Depois de em maio do ano passado ter tido duas fotografias suas destacadas pela Administração Nacional da Aeronáutica e do Espaço (NASA na sigla em inglês), o astrofotógrafo português Miguel Claro volta a ter uma fotografia sua na galeria 'foto do dia' da agência espacial, destaca o Diário de Notícias.
No site a NASA explica que o especialista português conseguiu captar um fenómeno raro. Mas antes da explicação, o melhor é mesmo ver a imagem.
O destaque na composição vai para os 'arco-íris' repetidos que mostram-se no céu estrelado. A NASA diz que este é um fenómeno provocado por uma perturbação atmosférica, possivelmente uma tempestade. O que vemos na imagem é o equivalente às ondulações na água quando atira uma pedra para uma lagoa, por exemplo.
Para explicar as cores a agência espacial diz que estas são resultado do efeito em diferentes partículas, desde o sódio até ao oxigénio. A NASA destaca ainda a plena visibilidade da Via Látea no centro da imagem e a galáxia de Andrómeda na parte superior esquerda da composição.
A fotografia de Miguel Claro foi captada na montanha do Pico, nos Açores. Na parte inferior da imagem é possível ver a ilha do Faial.
Página Oficial do autor
Sem comentários:
Enviar um comentário
1) Identifique-se com o seu verdadeiro nome e sem abreviaturas.
2) Seja respeitoso e cordial, ainda que crítico.
3) São bem-vindas objecções, correcções factuais, contra-exemplos e discordâncias.