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quinta-feira, 31 de julho de 2008
Documentário da Semana: O Mundo Segundo a Monsanto - The World According to Monsanto
quarta-feira, 30 de julho de 2008
terça-feira, 29 de julho de 2008
Comunicação Não Violenta
- Distinção entre observações e juízos de valor
- Distinção entre sentimentos e opiniões
- Distinção entre necessidades (ou valores universais) e estratégias
- Distinção entre pedidos e exigências/ameaças
As contribuições teóricas e práticas de Rosenberg são amplamente utilizadas nas áreas de mediação e definição dos conflitos e são usadas por alguns mediadores em seu trabalho.
Ligações externas
- Nonviolent Communication Publishers (em inglês) - site dos livros de Marshall Rosenberg sobre Comunicação Não-Violenta e a definição dos conflitos
- Centro de Comunicação Não-Violenta (em inglês)
- Wiki para Comunicação Não-Violenta (em inglês)
- Ouvir Marshall Rosenberg falar de Comunicação Não-Violenta
segunda-feira, 28 de julho de 2008
Herbert Marcuse - inspirador ideológico do movimento estudantil de protesto de Maio de 1968
Marcuse preocupava-se com o desenvolvimento descontrolado da tecnologia, os movimentos repressivos das liberdades individuais, e com uma desvalorização da razão em favor da técnica. No seu livro "O homem unidimensional", Marcuse afirma que a sociedade industrial chegou a um ponto onde a burguesia e o proletariado, classes responsáveis pelo movimento da história, deixam de ser agentes transformadores da sociedade para se tornarem agentes defensores do status quo.
Os avanços da técnica solucionaram tantas pequenas necessidades, tornaram a vida destes grupos tão confortáveis, que o ímpeto revolucionário desses grupos cessou. Ao mesmo tempo, a técnica possibilita um controle social cada vez mais aperfeiçoado, e se torna não um instrumento neutro, como se acreditava anteriormente, e sim engrenagem central de um novo sistema de dominação. E se o proletariado não é mais "sujeito revolucionário", grupo em oposição à sociedade hegemónica, que grupo social o será?
De acordo com Marcuse, isso cabe àqueles cuja ascensão não é permitida pela sociedade moderna, aos grupos minoritários às margens da sociedade que o bem-estar geral não conseguiu (ou não se interessou em) incorporar.
Marcuse retoma de Hegel duas noções capitais, a ideia de "Razão" e a ideia de "Negatividade". A Razão é a faculdade humana que se manifesta no uso completo feito pelo Homem das suas possibilidades. Não se pode compreender a "possibilidade" longe do conceito de "necessidade". O que necessitamos? A necessidade dirige-nos a certos objetos cuja falta sentimos.
A possibilidade mede o raio de nosso alcance face a tais objetos. Se quero um apartamento mas não tenho dinheiro para comprá-lo, o objeto de minha necessidade é o apartamento, e a medida de minha possibilidade é o dinheiro que me falta. É muito fácil compreender como a falta de dinheiro representa um bloqueio falso, fictício, à satisfação de meu desejo. Na realidade posso ter o apartamento, mas certas convenções sociais, que respeito de modo mais ou menos acrítico, me impedem de possuí-lo. Ao mesmo tempo, se me interrogo a respeito da minha necessidade face ao apartamento, essa também se dissolve.
O apartamento é um símbolo de status social, ou resultado de certas convenções visando ao gosto que seriam, noutras condições, muito discutíveis, e que nem sempre me possibilitam morar satisfatoriamente. A minha necessidade revela-se, portanto, como uma falsa necessidade, assim como o bloqueio pela falta de dinheiro das minhas possibilidades era um bloqueio falso. Onde se encontram, então, as minhas necessidades e as minhas possibilidades? Como compreenderemos o que é Razão?
Marcuse preocupa-se muito com este problema ao longo de toda a sua obra, sempre polémica.
No livro "Ideologia da Sociedade Industrial", Marcuse repete a crítica ao racionalismo da sociedade moderna, e tenta ao mesmo tempo esboçar o caminho que poderá nos afastar dele. O caminho será, por um aspecto, a contestação da sociedade pelos marginais que a sociedade desprezou ou não conseguiu beneficiar. Será por outro aspecto o desenvolvimento extremo da tecnologia, que deverá ter, segundo Marx e Marcuse, efeitos revolucionários. Quais são estes efeitos? O problema da sociedade moderna é a invasão da mentalidade mercantilista e quantificadora a todos os domínios do pensamento.
Esta mentalidade representa economicamente pelo valor de troca, ligado de modo íntimo aos processos de alienação do homem. E, segundo Marx, com o desenvolvimento extremo da tecnologia "a forma de produção assente no valor de troca sucumbirá". A sociedade moderna, sentindo, que sua base a tecnologia - contém seu rompimento, age repressivamente para evitar este avanço extremo. Marcuse tinha esperança que não.
domingo, 27 de julho de 2008
Richard Gregg - biografia e o seu livro "O valor da Simplicidade Voluntária" de 1936 (em Inglês)
After graduating from Harvard, Gregg sailed to India on January 1, 1925 to learn about Indian culture and to seek out Gandhi. His publications include Gandhiji's Satyagraha or non-violent resistance, published in 1930, and The Power of Non-Violence, from 1934. His revision, The Power of Non-Violence (1960) included a foreword by King. The book was republished in several other editions, including a Swedish translation in 1936 (as Den nya maktfaktorn: motstånd utan våld). Gregg's 1939 pamphlet Pacifist Program in time of war: threatened war, or fascism was a program detailing how American pacifists could use non-violence to oppose war and fascism in the United States. In the 1940s Gregg became interested in ecology and organic farming, and spent several years living on a farm owned by Scott and Helen Nearing. [9 Gregg was also author of other books, including The Compass of Civilization, and the essay The Value of Voluntary Simplicity (Wallingford, PA: Pendle Hill, 1936), a philosophical essay on the need and benefits of living more simply. He coined the term "voluntary simplicity".
External links
sábado, 26 de julho de 2008
Nova vigília internacional por Tibete Livre
Dia 23 de Agosto, às 21 h locais e em todo o mundo, acenda uma vela por Tibete. Mais informações em Candle4Tibet..
Aqui na página do Youtube, editada pelo mentor deste Projecto, David Califa, podem ficar com uma pequena ideia dos vários vídeos realizados, em todo o mundo, durante a vigília no passado dia 7 de Agosto.Os sons, as músicas e as pessoas que nelas participaram são mais poderosos que quaisquer palavras.
sexta-feira, 25 de julho de 2008
Aeroplano bolha movido a energia solar vs PAV Challenge
Oxalá tenha bons voos, pois parece-me uma aposta muito viável e muito mais competitivo em relação ao PAV (Personal Air Vehicle) Challenge, apoiado pela NASA (ver vídeo de promoção e página oficial).
Sítio recomendado
Ecogeek
quinta-feira, 24 de julho de 2008
Não assista aos Jogos Olímpicos de Pequim
Somos uma grande família global. Demos as Nossas Mãos pela Paz!
1. Por uma China mais verde (relatório da Greenpeace Julho 2008 pdf)
2. RTP vai transmitir 500 horas de Jogos Olímpicos
Diário Económico,05 de Maio de 2008
3. Sitaraman, Srini, Explaining China's Continued Resistance Towards Human Rights Norms: A Historical Legal Analysis,Program in Arms Control, Disarmament, and International Security, University of Illinois, Junho de 2008.
4. China jails rights activist outspoken on Tibet
5. Racial Discrimination in Tibet (2000) Tibetan Centre for Human Rights and Democracy
6. Olympic Watch: Human Rights in China and Beijing 2008
quarta-feira, 23 de julho de 2008
Animais de companhia - não os abandone no Verão ou adopte um, caso ainda não tenha
As principais mensagens estão aqui ditas pelo psiquiatra José Gameiro a reter: um animal de companhia é um elo de ligação na família; o abandono é egoísmo; o abandono é crime pois a maioria dos animais abandonados são enviados para o canil e não sendo adoptados enfrentam a morte.
domingo, 20 de julho de 2008
Dr. Eric Chivian on Biodiversity, Health, and Climate Change
Mais Informações
Harvad University
Wikipedia
sábado, 19 de julho de 2008
Sessão da Noite- Opus Dei - Uma Cruzada Silenciosa e Pujante em Portugal
P.S.
Em 2005 o sítio português ainda tinha uma mini lista dos membros da Opus Dei em Portugal, mas agora nem isso tem. O que vale é que fui ver aos arquivos e em Portugal são conhecidos como membros supranumerários: Narana Coissoró, João Rebelo, Ramalho Eanes, Manuela Eanes, Assunção Jardim Gonçalves, Smitá Coissoró, Paulo Teixeira Pinto, Afonso Braga da Cruz, e António Lobo Xavier.
São membros da Prelatura: Bagão Félix e Jardim Gonçalves.
sexta-feira, 18 de julho de 2008
Reverse Graffiti - mais arte ecológica!
Ou como transformar paredes sujas da poluição das cidades e poeiras em obras de arte urbana e com mensagens ecológicas. A arte de Paul Moose e produtos de limpeza amigos do ambiente unidos neste projecto. Sítios a visitar Reverse Graffiti Project e Green Works.
quarta-feira, 16 de julho de 2008
Trafficopoli - um jogo educativo italiano
Trafficopoli é um divertido jogo de tabuleiro e educativo adequado para todas as crianças e adultos.
Joga 3 a 8 jogadores, que podem optar por um indivíduo ou equipas. É composto de 157 cartões: 61 são uma forma hexagonal e visor colorido que representa a cidade, 96 são cartas que representam 4 tipos de meios de comunicação (bicicletas, motocicletas, carros e transportes públicos) e seus acessórios.
Os meios de comunicação social e os acessórios são todos amigos do ambiente, com descrições sobre estes cartões muito engraçadas, bem como eco-educativas.
A duração do jogo é de cerca de uma hora.
As instruções são explicadas, num VIDEO, directamente pelo autor, Sergio Tonon.
Graças ao livro de 32 páginas será possível transpor o jogo para a realidade.
Oxalá em Portugal surja esta ideia. Quem quiser pode encomendar directamente jogo + livro através da excelente e- revista AAM Terra Nuova
segunda-feira, 14 de julho de 2008
Descida do IVA de 21 para 20, a meio gás
sexta-feira, 11 de julho de 2008
Dia Mundial da População - Arthur Lyon Dhal e O Princípio Ecológico
1. A dimensão humana deve sempre regressar ao seu lugar central no nosso conceito de sociedade, através do reconhecimento da importância do capital humano no funcionamento de todos os ecos sociais. Além disso, as pessoas não devem ser consideradas como máquinas unidimensionais produtoras e consumistas, mas em toda a sua complexidade cultural, social, emocional e espiritual que determina o seu funcionamento na sociedade.
2. Livre circulação de bens e de capital são encorajados, mas não a livre circulação de pessoas. Os países industrializados preocupam-se com o facto de terem uma taxa de natalidade em declínio e poderão oferecer incentivos fiscais para se ter mais filhos, mas nunca considerariam encher as vilas rurais despovoadas com o excesso de chineses ou africanos.
Arthur Dhal (ver a sua página pessoal) é um biólogo marinho formado em Stanford e na Universidade da Califórnia, trabalhou como consultor ecologista numa larga área de tópicos ambientais e científicos para vários governos e organizações internacionais, incluindo a IUCN, UNESCO e o Programa das Áreas Oceânicas e Costeiras do Programa do Ambiente das Nações Unidas (UNEP).
quinta-feira, 10 de julho de 2008
Venha a Monforte este sábado 12 de Julho dizer NÃO aos campos experimentais de transgénicos!
Faça-se ouvir contra o cultivo de OGM não testados em zonas de Rede Natura!
Exija que o governo respeite as zonas livres criadas democraticamente!
A Plataforma Transgénicos Fora convida todos os interessados em proteger a agricultura e alimentação portuguesas a participar numa acção de protesto no sábado 12 de Julho de 2008 em Monforte em frente à herdade onde foram autorizados três anos de testes experimentais de milho transgénico.
O ponto de encontro é às 10h da manhã no parque de merendas da praia fluvial de Monforte, junto à ponte antiga sobre a Ribeira Grande. O acesso está sinalizado a partir de Monforte (há parque de estacionamento no local) e no mapa abaixo pode ver-se o local exacto no canto superior esquerdo.
Quem estiver disponível para ajudar à preparação da acção (pintar faixas, vestir espantalhos...) está convidado a acampar já a partir de sexta de manhã, e até domingo, no mesmo local (existem sanitários e apoio de cozinha).
Todos contam - contamos consigo!
400 dos maiores especialistas mundiais arrasam os OGM e conheça o trabalho da IAASTDquarta-feira, 9 de julho de 2008
Os 10 Mandamentos do ecoturista e os 5 mandamentos do ecoturismo
- ele é não destrutivo e não extrativo
- cria consciência ecológica
- detém valores ecocêntricos e ética na relação com a natureza
Os Dez Mandamentos do ecoturista
1. Amarás a Natureza sobre todas as coisas.
2. Honrarás e preservarás o bom humor;
3. Estarás sempre pronto a colaborar;
4. Serás capaz de te adaptares aos imprevistos;
5. Utilizarás os serviços dos guias credenciados;
6. Não reclamarás;
7. Não invocarás o nome do guia em vão, para perguntar se falta muito para chegar;
8. Não considerarás chuvas, atoleiros ou pontes quebradas como imprevistos;
9. Não poluirás o meio-ambiente.
10. Preserve e Respeite a biodiversidade, não polua as nascentes,os leitos e margens, não destrua as matas ciliares, não degrade o meio ambiente, e compartilhe a sustentabilidade.
Cinco Mandamentos do Ecoturismo
1. Da natureza nada se tira a não ser fotos.
2. Nada se deixa a não ser pegadas.
3. Nada se leva a não ser recordações.
4. Andar em silêncio e em grupos pequenos.
5. Respeitar uma distância dos animais, evitando gerar stress.
Referências
Definição apresentada no site oficial da International Ecotourism Society (inglês) 24-12-2007.
Canivete Suíço da Paz
segunda-feira, 7 de julho de 2008
PowerUp 3D - O jogo da energia
Jogo pedagógico sobre energias alternativas e conservação de energia.Constantemente actualizado e muito interactivo. Descarregue e veja instruções em Power Up Game Org
sábado, 5 de julho de 2008
Queijo parmesão com OGM?
Alimentem a vaquinha que dá leite para o queijo parmesão com soja OGM e vejam o resultado.
Joguem aqui: Greenpeace Itália
Um abraço à Rita, pela informação.
quinta-feira, 3 de julho de 2008
Garranos abatidos a tiro no Alto Minho , Sabor amargo e Monforte na expectativa
1. Alto Minho - assassinato de garranos do Gerês vs Verde Eufémia
Entre estes dois fenómenos o que se passa com a chacina dos garranos no Gerês esses sim são actos terroristas e não entram nos relatórios da Interpol...e já acontecem há muito tempo.São continuados, ao contrário da manifestação simbólica Verde Eufémia, que foi só um dia.
Os garranos selvagens ocorrem, ainda, na zona da Mata de Albergaria no Parque Nacional da Peneda-Gerês.
Esta matança dos garranos, já de si ameaçados de extinção, estará relacionada com quezílias entre vizinhos por danos provocados nas populações e ao que parece é difícil de saber quem eram os donos desses cavalos pois não estão marcados.
Mas não se faz conservação da Natureza sem as pessoas.É com as pessoas que temos que desenvolver o trabalho. É um crime sem nome e que a polícia e o Governo deve investigar a fundo, descobrir os autores e puni-los.
Em relação à Verde Eufémia, no entanto, o proprietário foi logo socorrido pelo Estado.
Neste caso, o Estado parece pouco actuante.São...garranos.
Vamos entranhando até que um dia os garranos sejam também alimentados com pastagens transgénicas.
Ler mais: Já 15 os cavalos selvagens mortos no Minho, 26.06.08, O Primeiro de Janeiro
2. Sabor amargo
Mais uma perda de biodiversidade e um vale de excepcional condições de refúgio da nossa vida selvagem...mais abaixo as vinhas sobem Douro Internacional acima, espantando a avifauna dessa região...
Ler mais: Providência cautelar quer travar barragem no rio Sabor,30.06.2008, Carlos Pessoa
3. Monforte na expectativa
Embora adiada para data a anunciar, espera-se alguma boa novidade para que não se realizem os testes OGM nessa região.