Esta campanha iniciada em 2007 (creio) recolhe como muitas outras campanhas escolares a baixa auto-estima e o preconceito e alheamento de alguns portugueses. Postas as barreiras políticas de lado (falso ou exagerado patriotismo) temos o direito de escolher o que é bom, e numa economia dita globalizada, nem tudo o que é português também se pode dizer que é BOM. Mas por outro lado deixemo-nos de preconceitos e de achar que só do estrangeiro existe qualidade e que é BOM ou "bonito".
Dá trabalho escolher, pois dá. É muito mais confortável irmos aos centros comerciais e despejarmos lá todo o dinheiro e termos a sensação de bem-estar. Mas não fizemos bem...há qualquer mágoa, quando descobrimos que quase tudo "estrangeiro" foi made in China ou India ou Thailand.
Pois bem, também já estamos um pouco "vacinados" com o que fazem a PT, EDP e GALP aos conterrâneos: tudo a preços muito altos para o bolso e salários que recebemos. Parece que fazem de nós parvos.
E de facto também vemos que a tão propalada competição de preços afinal em Portugal não existe. As restantes companhias rivais (seja Vodafone, Repsol, etc) mesmo já muito confortáveis com lucros da globalização, "roubam-nos" indecentemente, pois os preços por elas praticados são iguais aos da PT e GALP(!).
Por favor saia de casa, não vá para os centros comerciais e procure melhor.Às tantas encontra o que procura, é português e inovador, sem ser necessariamente "moderno" ou "inferior"- interessa é que o que comprarmos seja BOM e a preço JUSTO (que proteja o produtor e o trabalhador).
Procure a lista de empresas aderentes ao "Compre o que é Nosso" aqui
Sem comentários:
Enviar um comentário
1) Identifique-se com o seu verdadeiro nome e sem abreviaturas.
2) Seja respeitoso e cordial, ainda que crítico.
3) São bem-vindas objecções, correcções factuais, contra-exemplos e discordâncias.