Esta começa a ser a imagem mais frequente das nossas cidades.
O urbanismo primeiro deveria apostar na qualidade de vida das pessoas e não estar ao serviço dos interesses imobiliários, turísticos e comerciais. O preço a pagar é elevado: centros históricos despidos, arredores pejados de prédios sem arranjos paisagísticos e uma enorme pressão sobre terrenos antigamente ocupados por rios, bosques e campos agrícolas. As árvores, cada vez mais raras, são tratadas como meros objectos. Neste ano peço que se pense em medidas efectivas de um bom urbanismo e não se repitam episódios de arboricídio e plantação de mais árvores. E principalmente não se façam requalificações minimalistas de granito cinzento.
Neste ano peço ainda que não se repita a tragédia dos incêndios e que se ataque de frente a desertificação.
As florestas/bosques desempenham um importante papel económico, ecológico e de lazer.
Um amigo meu da net organizou um conjunto de links com informações sobre sementes de árvores e dicas de germinação, que julgo interessante e pertinente divulga-los entre vós, também. Acrescentei mais alguns. A lista pode ser mais extensiva. Assim, apelo a que nos comentários deixem mais links ou sites que conheçam, para ampliação da base de dados de algumas redes/ONG que estão mais particularmente vocacionadas para a protecção de árvores. Obrigado.
Quanto a blogues, farei oportunamente uma listagem.
Os links estão escritos na lista aqui em baixo e em frente de cada link está uma pequena descrição dos conteúdos do site.
Aqui está a lista:
- Portal Florestal (este site é dedicado genericamente à difusão do conceito e, principalmente, da prática de uma gestão sustentável dos recursos florestais do País)
- Sociedade Portuguesa de Arboricultura(este site refere tratamentos e promover a regulamentação das actividades que afectam o arvoredo urbano, procurando estabelecer normas consensuais de qualidade que previnam actuações incorrectas)
- Árvores de Portugal (este site tem uma lista informativa sobre árvores e arbustos nativos de Portugal)
- Portal do Cidadão-Árvores (este site explica como se deve proceder para a classificação de árvores monumentais)
- SeedBalls (este site tem informação sobre a criação e utilização de bolas de sementes para propagação de árvores e outras plantas)
- Tree-Seed (este site explica várias técnicas usadas para germinação)
- Germinate (este site compara o tratamento artificial das sementes com os processos naturais) Hortnet (este site tem informações sobre sementes de citrinos e a hereditariedade de características: produção, crescimento, etc.)
- Hortnews (este site tem informações específicas sobre a germinação de determinadas espécies incluindo: Acer>Plátanos, Malus>Macieiras, Prunus>Cerejeiras/Pessegueiros/Ameixeiras e Quercus>Carvalhos/Sobreiros/Azinheiras)
- Greenbelt Europe (este site é sobre um programa, criado por Masanobu Fukuwoka, que procura travar a desertificação no sul da europa...este programa aceita sementes e em Portugal é representado pela ecoaldeia de Tamera)
AGRADECIMENTOS
1.Ao Golfinho por ter eleito o BioTerra como o Blogue do Ano, em ex-aequo com o Blog 19;; Hollywood; U2Only e Tupiniquim. Golfinho, és a pessoa mais impecável e mais respeitadora da liberdade que eu conheço e partilhamos em conjunto muitas afinidades. E longa vida aos U2!!!
2.Ao colectivo Céus de Abril da qual sou também membro e ao qual foi atribuído também um Prémio CoExist2005 na categoria Blogues Emergentes. Abril foi Revolução!!
3.Pelo elogio que o meu amigo Viriato, do Pimenta Negra teceu acerca do BioTerra.
Admiro-te imenso, sabes disso e já temos partilhado momentos de activismo ambiental e vivências educativas.
4. A todos os que que consultaram e se referiram ao BioTerra o meu muito obrigado.
Novamente formulo Bom 2006 a todos e façamos no dia a dia a germinação de sementes da Paz, Culturas e maior respeito pela Natureza.
Sem comentários:
Enviar um comentário
1) Identifique-se com o seu verdadeiro nome e sem abreviaturas.
2) Seja respeitoso e cordial, ainda que crítico.
3) São bem-vindas objecções, correcções factuais, contra-exemplos e discordâncias.