cidades sem retirar mais recursos nem "aumentar" artificialmente a produção de energia. Há muitos projectos concluídos do ICLEI e outras instituições, inclusive o Banco Mundial.
O mundo poderá ser sustentadamente alimentado por energias renováveis!
Além disso digamos que indirecta ou directamente há uma "lavagem" cerebral nos mais recentes conteúdos programáticos do ensino secundário e superior que influenciaram as camadas mais jovens a popularizar o nuclear, sem "dramas", apelidando-as de "energias alternativas". Ora sabemos que não são alternativa (no meu dossiê nuclear estão espelhados vários docs, info e links que refutam a energia nuclear).
Sobre as diferenças de perspectiva intergeracionais e sobre o modo como os nossos jovens foram "manipulados" para se afirmarem mais pró-nuclear, falarei numa postagem em breve.
Sem comentários:
Enviar um comentário
1) Identifique-se com o seu verdadeiro nome e sem abreviaturas.
2) Seja respeitoso e cordial, ainda que crítico.
3) São bem-vindas objecções, correcções factuais, contra-exemplos e discordâncias.