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sexta-feira, 4 de novembro de 2005

Lutar contra a praga publicitária


Cartaz Adbuster

Neste mês que se falará do Dia Sem Compras e da Semana do Eco-Consumidor, devemos estar mais em alerta e exigir mecanismos mais estreitos e eficazes para regular a publicidade.

Como bem se afirma neste artigo traduzido, a publicidade cria falsas necessidades e provoca despesas inúteis, para além de gerar um novo e crónico problema social que é o sobre-endividamento das famílias, levando-as a um consumo supérfluo e fútil. A publicidade contribui poderosamente ainda para o esgotamento dos recursos naturais e para a criação de colossais quantidades de lixo. Afasta os homens do seu dever de solidariedade para com os outros e para com o seu meio ambiente.No fundo, a publicidade não é necessária à economia: para chegar a esta conclusão basta pensar que nos últimos anos, a publicidade aumentou 5 vezes mais que o crescimento económico real. A publicidade é necessária, isso sim, à batalha suicidária e canibal das partes concorrentes no cego e todo poderoso mercado!

O BioTerra sempre esteve contra esta praga da publicidade. Além da recolha do texto, fiz um poema meu inspirado neste cartaz da Adbusters


Praga Publicitária

Somos infectados por um vírus logo mal nascemos
Não estamos imunizados
Chama-se publicidade

É um vírus de transmissão fácil
Porque é um vírus da linguagem
É uma linguagem com vírus
Danifica valores, destrói toda a ética
Oprime e intromete-se nas liberdades individuais

Interfere no ciclo do amor e da confiança
produzindo e formulando
homens e mulheres objecto
como se tratassem de
produtos acabados, para usar e deitar fora
É um vírus que produz
um mundo virtual e dopante
De contaminação rápida e
muito poluente

Imuniza-te contra este vírus pandémico
Chama-se publicidade
João Soares

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